Elek Posted May 5, 2008 at 07:24 PM Report Share #183470 Posted May 5, 2008 at 07:24 PM Boas pessoal... Tou com um pekeno grande problema... imaginem o WinRest... akilo tem uma parte para alterar o que está nos botões e até para adicionar novos, isto para reduzir custos de deslocações de técnicos à empresa... eu estou a desenvolver um projecto semelhante, e em tenho um backoffice onde terei de ter a hipotese de alterar, criar e eliminar botões novos nos frontoffice... alguem me sabe explicar como posso fazer isto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 17, 2008 at 12:03 AM Report Share #185574 Posted May 17, 2008 at 12:03 AM Bom..concordo contigo... um pequeno...grande problema...... Penso que isso pode passar por um gerador de código..... dito..assim..até parece fácil.. Na realidade, ou muito me engano..ou é mesmo bué difícil... porque tens que acarregar uma série de propriedades nos ditos botões, só a título de exemplo... a localização... e depois... o próximo..onde é que vai cair... sendo que parte do código depois será eventualmente gerido em runtime, bem como a "associação dos handlers. se alguém tiver umas dicas...é mais um que agradece! Obrigado ;-) Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 20, 2008 at 04:55 PM Report Share #186295 Posted May 20, 2008 at 04:55 PM akilo tem uma parte para alterar o que está nos botões e até para adicionar novos, isto para reduzir custos de deslocações de técnicos à empresa imaginem o WinRest... akilo tem uma parte para alterar o que está nos botões e até para adicionar novos, isto para reduzir custos de deslocações de técnicos à empresa... Explica lá melhor isto ... não arranjas nenhuma imagem, demo, etc, é que eu não conheco. Será apenas alterar a imagem do botão ?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 20, 2008 at 07:53 PM Report Share #186321 Posted May 20, 2008 at 07:53 PM Eu também não conheço bem o esquema...mas parece-me que estamos mesmo a falar de criar novos botões... imagina por exemplo que tens um novo produto de cafetaria, terias que criar um novo botão para registar...isto tem que ser parametrizado em backoffice, nao tem sentido o programador vir de proposito para criar um novo botão / produto. Eu mesmo tenho uma espécie de menu aplicacional onde cada utilizador apenas vê as aplicações que pode correr. mas aquilo é um rectangulo e defeni que no máxmo pode ter 6 botoes por linhas.... mto mais simples que o pretendido. Não sei se fui claro...mas penso que e isso que quer Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 20, 2008 at 08:13 PM Report Share #186323 Posted May 20, 2008 at 08:13 PM E qual é a dificuldade de criar botões em runtime? Estão a fazer uma tempestade num copo de água e não se ponham para ai a mandar bitaites que é "bué difícil" sem saberem do que falam, porque não tem nada que saber... http://blogs.vbcity.com/xtab/archive/2006/03/01/5855.aspx Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 20, 2008 at 08:27 PM Author Report Share #186326 Posted May 20, 2008 at 08:27 PM bem.. o programa é o k estou a desenvolver... é exactamente a lógica k o José Lopes disse... Eu digo k é bué dificil pk nca fiz nem faxo a minima ideia d cm s fax né... há dias explicaram m e n pareceu assim tao dificil, mas de qualquer forma n sabia ne... vou dar uma olhadela aki neste site... ja dgo algo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 20, 2008 at 08:29 PM Report Share #186327 Posted May 20, 2008 at 08:29 PM Afinal acho que já vi qualquer coisa do género. Na verdade é mais simples do que parece, embora trabalhoso. O que é preciso é criar um conjunto de botões, por exemplo 8 horizontal x 6 vertical. ou qq coisa do género de acordo com o ecran. Depois é definir o que cada um faz, que imagem tem, que texto tem, de acordo com a página seleccionada. Essa informação pode estar numa base de dados ou mesmo num ficheiro XML. Depois é só esconder/desabilitar os que não têm nada associado. Como os botões normalmente têm apenas um produto e preço associado, é bastante simples de se conseguir! Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 20, 2008 at 08:30 PM Report Share #186329 Posted May 20, 2008 at 08:30 PM E qual é a dificuldade de criar botões em runtime? Estão a fazer uma tempestade num copo de água e não se ponham para ai a mandar bitaites que é "bué difícil" sem saberem do que falam, porque não tem nada que saber... http://blogs.vbcity.com/xtab/archive/2006/03/01/5855.aspx Nazgulled , é uma ideia mas não necessário. Mas é verdade que é simples! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 20, 2008 at 08:54 PM Author Report Share #186332 Posted May 20, 2008 at 08:54 PM pois... criar o botão já entendi... eu vou tentar explicar mais ou menos... eu tenho os botões dentro das groupbox, uma groupbox para a cafetaria, outra para as frutas, outra para os legumes, por exemplo... e o keu kero é k o user s diriga a uma area no backoffice em que insere um novo produto (isso já está feito) e depois vá ao assistente de botões no backoffice e possa alterar um botão existente, apagar ou criar um novo... pronto.. mas eu kero k kdo ele meter pa criar um novo por exemplo nas frutas, verifique se há botões invisiveis nakela groupbox e s n houver ele cria uma nova groupbox com novos botões, ou seja sempre k meto pa criar um novo botão, s n existir nenhum invisivel, quero k ele me crie logo uma groupbox com 27 botões la dentro (1 visivel que é o k o utilizador cria e 26 invisiveis) porque assim sempre que for criar um novo botão, basta ir lá meter o botão visivel... pronto o que tem k ter no fundo é uma lista deste genero: + Frutas Morangos Bananas Kiwis + Legumes Abobora Couve Cenouras sendo que o + é para abrir a lista lol... pronto depois o user xega aki clica ali em abobora e faz o processo de criar novo botão c akela propriedade... e pronto... n sei fzr a lista... depois ja entendi k é so indicar k o k o user escolheu é o k vai ficar dentro desse botão, mas n sei cm vou dizer k os botões vão ser criados dentro da groupbox 😛 já sei sou complicada a falar lol desculpem... Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 20, 2008 at 08:58 PM Report Share #186334 Posted May 20, 2008 at 08:58 PM Tu não configuras nos botões ... esquece lá isso do +! Tu tens é uma lista, de acesso restrito, onde inseres novos botões, com a descrição, preço, categoria, etc. Depois, quando carregas o form onde estão os botões, mostras/escondes/desabilitas/... os que necessitares. Podes, e deves, importor um limite por categoria (para ser mais simples). Caso não queiras impor limite, tens de fazer tipo paginação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 20, 2008 at 09:04 PM Author Report Share #186336 Posted May 20, 2008 at 09:04 PM mas n é mais faxil a pexoa inserir um produto num formulário à parte e dpx escolher o produto k quer para criar o botão? eu n sei mt bem, é a primeira vez que estou a fazer um software deste tipo lol, é so pk tenho d contar c gente k n perceba nda disto e tenha k mexer numa cena mtmt simples e cm é keu crio uma groupbox e indico k estão 27 botões la dentro, sendo que o 27º tem k ser uma seta k vai pa outra groupbox s for criada? Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 20, 2008 at 09:12 PM Report Share #186341 Posted May 20, 2008 at 09:12 PM mas n é mais faxil a pexoa inserir um produto num formulário à parte e dpx escolher o produto k quer para criar o botão? Mais fácil ... até pode ser, mas é mais difícil de fazer. Normalmente uma aplicação desse género não é gerida por todos. Existem diferentes níveis de acesso em que o administrador insere, edita, apaga, etc. Esta é uma forma mais fácil de fazer! Ainda por cima para quem não tem grandes conhecimentos. 2ª Parte Crias a groupbox e colocas os botões. Depois com informação da db vais preenche-los Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 20, 2008 at 09:15 PM Author Report Share #186345 Posted May 20, 2008 at 09:15 PM o backoffice irá ser para todos os gerentes, os funcionários nem sequer podem entrar la... Vou tentar ixu... mx a ideia da lista agrada-me mais lol ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 20, 2008 at 09:41 PM Report Share #186357 Posted May 20, 2008 at 09:41 PM Enviado por: Nazgulled Inserir Citação E qual é a dificuldade de criar botões em runtime? Estão a fazer uma tempestade num copo de água e não se ponham para ai a mandar bitaites que é "bué difícil" sem saberem do que falam, porque não tem nada que saber... Realmente foi precipitação minha... eu interpretei criar forms em runtime...que é o que eu pretendo fazer à algum tempo.. Mas ainda assim depende sempre da quantidade de botões que pretende criar... pode ficar uma coisa de tal modo recursiva que demore bué a processar... e depois acertar com as posições e por aí fora..não é pera doce Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 20, 2008 at 10:00 PM Author Report Share #186369 Posted May 20, 2008 at 10:00 PM bah... tenho pa ai 18 dias po entregar e inda falta tanto 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 20, 2008 at 10:19 PM Report Share #186375 Posted May 20, 2008 at 10:19 PM acho que o maior desafio nesta fase será "pendurá-los" nas group boxes certinhos...e ficar tudo bonitinho...é claro..que primeiro o essencial +é funcionar....depois logo se afina o aspecto.... mas isso sou eu ;-) Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 20, 2008 at 11:46 PM Report Share #186400 Posted May 20, 2008 at 11:46 PM Eu continuo a dizer que estão a fazer uma tempestade enorme num copo de água e isso deve-se apenas a especulações vossas daquilo que não percebem. Se não percebem, perguntam, não especulem e compliquem as coisas... Mas eu não me atrevo mais a responder neste tópico enquanto insistirem a escrever numa língua que não o português e sem preocupação na formatação do texto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 21, 2008 at 02:01 PM Author Report Share #186451 Posted May 21, 2008 at 02:01 PM Mas como assim? É normal como estamos em fóruns falarmos numa linguagem mais corrente... Mas pronto eu escrevo em português correcto... Eu posso estar a fazer uma tempestade num copo de água, é verdade, no entanto se eu não o sei fazer, é normal que faça. O meu problema é este que tenho falado aqui no tópico. Já entendi como é que se cria um botão, só não entendo como é que os coloco dentro da GroupBox e depois os ligo à base de dados, porque apesar de não ser fácil, como o JPaulino já referiu, não deixa de ser mais simples para o utilizador se o produto já estiver lá numa lista. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted May 22, 2008 at 02:31 AM Report Share #186627 Posted May 22, 2008 at 02:31 AM Linguagem corrente é português e não pitês... Isto não é um telemóvel! Eu quando não sei do que falo, pergunto, não me ponho a atirar ideias para o ar para complicar mais as coisas. Mas isto só sou eu... Este tópico tem um par de respostas desnecessárias que só serviram para complicar a dúvida que não tem nada de complexo. Em vez de fazeres this.controls.add() fazes groupbox.controls.add() a ideia é a mesma. Sabes qual é o teu problema (e o de muitos)? É que querem tudo feito e as respostas todas. Se perdessem um pouco de tempo a perceber o código que usam e a ler a documentação da MSDN (que por sinal é muito extensão e bastante descritiva) chegavam lá num instante. Quanto à base de dados não posso ajudar porque nunca trabalhei com BDs e .NET mas também não deve ter nada que saber... Sugestão: tenham calma e não se ponham a mandar postas de pescada para o ar, só complicam as coisas e assim não chegam la. Não custa nada esperar que alguém com mais conhecimentos no assunto, responda ao tópico. E ainda, percam um pouco de tempo a ler a documentação para ver se aprendem alguma coisa. Não é copiar código já feito com exemplos daquilo que vocês querem que vão aprender, interpretem o código e vejam o que é que ele faz. Só assim é que vão aprender. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Elek Posted May 22, 2008 at 04:47 PM Author Report Share #186744 Posted May 22, 2008 at 04:47 PM bem... mas o que é que se passa aqui? que eu saiba este fórum foi criado para tirar dúvidas! Se as pessoas fossem todas assim, e conseguissem resolver tudo sozinhas então nada disto faria sentido! E vamos esclarecer as coisas, eu nunca pedi pedaços de código! Nunca pedi nada feito! E se continuo aqui com o tópico é porque ainda não consegui que os botões fossem criados dentro da groupbox! e ao contrário de vocês eu não sou programadora nata. Eu estou a acabar o meu curso, e este é o meu primeiro projecto "a sério", e tal como qualquer projecto de fim de curso, é acompanhado por um suporte escrito que dá imenso trabalho e as horas para trabalhar são muito poucas, porque infelizmente não tenho o dia todo e a noite toda para trabalhar no meu projecto como eu gostaria de ter. Vocês resolviam tudo isto numa noite, ok tudo bem eu também já resolvi problemas que tive de ficar horas a olhar para isto, a fazer tentativas, a pesquisar e etc.. mas neste momento não tenho tempo para estar a fazer tudo isso e por isso recorro mais à vossa ajuda! Tento ajudar o pessoal quando alguma dúvida aparece, e nunca pedi código aqui. O único código que pedi, se não estou em erro, foi da criação do saf-t-pt, porque nunca fiz nada parecido e nem faço a minima ideia de como fazer. Eu só esperava de ter um feedback nos tópicos como tento dar às pessoas, quando as dúvidas são expostas. Obrigada na mesma a todos os que tentaram ajudar, embora continue com o mesmo problema, porque isto não está a funcionar, eu vou continuar a tentar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts