Ir para o conteúdo
alexandre_t

Quantos pontos são precisos para definir um circulo?

Mensagens Recomendadas

alexandre_t    0
alexandre_t

Boas tardes a todos,

uma questão, quantos pontos são preciso para definir um circulo, isto é, tenho 1 circulo, quantos pontos ao longo deste tenho que tirar para conseguir saber o raio?

apenas posso marcar pontos ao longo da circunferencia.

cmtps  :hmm:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pcaldeira    0
pcaldeira

Bastam dois pontos: um deles o centro, o outro qualquer ponto que pertença à circunferência. A partir destes dois pontos podes saber o centro e o raio da circunferência, que é o que precisas para defini-la.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark    0
TheDark

pcaldeira:

São mesmo três, como disse o Tharis. Agora para a partir dos pontos chegar ao raio, não sei como fazer. Pelo menos com fórmulas. Com um compasso talvez soubesse, mas não consigo encontrar aqui nenhum... ::thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tharis    3
Tharis

Bastam dois pontos: um deles o centro, o outro qualquer ponto que pertença à circunferência. A partir destes dois pontos podes saber o centro e o raio da circunferência, que é o que precisas para defini-la.

Os pontos têm de pertencer à circunferência.

EDIT

E esqueci-me de dizer, para descobrir o raio, podes fazer descobrindo o centro e a distância a qualquer dos pontos. Para descobrir o centro fazes isto:

Triangle.Circumcenter.png

As linhas vermelhas são as mediatrizes de cada lado do triângulo. A mediatriz é a recta perpendicular a um segmento de recta (neste caso, lado do triângulo), traçada pelo seu ponto médio.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
alexandre_t    0
alexandre_t

pronto essa tua imagem explica tudo  ;) 

tenho que marcar 3 pontos, os 3 pontos tem que estar em diferentes, depois basta calcular os segmentos de recta entre pontos que formam o triangulo e encontrar o ponto dentral de cada segmento de recta, para terminar é traçar uma recta neste ponto que forme um angulo recto (90º) com o segmento de recta, e a intercepção de todos eles vai originar um ponto que é o centro da circunferencia  :ipool:  agora é só criar um programa que faça isso  :cheesygrin: 

@Matlab  :bye2:

obrigado a todos  :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tharis    3
Tharis

pronto essa tua imagem explica tudo  ;) 

tenho que marcar 3 pontos, os 3 pontos tem que estar em diferentes, depois basta calcular os segmentos de recta entre pontos que formam o triangulo e encontrar o ponto dentral de cada segmento de recta, para terminar é traçar uma recta neste ponto que forme um angulo recto (90º) com o segmento de recta, e a intercepção de todos eles vai originar um ponto que é o centro da circunferencia  :ipool:  agora é só criar um programa que faça isso  :cheesygrin: 

@Matlab  :bye2:

obrigado a todos  :P

Ainda bem que pude ajudar. :P Precisas de fazer um programa que faça isso como? Vai receber as coordenadas de 3 pontos e calcular, é isso?

(BTW, 1K post!)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
alexandre_t    0
alexandre_t

na verdade isto é apenas uma coisinha que preciso testar para o meu projecto.

A ideia é numa imagem tratada digitalmente clickar com o rato ao longo da circunferencia e esses pontos são importados para variaveis que depois automaticamente calculam a circunferencia (tamanho e local no espaço) para ser exportada  :smoke:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

que topico mais cool!

tharis, o teu post numero numero 999, grande post, o dos triangulos... ;)

outra forma que me estou a lembrar para chegar a equação:

o centro tem que ter a mesma distancia até cada um desses pontos, logo basta escrever três expressoes de distancia e iguala-las entre elas, ficas com três equacoes, apos resolveres duas delas deves obter uma bissetriz entre dois desses pontos, usando a terceira descobres o centro.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tharis    3
Tharis

que topico mais cool!

tharis, o teu post numero numero 999, grande post, o dos triangulos... :P

outra forma que me estou a lembrar para chegar a equação:

o centro tem que ter a mesma distancia até cada um desses pontos, logo basta escrever três expressoes de distancia e iguala-las entre elas, ficas com três equacoes, apos resolveres duas delas deves obter uma bissetriz entre dois desses pontos, usando a terceira descobres o centro.

Tens razão! Fazer um sistema... é brutal! :P

(Parece que precisei de 998 posts para aprender a fazer 1 bom post ;) )

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark    0
TheDark

Volto a postar só para dizer que à pala desta thread fui comprar um compasso ;)

E já agora, realmente o teu post 999 foi muito bom :P mas não sejas tão modesto, acho que já vi bastantes bons posts teus. Agora não fiques convencido :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio    5
pedrosorio

Se calhar já estou com demasiado sono, mas imaginemos que tens os três pontos separados por ângulos pequenos, digamos 5º (que parece ser algo mais lógico de acordo com a aplicação pretendida). De que forma é que o método do "triângulo" acha o centro do círculo? É que no caso deste triângulo e de muitos outros o centro não vai estar contido no triângulo.

Esquece, obviamente o centro do círculo não tem que estar no interior do triângulo para que as linhas se cruzem.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tharis    3
Tharis

Se calhar já estou com demasiado sono, mas imaginemos que tens os três pontos separados por ângulos pequenos, digamos 5º (que parece ser algo mais lógico de acordo com a aplicação pretendida). De que forma é que o método do "triângulo" acha o centro do círculo? É que no caso deste triângulo e de muitos outros o centro não vai estar contido no triângulo.

Esquece, obviamente o centro do círculo não tem que estar no interior do triângulo para que as linhas se cruzem.

Eu também pensei nisso... Mas depois de pensar e fazer um mini-sketch com ms-paint, vi que funcionava.

Volto a postar só para dizer que à pala desta thread fui comprar um compasso ;)

E já agora, realmente o teu post 999 foi muito bom :P mas não sejas tão modesto, acho que já vi bastantes bons posts teus. Agora não fiques convencido :D

Thanks! Vá, já chega de postada hoje... :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Atenção que que as tectas são as mediatrizes dos três segmentos de recta. Não são aquelas rectas que contêm um vértice e o ponto médio de um lado e cujo nome não me lembro. Estas últimas servem por exemplo para encontrar o centro geométrico do triângulo, acho que se chama baricentro.

No caso de os pontos forarem ângulos peqenos, este ponto que o tharis explicou como se encontra, fica fora do trângulo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tharis    3
Tharis

Atenção que que as tectas são as mediatrizes dos três segmentos de recta. Não são aquelas rectas que contêm um vértice e o ponto médio de um lado e cujo nome não me lembro. Estas últimas servem por exemplo para encontrar o centro geométrico do triângulo, acho que se chama baricentro.

No caso de os pontos forarem ângulos peqenos, este ponto que o tharis explicou como se encontra, fica fora do trângulo.

Sim, essa foi a confusão, mas já foi tudo esclarecido. E sim, chama-se baricentro. Enquanto as mediatrizes são perpendiculares ao segmento de recta, as medianas (que é o nome que te falta) não precisa de formar, pois é uma recta que passa pelo ponto médio de um segmento e o ponto oposto.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior    68
Warrior

Já agora, a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre 180º, logo é impossível o triângulo ter 3 ângulos de 5º como estavam a considerar.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio    5
pedrosorio

(...) mas imaginemos que tens os três pontos separados por ângulos pequenos, digamos 5º (que parece ser algo mais lógico de acordo com a aplicação pretendida).

Leste mal Warrior, eu estava a sugerir que os 3 pontos estivessem sobre a circunferência espaçados de 5º e não que o triângulo tivesse ângulos internos de 5º.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
turkis    0
turkis

ena ena...ainda não tinha visto isto bem...ehehhe

isto parece ser um problema interessante...ora vamos cá ver:

dá patra definir com dois e com 3 pontos:

-dois pontos=> definem um segmento de recta que passa no centro da circunfrência (diametro)

o centro da circunfrência é ((X2-X1),(Y2-Y1))

o raio da cincunfrência é (sqr(((X2-X1)^2+(Y2-Y1)^2))/2

-com 3 pontos=> já é um bocado mais difícil :S

a ideia do circuncentro é boa, e vou pegar nela para resolver este problema:

segundo este desenho feito no Autocad vamos ter 5 rectas e 6 pontos:

3pontosdw9.jpg

rectas:

a=> que passa nos pontos 1 e 2

b=> que passa nos pontos 1 e 3

c=> que passa nos pontos 2 e 3

d=> que é mediatriz da recta a

e=> que é mediatriz da recta b

pontos:

P1=> ponto dado

P2=> ponto dado

P3=> ponto dado

P4=> ponto médio da recta a

P5=> ponto médio da recta b

C=> centro da circunfrência e circuncentro do triângulo

mas o que me vai interessar são as rectas "a", "b", "d", "e" e os 6 pontos

A equação resumida da recta é:  Y=MX+B onde  Y= imagem; M= declive; X= variável; B= Ordenada na origem.

calcular os declives...

M = Tmv = (F(:)-F(a))/(b-a)

logo

Ma=(Y2-Y1)/(X2-X1)

Mb=(Y3-Y1)/(X3-X1)

como o producto dos declives de duas rectas perpendiculares é -1

Ma*Md=-1(=)Md=-1/Ma

Mb*Me=-1(=)Me=-1/Mb

calcular as ordenadas na origem para as rectas "d" e "e"...

primeiro os pontos P4 e P5

P4x=X1+((X2-X1)/2)

P4y=Y1+((Y2-Y1)/2)

P5x=X1+((X3-X1)/2)

P5y=Y1+((Y3-Y1)/2)

agora as tais ordenadas...

P4y=Md*P4x+Bd(=)Bd=P4y-Md*P4x

P5Y=Me*P5x+Be(=)Be=P5y-Me*P5x

agora que já temos as equações das duas rectas concorrentes, vamos igualá-las, já que elas se vão encontrar em X

Md*x+Bd=Me*x+Be(=)Md*x-Me*x=Be-Bd(=)x(Md-Me)=Be-Bd(=)x=(Be-Bd)/(Md-Me)

ou seja:

Cx= (Be-Bd)/(Md-Me)

Cy= Md*Cx+Bd  ....(neste caso, calculei pela equação da recta "d", mas podia ser pela recta "e"

falta só saber o raio...para isso vamos usar o famoso Teorema de Pitágoras:

R=SQR((Cx-P3x)^2+(Cy-P3y)^2)

acho que é isto....qualquer dúvida digam coisas :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
turkis    0
turkis

é só para dizer que já testei isto num programa feito em vb.net, e tinha um erro no cálculo do raio, que já modifiquei :) (está a vermelho)

de resto está a bombar...quando tiver o programa concluído posto aqui o link para o mesmo.

há...o programa é para fazer o tal circulo por 3  pontos, neste caso pontos dados pela posição do rato quando se clica na form, e vai alterando conforme a posição do rato.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade