Jump to content

Substituições numa string

taviroquai
 Share

Recommended Posts

Viva pessoal!

Preciso dos mestres em PHP e algoritmos...  👍

Criei uma string do tipo:

$s = '<tr><td>{nome}</td><td><a href="{link}">{nome}</a></td></tr>';

e tenho uma função que corre uma tabela no mysql e quero substituir os valores {nome} e {link} pelos respectivos valores encontrados na tabela mysql. Isto é: quero substituir o que quer que se encontre dentro de {} pelos valores de variáveis cujos nomes são os mesmos dentro de {}.

A função é uma coisa do tipo

make_html($sql, $template, $keyword1, $keywod2,..., $keywordN)

onde $sql é a consulta ao banco, $template é a string com HTML e as $keywords são os campos/palavras que quero substituir.

Isto resulta em criar um motor de template... já sei que existem muitos por aí... mas gostava de saber como resolver isto.

Já dei uma vista de olhos nas funções preg_replace() e preg_replace_callback() mas ainda não captei bem o funcionamento da ultima  :wallbash:

Alguém? Obrigado.

Na prática:

$template =<<<EOT
<tr>
<td>{nome}</td>
<td><a href="{link}">{nome}</a></td>
</tr>
EOT;

preg_match_all('#{([a-zA-Z0-9_]+)}#', $template, $replaces);
$i=0;
while($item = $replaces[0][$i]) {
$template = str_replace($item, $$replaces[1][$i], $template);
$i++;
}

No caso de uma lista ou tabela, basta meter isto num ciclo após uma consulta e separa-se o HTML do PHP... perfeito!

Obrigado cyclop  😉

ahah... agora é que reparei que tens o outro tópico dos IFs e que estás a tentar desenvolver um sistema teu de templates...

Por acaso também é uma coisa que me interessa...

Mesmo que o código desenvolvido por outros seja melhor que o meu, eu cá prefiro fazer quase tudo de raiz... meu é sempre meu e aprende-se muito mais  😉

ahah... agora é que reparei que tens o outro tópico dos IFs e que estás a tentar desenvolver um sistema teu de templates...

Por acaso também é uma coisa que me interessa...

Mesmo que o código desenvolvido por outros seja melhor que o meu, eu cá prefiro fazer quase tudo de raiz... meu é sempre meu e aprende-se muito mais  🙂

Estás lá rapaz 😉

"Quando eu for grande quero ser como o Celso"