Jump to content

Aplicação WEB - Utilização de EJB com JSP


skcratch
 Share

Recommended Posts

Viva!

Tenho um trabalho académico para fazer que consiste no desenvolvimento de uma aplicação web que permita realizar a gestão de uma associação. A base de dados inerente foi desenvolvida com recurso à Persistence API do Java, através de EJB.

Agora a minha dúvida reside na implementação da interface web. Posso utilizar os EJB como se tratassem de JavaBeans? Um colega meu sugeriu a utilização de JSF mas eu ainda não percebi muito bem qual a sua utilidade...

Grato desde já pela ajuda!

Cumps!

👍

Link to comment
Share on other sites

Tenta JSP, é tipo PHP depois só tens de "ligar" ao motor da aplicação.

JSF é uma cena um pouco mais á frente lol por acaso nunca mexi mas é um framework MVC para JSP.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Link to comment
Share on other sites

Os EJB são beans mas estão do lado do servidor aplicacional por isso não os podes usar directamente. E mesmo que possas os EJBs fornecem apenas uma interface em código, o utilizador não consegue clicar no método de um EJBs 👍

Tens de usar uma tecnlogia que te permita fazer a interface gráfica, neste caso JSP é capaz de ser mais simples, apesar de ser Java estarás a trabalhar quase como se de um script se tratasse.

Código JSP o que faz é enviar o output formatado para HTML para o browser, basicamente é contruir o HTML que queres mostrar.

Ora bem, se percebi usaste JPA e também EJBs, assim a escolha natural seriá JSP ou JFaces. Não sei que nível de complexidade tens de ter mas na última aplicação desse tipo que desenvolvi usei os componentes Woodstock do Netbeans. A tecnlogia por trás é JFaces a única coisa que tens a mais é o facto do IDE ter já um conjunto de componentes que podes usar e de layouts bastante úteis que te evita estar a desenhar toda uma interface à mão, tens um designer gráfico.

Quanto a frameworks, existem por aí muitas mas acho que não compensa, se estás a usar JPA e EJBs provavelmente a aplicação já se encontra a usar o padrão MVC por isso não ganharás muito em usares outras frameworks, mas tudo dempenderá do que pretendes.

A minha recomendação iria mesmo para usares o Netbeans e os componentes que ele traz, mas depende também do servidor aplicacional que estás a usar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.