thranduil Posted July 23, 2005 at 12:30 AM Report #1969 Posted July 23, 2005 at 12:30 AM ola a todos. estreio-me aqui no vosso forum e nao sei mas talvez fique aqui por algum tempo a chatear-vos a cabeça visto que gosto muito de programaçao, estou a começar a entrar no mundo do c e tenho 14 anos e nao conheço propriamente ninguem que me possa ajudar nas minhas duvidas 😉 bom, indo directo ao assunto. eu a algum tempo comprei o livro "Linguagem C" de Luis Damas e acho que e realmente um bom livro com uma linguagem compreensivel e muito intuitivo. depois de programar algumas paginas do livro comecei a ficar farto de alguns aspectos, como o facto de que tenho que ir "ter com o programa" a partir da janela de comandos do dos, visto que se abrir directamente o programa ele corre, diz o que tem a dizer e fecha logo sem me dar tempo para ler e que para ir "ter com os programas" ter que estar sempre a escrever "cd os meus documentos" para ir para a pasta dos meus documentos. bom, as minhas duvidas sao: -ha alguma possibilidade de acrescentar um comando nos meus programas equivalente ao readln que ponho nos programas em pascal para esperarem por um enter no final do programa ter corrido? -existe alguma maneira de controlar o directorio onde a janela de comandos do dos inicie automaticamente? e outras duvidas que nao tem a ver com nada disto mas que tambem nao devem precisar de um novo topico: ha pouco tempo instalei o suse linux 9.3 no meu computador visto que tenho lido uns tuturiais do genero "the ultimate tutorial of hacking" (xD nao gozem!! 😉 e o meu sonho 😉😛 :P) e todos dizem "learn to use an unix based OS". pois bem. a partir daqui surge-me a duvida de que o que e que devemos aprender? eu nao posso simplesmente sentar-me a frente do computador e ficar a espera que me apareça um popup a falar de tcp/ip nem de c... e outras duas coisas me aconteceram: -no linux, nao consigo escrever o @. nem no meu computador, nem num computador antigo onde instalei o linux caixa magica 10.0 final para testar e porque nao estava a fazer nada. sempre que preciso de escrever um @ tenho que procurar um site onde tenha um endereço de email, copiar o at e colar no sitio onde o pretendo. ha algum mapa de atalhos para caracteres ou assim localizado no linux??? ou algo do genero?? -o meu computador tem 3 discos rigidos. 2 de 80gb e 1 de 20gb. o de 20gb tem o linux acima descrito, um dos de 80gb tem o emule e esta a espera de ser formatado a 2 anos ou mais :S (so de pensar no lixo que para ali vai...) e o outro de 80gb que comprei recentemente tem a minha "instalaçao anual" do windows. uso o windows visto que gosto muito de diablo2 mais um ou dois jogos, estou mais habituado ao win e uso muitas aplicaçoes que requerem o win. tambem o uso pois nao conheço aplicaçoes quase nenhumas ou mesmo nenhumas para linux (nada que o google nao resolva mas a preguiça.. ai a preguiça..). bom, o que aconteceu e que depois de ter instalado o linux os acentos passaram a nao funcionar. nem no linux nem no windows. nenhum acento funciona. agudos, circunflexos, til, graves. nenhum destes funciona. e nao faço a minima ideia se ha alguma maneira de resolver isto sem formatar os discos ( :twisted: ). se alguem tiver a soluçao para isto agradecia muito que a posta-se aqui 😉 bom, desde ja obrigado pois so hoje conheci o forum e ja descobri que ha uma sociedade amigavel 😄 coisa que muitos foruns nao tem (0MFG NUUUB U H4CKX00R 1M M0R3 4X0R TH3N UUUUU 0MFG 1337 L0O0OL0L0OL0L 1337 !!!11!!!1 *ronk ronk* !11111!!!1!!!)
Ricardo Posted July 23, 2005 at 08:36 AM Report #1973 Posted July 23, 2005 at 08:36 AM Boas visto que tenho lido uns tuturiais do genero "the ultimate tutorial of hacking" (xD nao gozem!! Razz e o meu sonho RazzRazzRazz)Se calhar outros objectivos ajudavam-te a entrares melhor no mundo da informática :roll: -existe alguma maneira de controlar o directorio onde a janela de comandos do dos inicie automaticamente? Instala um powertoy para o WindowsXP, o cmdHere. -no linux, nao consigo escrever o @. nem no meu computador, nem num computador antigo onde instalei o linux caixa magica 10.0 final para testar e porque nao estava a fazer nada. sempre que preciso de escrever um @ tenho que procurar um site onde tenha um endereço de email, copiar o at e colar no sitio onde o pretendo. ha algum mapa de atalhos para caracteres ou assim localizado no linux??? ou algo do genero?? Usando o KDE podes fazer o seguinte (tambem tive esse problema e ficou resolvido) no terminal escreves 'xev', que é um programa que te indica qual o Keycode das teclas. Agora primes uma tecla que não uses no teclado (eu usei a tecla Win) e tiras o keycode correspondente. Editas o ficheiro 'xmodmap' que costuma estar em '/home/user/.xmodmap' e acrescentas uma linha ao ficheiro: [keycode]=at , onde o keycode é o que tiraste. Depois é só escrever o seguinte no terminal: xmodmap ~./xmodmap Fazer Ctrl+Alt+Backspace para inicializar o Servidor X. Já agora uma sugestão, podias experimentar o Kurumin, um distribuição brasileira e baseada em Debian e com muito suporte em portugues na internet. Talvez te ajudasse mais a começar no Linux. ;) Espero que ajude... Abraços!!
deathseeker25 Posted July 23, 2005 at 10:22 AM Report #1975 Posted July 23, 2005 at 10:22 AM -ha alguma possibilidade de acrescentar um comando nos meus programas equivalente ao readln que ponho nos programas em pascal para esperarem por um enter no final do programa ter corrido? Bem não é equivalente ao readln, mas sim ao 'while not keypressed do' em Pascal, tens o system("PAUSE"). Se utilizares este comando a janela dos programas ficaraá aberta até pressionares Entrer. Mas não te esqueças que para o compilador não dar nenhum erro, tens de utilizar a biblioteca #include <stdlib.h> que é a que contem o system("PAUSE")..... Já agora, este tópico está a precisar de ser movido para as Dúvidas de Programação, visto que os seus conteudos focam a programação mesmo... As Dúvidas Gerais tem como objectivo dissipar as duvidas extra-programação. Alem disso, thranduil bem-vindo ao forum, espero que disfrutes deste local e que aqui encontres gente que te ajude a retirar as duvidas que tens e que tambem retires as duvidas a quem precisa (ou pelo menos tentes...). Continua com a boa disposição a escrever.... Cumps 😉
deathseeker25 Posted July 23, 2005 at 10:23 AM Report #1976 Posted July 23, 2005 at 10:23 AM Tópico Movido das Duvidas Gerais para as Duvidas Programação!
thranduil Posted July 23, 2005 at 05:13 PM Author Report #1988 Posted July 23, 2005 at 05:13 PM Instala um powertoy para o WindowsXP, o cmdHere. hmm sim isto para ja serve mas nao ha nenhum ficheiro no windows que configure o cmd.exe para abrir directamente no directorio que eu especificar, sempre? quanto ao kurumin, sabem dizer-me se este link e considerado nacional ou internacional pela netcabo? e um mirror supostamente portugues (pt) mas so queria ter a certaza porque a netcabo nao e de confiança.. http://darkstar.ist.utl.pt/pub/kurumin/ o comando system("PAUSE"); era realmente o que eu queria 😉. muito obrigado 😉 desculpa la ter posto este topic nas duvidas gerais mas como tinha as duvidas dos acentos e isso nao sabia se punha aqui ou la. ja agora, ninguem sabe entao como e que se poe os acentos direito no winxp pois nao? quanto ao @ hoje a noite vou ver isso mas desde ja obrigado 😉😄😉
Gurzi Posted July 24, 2005 at 11:37 AM Report #1997 Posted July 24, 2005 at 11:37 AM que giro e for SYSTEM("PAUSE") ele ja nao dá porra andei aqui horas pa descobrir o erro LOL 😉
thranduil Posted July 24, 2005 at 11:03 PM Author Report #2012 Posted July 24, 2005 at 11:03 PM boa.. outra coisa: as vezes, quando preciso, por exemplo, de saber o meu ip para configurar o router para abrir as portas x e y para a entrada de dados no emule (para ter o high id) uso o ipconfig (do windows) no prompt para ver qual e o meu ip na minha lan. pois bem, algumas vezes abro o prompt, escrevo ipconfig e ele simplesmente diz que o comando nao existe mas se eu for ao iniciar-executar-ipconfig ele aceita mas a janela fecha logo. alguem sabe como resolver o probelma do prompt? ja fiz o download do kurumin 4.2. nao fiz do beta porque... porque e beta! 😉 vou agora mesmo instalar e se houver o problema do @ venho aqui para o resolver. obrigado
deathseeker25 Posted July 24, 2005 at 11:24 PM Report #2015 Posted July 24, 2005 at 11:24 PM boa.. outra coisa:as vezes, quando preciso, por exemplo, de saber o meu ip para configurar o router para abrir as portas x e y para a entrada de dados no emule (para ter o high id) uso o ipconfig (do windows) no prompt para ver qual e o meu ip na minha lan. pois bem, algumas vezes abro o prompt, escrevo ipconfig e ele simplesmente diz que o comando nao existe mas se eu for ao iniciar-executar-ipconfig ele aceita mas a janela fecha logo. alguem sabe como resolver o probelma do prompt? ja fiz o download do kurumin 4.2. nao fiz do beta porque... porque e beta! 😉 vou agora mesmo instalar e se houver o problema do @ venho aqui para o resolver. obrigado Vou-te responder á primeira duvida...faz Iniciar-->Executar--->escreve cmd e depois já na linha de comandos faz ipconfig.... Para abrires portas no router para o emule não é através do ipconfig do Windows mas sim através da própria página do router.Aconselho-te a ler isto: http://pwp.netcabo.pt/DeepSea e procura o tutorial de configuração do router. Cumps
thranduil Posted July 25, 2005 at 09:55 AM Author Report #2020 Posted July 25, 2005 at 09:55 AM loool nao era nada disso que eu queria dizer. o que tu dizes de iniciar-executar-cmd e o que eu traduzi ai no texto por "abrir o prompt". depois, eu so vou ao ipconfig para saber qual e o meu ip local para configurar o router. nao configuro o router pelo ipconfig. faço-o pela pagina do router. e o meu problema no prompt e que eu escrevo os comandos e ele diz que nao existem.... mas obrigado na mesma 😉
deathseeker25 Posted July 25, 2005 at 10:36 AM Report #2026 Posted July 25, 2005 at 10:36 AM loool nao era nada disso que eu queria dizer. o que tu dizes de iniciar-executar-cmd e o que eu traduzi ai no texto por "abrir o prompt". depois, eu so vou ao ipconfig para saber qual e o meu ip local para configurar o router. nao configuro o router pelo ipconfig. faço-o pela pagina do router. e o meu problema no prompt e que eu escrevo os comandos e ele diz que nao existem.... mas obrigado na mesma 😉 LOL...bem me parecia que estava a escalrecer duvidas demasiado óbvias. Se no prompt escreves os comandos e ele diz que não existem é porque algo não está bem no Windows. Já experimentaste instalar de novo o Windows, mantendo o sistema de ficheiros (não perdes nenhuns ficheiros que tenhas aí? Btw, és daqui perto....Leça do Balio e Matosinhos são locais vizinhos. 😉
thranduil Posted July 25, 2005 at 02:19 PM Author Report #2041 Posted July 25, 2005 at 02:19 PM pois eu reparei que estavas aqui ao lado 😉 e assim, isto acontecia-me antes de eu formatar o pc. formatei instalei de novo e tava a correr tudo bem ate mais ou menos esta semana :S
thranduil Posted July 25, 2005 at 03:04 PM Author Report #2044 Posted July 25, 2005 at 03:04 PM hmm estive agora aqui a ver no "linguagem c" e posso usar o getchar(); em vez do system("PAUSE");. as unicas diferenças e que pode ser com qualquer tecla que o ecra continua a correr e nao preciso de adicionar a biblioteca stdlib.h ... nah sei se da mais jeito ou nao mas pronto. e bem 😉
deathseeker25 Posted July 25, 2005 at 03:37 PM Report #2045 Posted July 25, 2005 at 03:37 PM hmm estive agora aqui a ver no "linguagem c" e posso usar o getchar(); em vez do system("PAUSE");. as unicas diferenças e que pode ser com qualquer tecla que o ecra continua a correr e nao preciso de adicionar a biblioteca stdlib.h ... nah sei se da mais jeito ou nao mas pronto. e bem 😉 Correcto tambem dá....mas não aparece a mensagem "Prima qualquer tecla para continuar..."...LOL :roll:
thranduil Posted July 25, 2005 at 03:38 PM Author Report #2046 Posted July 25, 2005 at 03:38 PM hehehe. pois nao 😉 mas para ja acho que vou usar o getchar visto que e mesmo so para exercicios. mas vou tentar nao me esquecer do system pause.
satanuke Posted August 1, 2005 at 04:26 PM Report #2518 Posted August 1, 2005 at 04:26 PM -existe alguma maneira de controlar o directorio onde a janela de comandos do dos inicie automaticamente? podes criar um ficheiro bat tipo "shell.bat" na pasta onde fica criado o executavel e dentro do ficheiro bat escreves "cmd". Quando executas o ficheiro "shell.bat" abre uma linha de comandos nessa pasta. Se queres ainda melhor escreves um bat que te execute o programa e faça uma pausa no final. tipo : o_meu_executavel.exe pause tek.readers blog
thranduil Posted August 18, 2005 at 10:35 AM Author Report #3188 Posted August 18, 2005 at 10:35 AM ok. devem ficar contentes *cof cof convencido cof cof ^^* se eu vos disser que já resolvi o problema dos assentos. simplesmente comprei um teclado novo e aquilo começou a funcionar as mil maravilhas. tenho só agora uns problemas com os alt's (oh your god... que coisa mais estranha.......) mas nada que o hábito não resolva. agora só falta re-habituar-me a usar os acentos nas palavras (já tava habituado a escrever tudo sem acentos ^^)
Recommended Posts