CrasH_BandicooT Posted March 21, 2006 at 08:49 PM Report Share #18979 Posted March 21, 2006 at 08:49 PM Olá ! Antes de começar com os meus testamentos (de muito habituais) deixem-m felicitar-vos por este excelente forum e pela revista do portugal@progrmar que está excelente no meu ponto de vista 😁 o caso é o seguinte: Andava eu por aqui a "navegar" na Internet quando encontrei o vosso forum por akazo desde logo fiquei interessado neste forum especialmente dedicado á programação que é uma area que muito me fascina (alias axu k td na informatica me fascina) mas nos ultimos dias enquanto andava a ver alguns dos vossso posts na area de visual basic passei por aqui na area de robótica desde logo isto me deixou perplexo pois quando era + puto sempre pensei que a "arte" de criar um robô desde o nada era uma coiza dedicada aos gajos da naza ou aos muito "nerds" que tivessem uma total dedicação ao assunto mas vim a descobrir pela maneira como falam nos vossos projectos que afinal não era bem assim. e decidi-me de corpo e alma a entrar neste mundo que passei a adorar chamado robótica. No entanto tenho algumas questões de "n00b" que gostava que alguem me elucida-se visto que não conheço ninguem que me possa ensinar a programar robos ou a construi-los. e as perguntas são: 1º Tenho que ter avançados conhecimentos de formulas sobre electricidade e circuitos integrados para começar a criar os meus proprios robos!? 2º Posso programar numa linguagem mais perto da linguagem humana que o assembly?! é que eu nunca programei em assembly mas sempre que para lá olho fico km dores d cabeça 👍 3º Onde posso arranjar os meus componentes para começar a montar o robo?! e são muito caros ?! (Eu vivo na zona de Vila Franca de Xira) 4º Como posso programar os "PIC"'s ?! preciso de criar um aparelho ou podem-se comprar alguns já feitos!? 5º Como é que posso entrar para um grupo onde me ensinem a criar robos e onde haja projectos em conjunto !!? (adorava conhecer pessoal que tambem tivesse este "bichinho" pla robótica 🙂 ) 6º É preciso muito estudo e dedicação até se ter um primeiro robo caseiro decente !? (Estilo de um brinquedo 😁) Se me puderem responder ás questões ficaria muito agradecido 😄 Fikem Bem 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted March 21, 2006 at 10:37 PM Report Share #19014 Posted March 21, 2006 at 10:37 PM Boas! Antes de mais bem vindo. para costruir um pequeno robot (não é que se possa bem chamar robot) podes nem precisar de PIC's nem grandes conhecimentos de lectronica, agora se quizeres fazer já algo com o minimo de complexidade já se pode tornar mais complicado. Para comecar podes sempre tentar dar uma vista d'olhos nuns tutoriais sobre como programar (em VB6 por exmeplo que foi o que eu fix) a porta LPT. No que diz respeito á simples saida de 8 bit's pela porta e controlar o que quizeres não tem nada que saber. Mas em relação a promenores mais em concreto sobre robotica há por aqui pessoas com ocnhecimentos disso a cério (não eu :S LOL) para te escalrecer. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
Zeroone Posted March 21, 2006 at 11:59 PM Report Share #19028 Posted March 21, 2006 at 11:59 PM desculpa, mas penso ke para iniciar, o melhor mesmo é com pic's , penso k com a porta torna-se mais complicado para iniciar, eu tou a construir um, podes ver aki http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1560 tens la um programas simples (em C) e uns videos pa ver o k o pic faz com esse prog, 1º conhecimentos de electronica, nao necessitas de mts, apenas de alguns, mas minimos, tb depende do ke kiseres fazer nao é?? 2º caso keiras começar com pics , é assembly, mas descansa tb podes usar C!! aconselho pa iniciar o pic16f84 3º componentes, se fores aluno de alguma universidade recebes-os em casa de borla, o ke kiseres 4º keres usar pics ,podes fazer um programador mt simples e encontram-se bues na net, ou compras 1 5ºpa, entrares para um grupo, isso nao sei depende do ke existe na tua cidade 6º nem por isso , pa fazeres um ke pelo menos nao caia das escada e nao se esbarre em objectos nao necessitas de muito, um pouco de trabalho e vontade mas nao mt..... Link to comment Share on other sites More sharing options...
freesumo Posted March 22, 2006 at 11:19 AM Report Share #19054 Posted March 22, 2006 at 11:19 AM 1º Claro que precisas de ter alguns conhecimentos de electricidade/electrónica, se "básicos", "intermédios" ou "avançados" depende daquilo que vais querer fazer e da tua criatividade. 2º Podes programar em C por exemplo. ASM para PC's pode ser complicado porque tens que conhecer um conjunto de regras para fazer com o teu programa trabalhe naquele contexto, tudo depende dos objectivos do teu projecto. O PIC16F628 tem 35 mnemónicas e o AT90S1200 tem 89, estes dois uC são fixes para começar, mas se começares com o PIC16F877 ou o AT90S8515 também dá, não é assim tão complicado trabalhar com estes uC's(opinião pessoal). 3º Alguns são caros (não deviam mas são), o PIC16F84A a 4MHz anda pelos 6 euros o AT90S1200 3 euros o AT90S8515 12 euros pelo menos era este o preço agora já não sei...De qualquer modo vais precisar de breadboards, multimetro, ferro de soldar etc. etc. vais ter de gastar algum dinheirinho(zona do Porto). 4º Podes fazer tu, os aparelhos são relativamente simples e existe na net vários circuitos e software para programar os uC mas também há aparelhos já feitos tudo depende do teu orçamento... 5º Isso é que eu já não sei... 6º Depende tua vontade da tua criatividade dos teus conhecimentos etc. etc. Ou seja depende de ti. Começa a "brincar" com as devtools da Microchip (MPLAB) e a da Atmel (AVR Studio), e a ler os datasheets dos uC's que vais utilizar, procura na net no glogli 👍 Lê os restantes posts e explora os links... Link to comment Share on other sites More sharing options...
CrasH_BandicooT Posted March 24, 2006 at 12:55 PM Author Report Share #19291 Posted March 24, 2006 at 12:55 PM Obrigado plas informações achei muito interessante o projecto do ZeroOne sebem que não percebi mt bem o código ali utilizado mas já que estava em c torna-se muito mais facil começar a programar os robos eu já teria um pequeno projecto inicial que seria um robo que segui-se um pequeno sinal emitido por outro robo a ideia é enxer a minha casa de pequenos "gadgets" mas agora fikei km uma duvida posso organizar memorias num robo e fazelo "lembrar" dok fez anteriormente ?!? 😉 e como é que eu integro sensores nos meus pics !? Qual a melhor loja nacional para comprar material deste tipo !? mt obg pla atenção e fikem bem!!! edit: ZeroOne se possivel podias-me comentar o código do teu primeiro "rodo" aquele dos leds !? e explicar-me onde foste buscar todas aquelas linhas de código!!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Zeroone Posted March 24, 2006 at 03:06 PM Report Share #19296 Posted March 24, 2006 at 03:06 PM __CONFIG(XT & UNPROTECT & WDTDIS); <-------------------------//isto sao os fuses usados para programar o pic16f84 void delay(unsigned char a);<----------------- //declarar procedimento/funçao void main(){ unsigned char a; TRISA=0b11111;//tudo entradas // o pic16f84 tem 2 portos A e B o porto A tem 5 pinos e o B tem 8 pinos , // neste momento declaramos como keremos k esses pinos funcionem, como entrada ou saida // para declarar k esse pino seja uma saida colocamos o bit 0 para entrada o bit 1 // neste caso os pinos chamam-se por exemplo para o porto B RB0;RB1;RB2 ... RB7 // os seja TRISB=0b RB8 ..... RB2 RB1 RB0; defines como saidas logo // |_______ binario TRISB=0b00000000;//tudo saidas while(1){ PORTB=0b00000001; //nete caso começas a fazer o ke keres , por exemplo neste caso o pino RB0 esta com com um valor //logico 1 ou seja 5volts por exemplo, se ligares a cada pino do porto B um led ligados á massa, irias / //obter X X X X X X X O //onde X significa led apagado pois o led ligado á massa ta a receber 0 volts //onde O significa led acesso " " " " " " 5 volts delay(1); PORTB=0b00000010; // X X X X X X O X delay(1); PORTB=0b00000100; // X X X X X O X X delay(1); PORTB=0b00001000; // X X X X O X X X etc etc ::::::::::::::: delay(1); PORTB=0b00000100; delay(1); PORTB=0b00000010; delay(1); } } void delay(unsigned char a)//delay procedimento atraso // esta funcao é o delay ou seja estes siclos encadeados o led k tinha //sido anteriormente defenido a 1 continua na mesma encuanto o pic se //entretem a fazer estas continhas demora tempo logo surge um atraso / // em relaçao á proxima definicao de outra porta. { unsigned char i,j,k; for(k=0;k<a;k++) for(i=0;i<90;i++) for(j=0;j<90;j++) asm("nop"); } Link to comment Share on other sites More sharing options...
Narchotyck_Killer Posted July 6, 2006 at 01:52 PM Report Share #36576 Posted July 6, 2006 at 01:52 PM Realmente,com um pouco de imaginacão,nem é preciso saber de electrónica,embora o saber nao ocupe lugar,e pelo menos a lei d ohm devias de aprender.Para comecares a programar,aconcelho-te VIVAMENTE a nao comprares um programador ja feito, porque são uma autêntica exploracao. vao desde os 60 euros até sei la knt. Para poderes usar software que anda por aí (eu uso o IC-Prog) tens d arranjar um programador conhecido,por exemplo o ProPic2. depois precisas do software: compiladores/assemblers simulador Lembra-te que é um pouco diferente programar um pc e programar um microcontrolador: Podes fazer curto-circuitos!P.ex.se poes a 1 uma saída ligada a massa(0V) sem nenhuma resistência,bem podes comprar um microcontrolador novo. Os sensores, não precisam de ser grande coisa. Infravermelhos nao valem a pena. tar a criar oscilador, amplificador, bla bla...nao vale a pena.(podes sempre comprar um...) Mas metes uns arames que façam de interruptor. quando tocarem na parede,fecham,e prontos. está o sensor feito. Boa sorte! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Trifasico Posted July 6, 2006 at 02:28 PM Report Share #36580 Posted July 6, 2006 at 02:28 PM Os sensores, não precisam de ser grande coisa. Infravermelhos nao valem a pena. tar a criar oscilador, amplificador, bla bla...nao vale a pena.(podes sempre comprar um...) Mas metes uns arames que façam de interruptor. quando tocarem na parede,fecham,e prontos. está o sensor feito. lol, isso é à marteleiro !!. Os sensores é do mais básico que um robot precisa. Quer-se dizer para ser robot, tem de tomar decisões sozinho, e isso implica determinar a cinematica directa e inversa do robot. Mas para começar e para quem nunca estudou robotica, pode-se fazer tipo fuzzy logic, tipo como os humanos fazem. Mas mesmo assim será necessário conhecer o trajecto. Por exemplo se houver uma curva, o robot terá de antever essa curva para começar a decrever essa curva. Para isso é preciso os sensores, ultrasom, infravermelho, etc. Se quiserem aprofundar a coisa vejam aqui http://rossum.sourceforge.net/papers/DiffSteer/DiffSteer.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Narchotyck_Killer Posted July 20, 2006 at 10:05 PM Report Share #39310 Posted July 20, 2006 at 10:05 PM Qual marteleiro qual quê! Para primeiro robot chega muito bem. A ideia é criar sensores de contacto, tipo microswitch, mas como o que realmente interessa é ser funcional,para q gastar €1 n1 microswitch? Arame! O arame vai dominar o Mundo!! Claro que podes usar infravermelhos,mas ou os fazes tu próprio (bastante engraçado,mas é preciso saber electrónica) ou os compras por €10. os ultra sons ainda sao mais complicados de fazer,e mais caros. A escolha é tua. [ ] Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Pintassilgo Posted July 21, 2006 at 10:45 PM Report Share #39484 Posted July 21, 2006 at 10:45 PM Gostei especialmente da parte do: ...Arame! O arame vai dominar o Mundo!... Eu tb sou bastante adepto do 'do your self' ou 'desenmerda-te com o que tens, que o guito é pouco' ! B) 😛😄😛😄 :D cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com// Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted July 22, 2006 at 09:55 AM Report Share #39545 Posted July 22, 2006 at 09:55 AM ... que éuma area que muito me fascina É para min o mais importante 😛 Em cima mencionaram que o VB6 era uma boa maneira para comessares a trabalhar com robots e com a porta paralela, foi assim que comessei e sinceramente não recomendo, se fosse a ti começava com C++ já que não queres assembly 😄 Em relação aos conhecimentos de electrónica, ate podes nem precisar de saber electrónica se quiseres apenas fazer coisas simples... mas mesmo assim é como o Narchotyck_Killer disse "embora o saber nao ocupe lugar", e saber electrónica iria-te ajudar a perceber o funcionamento das coisas B) cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Trifasico Posted July 23, 2006 at 10:19 AM Report Share #39731 Posted July 23, 2006 at 10:19 AM A ideia é criar sensores de contacto, tipo microswitch, mas como o que realmente interessa é ser funcional,para q gastar €1 n1 microswitch? Arame! Tu lá sabes, mas se não queres gastar dinheiro nem queres usar electronica, podias ao menos aproveitar umas teclas de um teclado velho, e pores essas teclas no para-choques do robot. Agora arame ... Mas para quem não sabe, tanto a maxim, como tantas outras enviam samples gratis. Já me enviaram incluisve, uma empresa norte-americana, uns modulos RF de ultrasons. A conexão era feita como se tratasse de uma vulgar porta COM. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Spread Posted July 25, 2006 at 11:41 AM Report Share #40131 Posted July 25, 2006 at 11:41 AM 3º componentes, se fores aluno de alguma universidade recebes-os em casa de borla, o ke kiseres Alguém pode dar mais informações sobre isto sff? É que não sei porquê a palavra borla (free, grátis, etc) faz um click no meu cerebro e deixa-o muito activo 😛Cumps 8) http://spread-pt.comDownload de Hiphop Português gratuito Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts