Jump to content

Discos Externos.

dragunov
 Share

Recommended Posts

Olá caros amigos, dentro de um ano terei de fazer uma PAP pro meu curso... e estou a pensar montar um robot. Mas a minha duvida nao passa por este, pelo menos por enquanto... lol. é o seguinte a cerca de 2 anos adequiri um disco externo, com o acumular de discos rigidos ca em casa, decide tentar usar a placa do disco externo e montar dois discos na mesma placa fisicamente é possivel e os dois trabalham... so que nao consigo encontrar configuação para os mesmo.

Passo a explicar, tenho os dois discos ligados a placa da caixa externa com um cabo IDE comum e alimentação foi acrescentada... para detectar um disco a placa precisa apenas que o disco esteja defenido em cable select, para detectar os dois eu pensei colocar um em Master e outro em Slave.... claramente nao deu... o que me leva a pensar que preciso de uma controladora para os discos, mas quando defino os dois em master eles nao sao detectados indicando claramente conflito... colocando os dois em master e se defenir um como Slave o que continua em master é detectado e é possivel aceder ao mesmo, o outro nao.

A ideia principal era basicamente ter os dois discos a trabalhar como se fosse apenas um, no sei se isto é possivel pois devo precisar de uma controladora... nao sou grande perito em circuitos, pelo qual desconheco completamente se posso de alguma forma atraves de um circuito unir os dois discos... alguem conhece ou tem planos para fazer isto? Eu sei que no mercada ja existem a algum tempo discos com esta tecnologia.

alguem me pode esclarecer? abraços

Os controladores IDE que vêm nessas caixas normalmente só suportam 1 canal, mesmo que tenhas o cabo para os 2 discos. A solução passa por encontrares uma placa que tenha um controlador que suportem 2 canais.

Digo eu...

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Se a placa só suporta 1 disco, não é possível fazer o que pretendes de maneira fácil. Nem complicada. Só mesmo de maneira muito muito complicada, que era arranjar maneira de ligar os 2 discos em RAID, e depois ligá-los à placa da tua caixa. Mas é uma ideia mesmo muito complexa, e nem sei se existe hardware que o faça. Mesmo que haja, deve ser proibitivamente caro.

É bem mais fácil e barato arranjares uma caixa que suporte 2 discos, como o djthyrax sugeriu.

Desaparecido.