Jump to content

GUID

Ivo Pereira
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

gostaria de saber por exemplo, imaginem que tenho um botão com a seguinte instrução:

Private Sub btnGUID_Pressed(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

Dim MyGuid As Guid = Guid.NewGuid()
        txtGUID.Text = MyGuid.ToString
    End Sub

Isto iria sempre gerar um novo GUID, eu gostaria de saber como fazer para gerar um único GUID para cada computador, pois queria fazer um sistema de segurança que lesse de um site de uma lista de GUID's e comparasse, para ver se o utilizador poderia entrar no programa ou não (mas esta parte faço-a eu).

Por isso, a única dúvida que tenho é mesmo a de um GUID por computador.

Com os melhores cumps,

Ivo Pereira

É uma questão de implementares um sistema q gere um identificador unico por PC. Por exemplo, fazer o SHA do nº de serie do disco ou uma coisa desse género.

Obter o nº de série do disco: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=18620

Encriptação c/ SHA: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=18165

Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos

É uma questão de implementares um sistema q gere um identificador unico por PC. Por exemplo, fazer o SHA do nº de serie do disco ou uma coisa desse género.

Obter o nº de série do disco: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=18620

Encriptação c/ SHA: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=18165

Já agora, depois dá para desencriptar?

depende do tipo de encriptação que uses. SHA é one-way encryption ou seja, depois não consegues desencriptar.

Mas para o que queres não me parece que precises de desencriptar 😛

Desde que o programa o consiga reconhecer ...

E já digo que tou por agora a usar outro método, mas que, por muito que é muito menos seguro, trata-se de um método que eu próprio criei, que junta a informação da versão do sistema operativo, mais o nome do sistema operativo, a memória virtual total e o nome de utilizador do PC.

Aqui está o código:

My.Computer.Info.OSPlatform.ToString() & My.Computer.Info.OSVersion.ToString() & My.Computer.Info.TotalVirtualMemory.ToString() & My.User.Name.ToString

E depois tenho um gerador que fiz, que só dou a quem quero distribuir isto, logo, isto depois vai verificar num .txt num site se o código está lá ou não. Se estiver tudo bem, dá acesso ao programa, caso contrário não há nada pa ninguém 🙂

Que achas?

(Já agora se me arranjares uma maneira de encriptar isto e o programa conseguir reconher agradecia lol 😉)

Desde que o programa o consiga reconhecer ...

Não percebo o que queres dizer com isto. O que eu estava a pensar era alguma coisa deste tipo:

Modo Online:

- Utilizador faz o registo da aplicação e, aquando o registo, era enviado o Serial Number do Disco e devolvido um código gerado a partir deste.

- Utilizador insere o código na aplicação. Aplicação usa o mesmo algoritmo usado anteriormente para criar o código e verifica se corresponde ao código inserido pelo utilizador. Se corresponder, guarda o código e continua a execução. Senão, pede outro código.

- De cada vez que a aplicação inicia faz a verificação acima descrita.

Revolt Website Antigo Nick: Pauzinhos

Não percebo o que queres dizer com isto. O que eu estava a pensar era alguma coisa deste tipo:

Modo Online:

- Utilizador faz o registo da aplicação e, aquando o registo, era enviado o Serial Number do Disco e devolvido um código gerado a partir deste.

- Utilizador insere o código na aplicação. Aplicação usa o mesmo algoritmo usado anteriormente para criar o código e verifica se corresponde ao código inserido pelo utilizador. Se corresponder, guarda o código e continua a execução. Senão, pede outro código.

- De cada vez que a aplicação inicia faz a verificação acima descrita.

Sim é isso 😄