M@KO Posted May 3, 2008 at 05:10 PM Report Share #183222 Posted May 3, 2008 at 05:10 PM Boas! tenho aqui estes 2 codes pra ler files: logfile = open ("file.txt", "r") log = logfile.read().split("\n") logfile.close() print log f=open("arquivo.txt") try: for line in f: print line finally: f.close() Qual destas uas maneiras é a melhor? e como faço pra gravar os dados pra um array? Agora para escrever tenho este: nome = raw_input("Nome: ") idade = raw_input("idade: ") cidade =raw_input("cidade: ") fileobj = open("arquivo.txt","w") fileobj.write(nome) fileobj.write(idade) fileobj.write(cidade) fileobj.close() So que isto escreve os dados todos seguidos e na mesma linha. Como faco para escreve los em linhas separadas e se calhar escrevi este post no sitio errado... se assim for movam no sff cool stuff http://blog.zxcoders.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tharis Posted May 3, 2008 at 05:43 PM Report Share #183229 Posted May 3, 2008 at 05:43 PM Para ler ficheiros tens: f=open("file.txt",'r') texto=f.read() f.close() (Este vai ler todo o ficheiro e colocar numa string que é a var texto) f=open("file.txt",'r') texto=f.readlines() f.close() (Este vai ler todo o ficheiro e vai retornar uma lista, em que cada elemento é uma linha do texto) Em relação a qual é melhor, depende do que queiras fazer com o conteúdo do ficheiro. Para escrever num ficheiro em linhas separadas fazes: nome = raw_input("Nome: ") idade = raw_input("idade: ") cidade =raw_input("cidade: ") fileobj = open("arquivo.txt","w") fileobj.write(nome+'\n') fileobj.write(idade+'\n') fileobj.write(cidade+'\n') fileobj.close() Link to comment Share on other sites More sharing options...
M@KO Posted May 5, 2008 at 06:22 PM Author Report Share #183452 Posted May 5, 2008 at 06:22 PM Boa, obrigado. 👍 cool stuff http://blog.zxcoders.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugu Posted May 22, 2008 at 03:27 AM Report Share #186635 Posted May 22, 2008 at 03:27 AM f=open("file.txt",'r') texto=f.readlines() f.close() (Este vai ler todo o ficheiro e vai retornar uma lista, em que cada elemento é uma linha do texto) Tenho uma dúvida nesta parte: O ficheiro tem X linhas, esta script pega em cada linha e mete cada linha em cada "casa" da lista, certo? mas como sei quantas linhas foram lidas? Como "tiro" cá para fora a dimensão da lista? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted May 22, 2008 at 10:22 AM Report Share #186647 Posted May 22, 2008 at 10:22 AM Tens que ler documentação sobre python... "The built-in function len() also applies to lists: >>> len(a) 8" Ou seja, basta usar a função len() Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugu Posted May 23, 2008 at 02:44 AM Report Share #186852 Posted May 23, 2008 at 02:44 AM Tens que ler documentação sobre python... "The built-in function len() also applies to lists: >>> len(a) 8" Ou seja, basta usar a função len() Obrigado! ..e eu ando a ler aos poucos.. ? ...não tenho é muita pachorra para ficar a ler centenas de páginas sem "botar" mãos à obra e como estou a fazer uma "coisa" surgem-me estas dúvidas pontuais! 😛 obrigado mais uma vez 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts