ddrjm Posted April 9, 2008 at 09:59 PM Report Share #178099 Posted April 9, 2008 at 09:59 PM Boas pessoal, Já passei muitas horas nestes foruns mas só hoje me decidi registar porque preciso de ajuda 😄 Para Tema da minha PAT estou a tentar desenvolver um genero de messenger de Lan sem servidor. algo tipo P2P. estou a começar agora e estou a usar o Visual Studio 08. Alguem me podia dar umas luzes sobre que protocolos de rede usar e possivelmente darem alguns exemplos? 👍 A unica programação em rede que fiz foi no VB6 com o winsock, mas isso era só cliente/servidor. Se alguem souber algo sem ser com o winsock diga, sou novo a programar no visual studio 08 desde já agradeço a ajuda B) Link to comment Share on other sites More sharing options...
freaklori Posted April 10, 2008 at 09:41 AM Report Share #178148 Posted April 10, 2008 at 09:41 AM N estou mt por dentro disso apesar de ser algo que me cativa bastante Pesquisa por Sockets (Vb.net) o antigo Winsock (vb6) Ja que nao vai existir servidor iras usar ligaçoes do tipo cliente->cliente mas nao tenho bem a certeza Cumps... ah.. qd tiveres algo de concreto posta por ai pq julgo que isso é uma area que interessa a mais pessoal aqui no forum! FAÇO TUDO COM DUAS LINHAS DE CÓDIGO; Link to comment Share on other sites More sharing options...
ddrjm Posted April 10, 2008 at 01:44 PM Author Report Share #178184 Posted April 10, 2008 at 01:44 PM o programa vai ser muito user-friendly por isso queria que o programa ao iniciar, fizesse um "sweep" do segmento da rede e depois apresentasse os computadores numa lista para o utilizador escolher, estava tambem a pensar em atribuir um nick a cada computador que estivesse online para o utilizador se guiar melhor em vez de mostrar o nome NetBios do mesmo. Sim, quero basear a minha comunicação em cliente-cliente, e escolhi o P2P pois todos os computadores estão ao mesmo "nivel". ja estive a ler sobre o UDP mas não me é fiavel pois pode haver Packet Loss e ter um utilizador que não receba a mensagem não está nos meus planos. Já criei uma conta no Sf.net, procurem por Lan Messenger PT. Intenciono levar este projecto para alem da PAT, por isso quem quiser ajudar e participar é bem-vindo 👍 cumpz 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ddrjm Posted April 18, 2008 at 01:38 PM Author Report Share #179783 Posted April 18, 2008 at 01:38 PM *bump* ninguem responde? :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted April 18, 2008 at 04:00 PM Report Share #179815 Posted April 18, 2008 at 04:00 PM Posso dizer-te que o programa tem que agir simultaneamente como cliente e servidor. Tens que pôr o programa à escuta num determinado porto, e a dar uma determinada resposta quando alguém se ligar a esse porto. Para fazeres a pesquisa na rede local, é enviares uma mensagem para esse porto para todos os endereços da rede, e ver nos que te conseguires ligar se a resposta é o que esperas. Para outras dúvidas, tens que ser mais específico. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ddrjm Posted April 18, 2008 at 04:27 PM Author Report Share #179817 Posted April 18, 2008 at 04:27 PM Obrigado pela ajuda desde já, eu ja estive a ler sobre peer-to-peer (P2P) e a parte teorica ja a tenho mais ao menos encaixada mentalmente. Agora preciso de passar da teoria para a prática e começar a Codar. Não sei que funções usar no VB que comuniquem em rede, sou totalmente n00b em .net e programação em rede. os objectivos que pretendo atingir são: - Quando um cliente se liga, a lista de utilizadores de cada node tem que ser actualizada e o utilizador que acabou de se ligar tem que obter a lista actualizada ou fazer o sweep pelo segmento, esses passos queria que fossem feitos automaticamente para manter a simplicidade do programa. - Queria incluir a possibilidade de o utilizador escolher um nick para se identificar, em vez de ser o nome NetBios ou o IP da maquina. - Quando um utilizador quiser enviar uma mensagem, essa terá que ser enviada para o(s) membro(s) seleccionado(s) na lista de utilizdores online. - O utilizador tem que estar sempre á escuta por mensagens vindas de outros nodes, nem que essas sejam alterações de estado. - Quando um utilizador se desliga, os outros nodes têm que ser notificados na barra de estado existente no programa. Agora preciso de passar isto tudo para código, só que não sei o que fazer para começar, não sei que funções comunicam em rede (p2p perferencialemente), nao sei trabalhar direito com o .NET. Precisava que me ajudassem. Agradeço desde já o tempo e a ajuda dispensadas 😉 o principal objectivo do programa é nao haver servidor para os clientes se ligarem para comunicar mas sim os clientes comunicarem entre si. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ddrjm Posted April 22, 2008 at 10:01 PM Author Report Share #180689 Posted April 22, 2008 at 10:01 PM *bump* Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Lopes Posted May 17, 2008 at 12:24 AM Report Share #185577 Posted May 17, 2008 at 12:24 AM posso orientar qq coisa sobre isso... se ainda for preciso diz... tenho um programa parecido com esse a funcionar a 90%... o tipo que trabalhava comigo saiu...e fiquei sem tempo pra isso. Mas aquilo que eu fiz (consegui ter até 3 utilizadores em simultâneo) foi um esquema como eu entendi que tu querias. Mandava status, mensagens ofline... e por aí fora... quanto aos utilizadores...eram todos aplicacionais...e tido isso estava em BD. ;-) aquilo na altura pareceu-me programação muito à frente, sobretudo por causa das cross thread's... muito dificeis de lidar. Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts