skcratch Posted May 4, 2008 at 11:09 PM Report Share #183350 Posted May 4, 2008 at 11:09 PM Viva! Tenho um trabalho académico para fazer que consiste no desenvolvimento de uma aplicação web que permita realizar a gestão de uma associação. A base de dados inerente foi desenvolvida com recurso à Persistence API do Java, através de EJB. Agora a minha dúvida reside na implementação da interface web. Posso utilizar os EJB como se tratassem de JavaBeans? Um colega meu sugeriu a utilização de JSF mas eu ainda não percebi muito bem qual a sua utilidade... Grato desde já pela ajuda! Cumps! 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted May 4, 2008 at 11:18 PM Report Share #183354 Posted May 4, 2008 at 11:18 PM Tenta JSP, é tipo PHP depois só tens de "ligar" ao motor da aplicação. JSF é uma cena um pouco mais á frente lol por acaso nunca mexi mas é um framework MVC para JSP. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted May 4, 2008 at 11:55 PM Report Share #183360 Posted May 4, 2008 at 11:55 PM Os EJB são beans mas estão do lado do servidor aplicacional por isso não os podes usar directamente. E mesmo que possas os EJBs fornecem apenas uma interface em código, o utilizador não consegue clicar no método de um EJBs 👍 Tens de usar uma tecnlogia que te permita fazer a interface gráfica, neste caso JSP é capaz de ser mais simples, apesar de ser Java estarás a trabalhar quase como se de um script se tratasse. Código JSP o que faz é enviar o output formatado para HTML para o browser, basicamente é contruir o HTML que queres mostrar. Ora bem, se percebi usaste JPA e também EJBs, assim a escolha natural seriá JSP ou JFaces. Não sei que nível de complexidade tens de ter mas na última aplicação desse tipo que desenvolvi usei os componentes Woodstock do Netbeans. A tecnlogia por trás é JFaces a única coisa que tens a mais é o facto do IDE ter já um conjunto de componentes que podes usar e de layouts bastante úteis que te evita estar a desenhar toda uma interface à mão, tens um designer gráfico. Quanto a frameworks, existem por aí muitas mas acho que não compensa, se estás a usar JPA e EJBs provavelmente a aplicação já se encontra a usar o padrão MVC por isso não ganharás muito em usares outras frameworks, mas tudo dempenderá do que pretendes. A minha recomendação iria mesmo para usares o Netbeans e os componentes que ele traz, mas depende também do servidor aplicacional que estás a usar. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts