brink@ero Posted March 23, 2006 at 11:02 AM Report #19175 Posted March 23, 2006 at 11:02 AM Então ppl? Tem andado tudo meio chocho...que se passa? Quem pagou foram os fóruns mais pequenos como este da matemática.... buga afixai aí.... desentorpeçam esses dedos e teclem... digam coisas.... Já li os tópicos todos de matemática... 👍 A pedido do pedrotuga deixo aqui um novo problema bem conhecido de estatística (quem já estudou já conhece a solução). Num concurso X existem 3 portas A, B e C. Atrás de cada uma das portas está uma cabra ou um carro e existem 2 cabras e 1 carro para as 3 portas. O apresentador pede para o concorrente escolher uma porta e o que lá estiver o concorrente ganha! Depois do concorrente escolher a porta B, o apresentador abre a porta C onde estava uma cabra e pergunta: "Mantem a escolha na porta B ou muda para a porta A?" A questão é o seguinte: O que deve o concorrente fazer? mantem ou muda de opinião? Qual dos casos ele tem mais hipóteses de ganhar? Qual a probabilidade de ganhar em cada um dos casos?
David Pintassilgo Posted March 23, 2006 at 06:35 PM Report #19203 Posted March 23, 2006 at 06:35 PM meio por meio, nao? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pedrotuga Posted March 24, 2006 at 05:48 PM Report #19316 Posted March 24, 2006 at 05:48 PM eheheheh.... eu li "O mistério do bilhete de identidade e outras histórias" do jorge buesco 😉 Mas sim senhor... aí está um problema engraçado. david... não é meio por meio. É impressionante mas não é, se não acreditares podes fazer um programa de computador simples que teste isso. Mas tens k ter muito cuidado com a geração de numeros aleatórios, que é um velho problema de qq programador. Vamos esperar que mais ppl tente descobrir. depois o brinka diz a resposta 😉 que foi ele que iniciou o problema. brinka... obrigado de qq forma 😄
David Pintassilgo Posted March 24, 2006 at 09:38 PM Report #19370 Posted March 24, 2006 at 09:38 PM Estou a axar isso tudo muito estranho,.... não há 'manhosice' nenhuma ai nem nada? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pedrotuga Posted March 24, 2006 at 09:54 PM Report #19374 Posted March 24, 2006 at 09:54 PM nenhuma... não há nenhum trocadilho... é tal qual como está. Eu tambem pensei logo 50/50... mas não é.
David Pintassilgo Posted March 24, 2006 at 10:03 PM Report #19377 Posted March 24, 2006 at 10:03 PM Bom, então mas se eu precebi numa porta está uma cabra , noutra está outra cabra e noutra está o carro. numa das portas ja se sabe que esta a cabra, as duas que restao uma tem o carro a outra tem a cabra. Ou seja, a porta que o concorrente escolheu ou tem a cabra e o carro esta na outra, ou ao contrario. Ou precebi mal o problema? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
vbmaster Posted March 24, 2006 at 10:32 PM Report #19382 Posted March 24, 2006 at 10:32 PM 😉 Não é nenhum problema de português ou assim, no qual a resposta advenha de uma interpretação diferente do enunciado?
brink@ero Posted March 24, 2006 at 10:55 PM Author Report #19387 Posted March 24, 2006 at 10:55 PM Só existe uma interpretação relembro Depois do concorrente escolher a porta B, o apresentador abre a porta C onde estava uma cabra e pergunta: "Mantem a escolha na porta B ou muda para a porta A?" ou seja: 1.º existem 3 portas, uma com um carro e as restantes com cabras 2.º o concorrente escolhe uma porta das 3 portas possíveis 3.º das duas portas que o concorrente não escolheu, o apresentador abre uma delas onde esta uma cabra 4.º o concorrente deve manter ou não a escolha da porta? Mais não digo 😉 se não perde a piada
David Pintassilgo Posted March 24, 2006 at 11:33 PM Report #19393 Posted March 24, 2006 at 11:33 PM 😉 Não é nenhum problema de português ou assim, no qual a resposta advenha de uma interpretação diferente do enunciado? É essa mesmo a minha duvida, pq não estou a ver MESMO onde poderá estar a difrenca entre as duas portas que sobram. Ai á gato de certeza.... cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pedrotuga Posted March 25, 2006 at 01:30 AM Report #19401 Posted March 25, 2006 at 01:30 AM lol... exactamete o que eu pensei Não há não... epá... este problema é mesmo díficil, acho que é o caso onde a palavra certa é mesmo "difícil" não é complicado, nem trabalhoso, nem confuso... é dificil. Analiza bem o problema desde inicio.
Guest plop Posted March 25, 2006 at 11:55 AM Report #19410 Posted March 25, 2006 at 11:55 AM Depois de uma rápida análise Penso assim: são três portas: 33.33 % de probablidade de calhar o carro 66.66 % de probablidade de calhar uma cabra Após a escolha da porta C, penso assim: Se uma das portas está fora de questão a C então: 50% de probablidade de calhar o carro 50% de probablidade de calhar a cabra Por ética, acho que ao o apresentador ao fazer essa pergunta se quer ou não mudar de opinião, acho que é para meter alguma pressão sobre o concorrente..... logo aí penso que vai existir uma nova probablidade, a de mudança de opinião que na minha opinião tornar-se-ia assim: 75% de probablidade de mudar de opinião, 25% de manter. Logo penso que o carro se encontra na porta B. Mas por se tratar de um problema matemático, não encontro outra teoria senão a minha primeira, a segunda teoria confesso que é um pouco absurda mas são as teorias matematicóplopistas. cumps, se alguem pudesse dar umas pistas que contrariem as minhas teorias estaria-lhe muito grato, dado que tenho a certeza que estou equivocado.
David Pintassilgo Posted March 25, 2006 at 03:15 PM Report #19438 Posted March 25, 2006 at 03:15 PM eu axo que é melhor mesmo dares a solução :S cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Guest plop Posted March 25, 2006 at 07:08 PM Report #19468 Posted March 25, 2006 at 07:08 PM isso mesmo façam o favor de postem aqui a solução ?
David Pintassilgo Posted March 25, 2006 at 07:16 PM Report #19469 Posted March 25, 2006 at 07:16 PM Ainda tou pra ver qual é a solução... :dontgetit: ? se me sai dai alguma chalassa ou jogo de palavras,... grrrrr ? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Guest plop Posted March 25, 2006 at 07:18 PM Report #19471 Posted March 25, 2006 at 07:18 PM hehe, postem o mais rápido possivél! ja tou a ficar impassiente 😉
pedrotuga Posted March 26, 2006 at 05:51 AM Report #19507 Posted March 26, 2006 at 05:51 AM Ok... aqui vai. vou utilizar a técnica inventada de forma inteligente pela tofas. Quem nao quiser ler nao leia... quem for curioso selecione o texto para ler 🙂 [glow=black,2,300]as minhas desculpas ao brinca que iniciou o a thread... é para bem da comunidade ( estou a roubar-te a parte melhor 🙂 ) Ora bem... a probabilidade de acerta caso nao se mude é: 1/3 e a probabilidade de se acertar quando se muda é de 2/3. Não... não estou doido. Quando se escolhe a primeira porta tem-se uma probabilidade de 1/3 de acertar... até aqui todos estamos de acordo. Mas depois uma porta é deitada fora... sempre a que não tem o carro. Ou seja.. o problema resume-se a: mantendo a porta temos uma probabilidade favorável de 1/3 pois tinhamos 3 portas à escolha. mudando temos uma probabilidade favorável de 2/3 pois é a probabilidade do carro estar "numa das duas portas que nao escolhemos inicialmente". Não interessa em qual está pois o apresentador deita sempre fora a má. Se não acreditarem facam simulem voces mesmo a experiencia com um programa de computador por exemplo. Ou entao convidem um amigo vosso e simulem o concurso...loooll têm é que o fazer diversas vezes para poderem ter uma boa amostra... vao ver que é 1/3 para 2/3.[/glow] Quem diria 😉
David Pintassilgo Posted March 26, 2006 at 10:21 AM Report #19512 Posted March 26, 2006 at 10:21 AM Já li a resposta mas continu-o sem preceber a logica disso, (aliás,.qual logica?) uma das porta foi com o cão, pronto, fica fora da história! sobre 2 portas onde numa está o carro e na outra nao. meio por meio PRONTO! ...eu continuo na minha..... cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Guest plop Posted March 26, 2006 at 11:48 AM Report #19518 Posted March 26, 2006 at 11:48 AM Mas olha, se ele já só tem duas portas á escolha e só pode escolher uma, a probablidade resume-se a 1/2 1-caso favorável (número total de portas com carros) 2-casos possíveis (numero total de portas) ....com a tua explicação não fiquei muito convencido
hma Posted March 26, 2006 at 09:41 PM Report #19613 Posted March 26, 2006 at 09:41 PM Este enigma é conhecido como "o paradoxo de Monty Hall". Para analisar o problema do ponto de vista matematico temos de ter em conta que existe intervenção "exterior" no desenrolar da situação, dado que o apresentador nunca vai abrir a porta que contenha o premio (caso não tenha já sido escolhida pelo concorrente, claro). Fiz uma pequena simulação e, apesar de a amostra ser pequena, os resultados foram bastante interessantes: Em 34 situações de mudança de porta o carro foi ganho 17 vezes. (50% das vezes) Em 34 situações de não mudança o carro foi ganho apenas 12 vezes. (35% das vezes) Ou seja... Não mudar de porta significa continuar fiel à escolha inicial, quando a probabilidade era de 33% (1 escolhida entre 3 possiveis). À partida quando se escolheu uma das portas havia 1/3 de probabilidade de ganhar o carro. Não existe razão absolutamente nenhuma para a probabilidade mudar quando o apresentador abre uma das portas que não têm premio. A simulação apontou para 35% nessa situação, o que se aproxima bastante do 1/3 esperado. Mudar de porta significa deixar de parte a escolha inicial (e os 1/3 que ela representava), e voltar a fazer uma escolha, mas desta vez apenas entre 2 portas (agora com 1/2 de probabilidades cada uma de esconder o premio). Para este caso a simulação apontou para 50%. 🙂
David Pintassilgo Posted March 26, 2006 at 10:13 PM Report #19617 Posted March 26, 2006 at 10:13 PM o gajo ao escolher a porta tinha probabilidade de 1/3, ok,.. quando o aresentador abre uma das portas com a cabra automaticamente a probabilidade passa de 1/3 para 1/2. No momento em que o apresentador pergunta se quer trocar a probabilidade é essa mesmo, 1/2 Ponto Final. Este problema faz-me lembrar a história do mosquito que bate no comboio e o comboio para. ou então o do atleta grego que nunca conseguiria apanhar a tartaruga pq ela partio uns metros á frente. Mas isso eu só consigo explicar pessoalmente porque nao sou lá grande coisa na minha espresão escrita. Se por acaso alguem souber do que estou a falar que esponha o caso aqui ao pessoal 🙂 edit: As duas 'histórias' que estou a falar é mesmo algo desse genero, não era nenhuma piadinha ou boca fuleira, ninguem sabe mesmo do que estou a falar? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Recommended Posts