bioshock Posted April 30, 2008 Report Share Posted April 30, 2008 Boas amigos, estou com um problema a fazer o meu jogo, agradecia imenso a vossa ajuda. Eu tenho a picturebox1 que quero que apareça numa outra picturebox (de dimensão grande) e que apareça em 3 picturebox(dimensao pequena). Se correr o programa tenho de escolher qual das Pictureboxs(dimensão pequena = Opções da dimensão grande) está igual à picturebox(dimensão grande) [JOGO DA SOMBRA] Até aqui tudo bem, o problema é quando passamos à pratica da programação, tive que fazer um randomize..mas não me dá em nada.. deixo aqui o codigo, muito obrigado a quem me tentar ajudar: Public Class Form10 Dim pergunta(3) As Image Public opções(3, 3) As Image Dim correctas(3) As Image Dim x As Integer Dim radio As Byte Dim contador As Byte Dim pos As Integer Dim sai(3) As Byte Dim foto As Byte Dim fotos(3) As Image Dim vista(3) As Byte Private Sub Form10_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load pergunta(1) = PictureBox13.Image pergunta(2) = PictureBox5.Image pergunta(3) = PictureBox6.Image correctas(1) = PictureBox14.Image correctas(2) = PictureBox11.Image correctas(3) = PictureBox9.Image opções(0, 1) = PictureBox14.Image 'certa opções(0, 2) = PictureBox15.Image opções(0, 3) = PictureBox16.Image opções(1, 1) = PictureBox10.Image opções(1, 2) = PictureBox11.Image 'certa opções(1, 3) = PictureBox12.Image opções(2, 1) = PictureBox7.Image opções(2, 2) = PictureBox8.Image opções(2, 3) = PictureBox9.Image 'certa fotos(1) = PictureBox14.Image fotos(2) = PictureBox11.Image fotos(3) = PictureBox9.Image For x = 0 To 3 sai(x) = 0 Next x = 0 End Sub Sub gerarperguntas() Dim testa As Boolean Do Randomize() foto = (3 * Rnd()) If vista(foto) = 1 Then testa = False Else vista(foto) = 1 testa = True x = x + 1 Dim opções(pos, 4) As String PictureBox1.Image = pergunta(pos) RadioButton1.Checked = opções(pos, 1) RadioButton2.Checked = opções(pos, 2) RadioButton3.Checked = opções(pos, 3) End If Loop Until testa PictureBox1.Image = pergunta(foto) End Sub Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted April 30, 2008 Report Share Posted April 30, 2008 Até aqui tudo bem, o problema é quando passamos à pratica da programação, tive que fazer um randomize..mas não me dá em nada.. O que é que não dá ? Explica melhor qual é o problema. O Randomize também já está ultrapassado. Existe por questões de compatibilidade com versões anteriores. Usa antes a classe Random() ' Para gerar um número de 1 a 3 Dim rnd As New Random Debug.WriteLine(rnd.Next(1, 3)) Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted April 30, 2008 Author Report Share Posted April 30, 2008 Caro amigo é o seguinte: O problema é quando clico na Picturebox (das opções) para escolher a que penso que está certa, esta da-me em todas errada.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted April 30, 2008 Report Share Posted April 30, 2008 Caro amigo é o seguinte: O problema é quando clico na Picturebox (das opções) para escolher a que penso que está certa, esta da-me em todas errada.. Mas no código que colocas-te não tens essa parte (click)! Podes mostrar ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted May 1, 2008 Author Report Share Posted May 1, 2008 If radio = resposta(x) Then MsgBox("A resposta esta CERTA, ganhou 2 pontos") pontos = pontos + 2 RadioButton1.Checked = False RadioButton2.Checked = False RadioButton3.Checked = False Else MsgBox("A resposta está ERRADA, foi-lhe retirado 2 pontos") pontos = pontos - 2 RadioButton1.Checked = False RadioButton2.Checked = False RadioButton3.Checked = False End If If x = 3 Then MsgBox("parabens acabaste de concluir o jogo das sombras com " & pontos & " pontos") Form1.Show() Me.Hide() End If É isto, um abraço e obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted May 1, 2008 Report Share Posted May 1, 2008 Ainda falta código ... Mostra tudo ou faz o upload do projecto. Se não quiseres mostrar todos (estás no teu direito) apaga o que não achares importante. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted May 11, 2008 Author Report Share Posted May 11, 2008 Desculpa demorar a responder mas já está resolvido. obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts