Jump to content

compressão de dados

Tsunamy_boy
 Share

Recommended Posts

O que fica mais em conta para comprimir dados?

binário, decimal, hexadecimal.... outro?

Assim à primeira vista, nenhum. São tudo forma diferentes de ver valores que vão sempre ser representados em binário na máquina, ou seja, mesmo que estejas a ver o valores em decimal, para a máquina serão sempre binários.

quando pensamos em comprimir ficheiros:

se lermos em binário e passarmos para hexadecimal o resultado vai ser diferente (em termos de escrita) dai o metodo usado para compressão tambem ser diferente do metodo que se usava caso o resultado fosse decimal.

Estou errado?

Ou eu mudo a pergunta:

Para que serve terem criado vários métodos de interpretação de dados (não sei se é o nome correcto)

Para conforme isso criarem aos seus algoritmos de compressão correcto?

Não estou a perceber bem estes últimos posts.

Em relação à pergunta inicial a resposta é:

depende.

Um algoritmo de compressão que analise o ficheiro a partir dos zeros e uns à partida é mais versatil. Mas podes ter muitas vantagens em usares um algoritmo que se baseie na leitura byte a byte ou word a word (dois bytes), por exemplo, no caso à mais correlação entre bytes do que entre bits.

Lê umas coisas sobre teoria da informação, encontras as respostas a estas perguntas todas.