nelugo Posted April 23, 2008 at 01:37 AM Report Share #180722 Posted April 23, 2008 at 01:37 AM Boas Tenho um projecto para gerir um conjunto de dados numa base de dados. Ao inicio tive a ler sobre como fazê-lo em java e mySql e é preciso usar drivers, os métodos pra obter dados são complexos... Já trabalhei em Java, mas apenas aplicações simples em BlueJ e nunca soube gravar ficheiros, muito menos operar bases de dados. De resto tive uma introdução ao C e Pascal... Tive a explorar a possibilidade Visual J# 2005 express + Microsoft sql server 2005. Pelo menos no site fala da possibilidade de facilitar a ligação à base de dados mas ainda não encontrei nenhum tuturial sobre como fazê-lo. Já fiz forms, GUI's desejados para o programa e o pretendido nesta fase é praticamente guardar os dados introduzidos nos forms das janelas nos respectivos campos da BD. Quanto à base de dados, no caso de usar essa combinação é-me dado a escollher uma base de dados do server sql Microsoft ou uma bd do ms acess. Como serve uma BD residente e o ms acess parece-me simples, penso que será a solução mais produtiva. Tenho 3 semanas pra por a funcionar uma parte que manipule fichas de pessoas (nome, morada...) aceder, alterar, eliminar... Gostaria que me auxilia-sem na escolha do software de programação, linguagem de programação, base de dados... indicado e alguns tutoriais que conheçam seriam bem vindos.. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted April 23, 2008 at 01:59 AM Report Share #180723 Posted April 23, 2008 at 01:59 AM 3 semanas para quem não tem experiência é capaz de ser pouco, por outro lado o objectivo é bastante simples. Quanto à tecnologia, pessoalmente Java seria a minha opção, a facilidade de trabalhar com bases de dados introduzida pelo Netbeans é uma enorme vantagem, mas acredito que C# ou J# como indicaste com MS SQL Server Express como motor de base de dados, seja uma boa escolha. Não escolheria um ficheiro de access porque vejo mais vantagens em usar um motor de base de dados como MS SQL Server. A minha escolha: Java usando Netbeans para tirar partido da nova tecnologia data binding em componente visuais, escolheria esta porque dá mais independência do Sistema Operativo usado e porque sou adepto de soluções multiplataforma que não prendam muito na escolha de algumas tecnologias. No entanto Visual Studio C# Express e MS SQL Server Express são uma óptima combinação dado os requisitos simples que existem. Vais precisar de algum conhecimento em SQL. Quanto a tutoriais não sou grande ajuda neste momento, vou ver se consigo colocar aqui algum amanhã. Já agora, em .net também usas drivers para aceder a uma base de dados. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts