Jump to content

Recursividade

PuPax
 Share

Recommended Posts

Boas,

Alguém pode dar aqui uma ajuda para criar esta função:

"Função recursiva em C que verifique se uma tabela de inteiros está ordenada de

forma crescente. A função recebe como argumentos um ponteiro para a primeira posição da

tabela e o número de elementos que ela contém. Devolve 1 se a tabela estiver ordenada ou 0 no

caso contrário."

Cumprimentos.

Se tiveres que manter a assinatura da função (com o array e o tamanho), acho que o exercício incentiva a desenvolver uma resolução de uma forma não muito "correcta". Eu acrescentaria mais um argumento à função que indicava a posição que queria verificar naquele momento (pois embora alterar o apontador do array seja bastante simples, é uma solução que eu vejo como um "truque" que a linguagem C permite).

A solução de copiar o array seria mais limpa do que andar a mexer nos apontadores (embora pudesse ser desastrosa em termos de eficiência).

É claro que numa disciplina e que o objectiva seja trabalhar em baixo nível, por vezes pretende-se mesmo que se ande a mexer nos apontadores.

Se tiveres que manter a assinatura da função (com o array e o tamanho), acho que o exercício incentiva a desenvolver uma resolução de uma forma não muito "correcta". Eu acrescentaria mais um argumento à função que indicava a posição que queria verificar naquele momento (pois embora alterar o apontador do array seja bastante simples, é uma solução que eu vejo como um "truque" que a linguagem C permite).

:o Andar a mexer nos apontadores é das coisas que mais me atrai em C/C++. às vezes é atrofiante não ter a mesma facilidade em C#.

A solução de copiar o array seria mais limpa do que andar a mexer nos apontadores (embora pudesse ser desastrosa em termos de eficiência).

A mim parece-me o contrário. Andar a copiar o array de um lado para o outro parece-me muito mais "sujo" do que reutilizar a memória.

Desaparecido.

A mim parece-me o contrário. Andar a copiar o array de um lado para o outro parece-me muito mais "sujo" do que reutilizar a memória.

Para mim é limpa porque te abstrais da plataforma em que estás a programar.

O algoritmo funciona em qualquer linguagem. É uma solução que qualquer um percebe. Já quando andas com apontadores, precisas de conhecer os truques do C.