Jump to content
HecKel

[Novo Projecto] Planeta P@P

Como achas que deveria ser o Planeta P@P?  

35 members have voted

1. 1. Como achas que deveria ser o Planeta P@P?

• "Generalista" - RSS dos blogs dos utilizadores independentemente do tema
      19
    • Tecnologia - Filtrar as categorias sobre tecnologia dos blogs dos utilizadores
      12
    • Apenas Programação - Filtrar os RSS dos blogs dos utilizadores apenas para Programação
      4
    • Outra (sugerir na thread)
      0

Recommended Posts

Nazgulled

Gostei da iniciativa até porque depois do tal post das homepages eu estava a pensar fazer algo parecido mas só para blogs, mas agora não sei se será necessário, ou se calhar pode ser útil na mesma ou talvez não, depende do ponto de vista.

A minha ideia era que o pessoal que tem blogs, num único tópico, deixava os links directos para as suas feeds e depois era simpático da parte do pessoal (no mínimo aqueles que também deixaram os links dos seus blogs) subscreverem a essas mesmas feeds (se usam software para isso). Desta forma, todos ficaríamos a par das actualizações dos blogs dos membros do P@P e todos poderíamos participar em conjunto em todos os posts em todos os blogs. Porque quem tem um blog, de certeza que gostava de ter feedback ao que escreve...

Com esta iniciativa, não sei se esta minha ideia terá alguma necessidade de existir. Pois agora basta todos subscrevermos a uma única feed. Mas lá está, para ambas as hipóteses há sempre prós e contras... Discutam isto se quiserem.

Relativamente ao projecto... Sim, o design está a precisar de um lifting valente... Se calhar só sou eu, mas um site com um visual daquelas não é nada apelativo, o que vale é que tem feeds se não era muito mau. De qualquer forma e sim eu sei que está em beta mas fica aqui a sugestão na mesma para que façam um bom design para aquilo, com um bom design, é mais facil promover o conteúdo, caso contrário, comum visual daqueles, pode não ser muito apelativo a "pessoas estranhas ao serviço" e penso que a ideia é, em parte, essa.

Uma outra sugestão que tenho e acho que isto vai dar discussão mas deixo aqui a minha opinião na mesma... Não acho que os posts deveriam estar na integra no agregador. Deviam apenas conter um excerto, quem tivesse interessado, clicava no link e ia po blog em questão. É só uma ideia...

HecKel

Começando pelo fim :)

A parte do post estar na integra, isso é configurável mas do lado do autor do blog, dá para configurarem até quanto querem enviar via RSS, do nosso lado JULGO que dê para limitar a X caracteres mas ainda não explorei bem as funcionalidades...

Quanto ao visual estar mau, é dado adquirido :cheesygrin: A ideia de lançar isto já tem um motivo simples: Esperar que fique bom é nunca mais ser lançado.

A partir de agora os projectos do P@P serão lançados quando estiverem usáveis e deixa-se espaço para a comunidade colaborar (caso do link que deixei no blog para o google code).

Desta forma os projectos avança mais depressa, quem quer ajudar ajuda, quem não quer/sabe simplesmente nem dá o email para poder adicionar no google code.

Todas as sugestões são muito bem vindas, mas se pudere colaborar melhor ainda :P

Obrigado pela critica :(

Nazgulled

Não percebi essa de ser configurável do lado do autor. Tipo, eu sei que há sempre tags para pormos nos nossos posts para o post não ficar na integra e tal, mas isso não é solução. Porque eu, no meu blog, quero os posts na integra e nos RSS quero um excerto. Isto é o que eu quero no meu blog, não vou mudar isso só para ficar a aparecer direito no agregador. Em primeiro tá o site principal, de seguida os secundários. Não sei se era a isto que te referias ou não, mas se for, não tem lógica. A não ser que haja uma tag qualquer especifica para esse agregador em que o nosso blog a ignore mas o agregador não. Bem, não vou adiantar-me mais porque não sei ao certo a que te referes, só acho que não devia estar o post na integra, isso é tirar visitas ao nosso blog mesmo e isso não é bom por varios motivos.

HecKel

Usas o WP, certo?

/wp-admin/options-reading.php

É disto que falo, tu podes definir como queres mandar a informação via FEED (não falo no blog), isto é, no teu blog tens o artigo completo mas quem vê os posts em leitores RSS e/ou agregadores só vê um sumário.

É disto que falo, que deve ser configurado da parte do dono do blog :)

Vê isto também: http://codex.wordpress.org/Reading_Options_SubPanel

EDIT: Há um bug conhecido do planetplanet para quem usa blogs alojados no WP, vou tentar resolver isso nos próximos dias, até lá vão ver o vosso nick como titulo do post em vez do verdadeiro titulo :(

djthyrax

Uma outra sugestão que tenho e acho que isto vai dar discussão mas deixo aqui a minha opinião na mesma... Não acho que os posts deveriam estar na integra no agregador. Deviam apenas conter um excerto, quem tivesse interessado, clicava no link e ia po blog em questão. É só uma ideia...

E tinha de sair do Liferea só para ir ler um post na integra? Tenho subscritos alguns feeds com essa configuração e irrita-me profundamente ter de clicar lá só para ver o resto... E acho que não sou o único. :(

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

HecKel

djthyrax, isso trata-se de uma forma de incentivo à visita no blog e bastante justo a meu ver. Se "dão" os conteúdos para agregadores ao memos que retribuam com uma visita.

Por exemplo, quem tem dominio próprio do blog muitas vezes tem ads para o sustentar, incentivando a visita ao seu blog está a procurar uma forma de ajudar na manutenção do mesmo.

Os autores dos blogs têm toda a legitimidade para activarem essas opções e nem me passaria pela cabeça impor algo contra isso, no entanto da parte da template do Planeta P@P é que não vejo sentido para "cortar" mensagens, quem quer mostrar integralmente (como eu) mostra integralmente quem quer mostrar resumo mostra resumo. Tudo não passa de configurações :(

Nazgulled

@HecKel

Reparei agora que o agregador de feeds usado é isso mesmo, ou seja, ele vai buscar o conteúdo ás feeds. Tipo, isto faz todo o sentido como é óbvio, lol, mas nem me passou tal coisa pela cabeça. Acabei de ver, e o meu post está truncado, tal como na feed. :) Nesse caso, tudo bem, cada um faz como bem entender :cheesygrin:

@djthyrax

Basicamente aquilo que o HecKel disse... Eu faço aquilo que quero com o meu blog e ninguém tem a obrigação de exigir nada relativamente a isso. Se eu estou a partilhar certa informação com o público, tenho o direito de o fazer como eu quero.

Sendo as ads uma razão para tal, mas não é única. Se tu visitares mesmo o blog, eu posso controlar melhor quem visita o quê e etc, tenho um maior controlo sobre as visitas feitas ao meu blog. E é sempre uma maneira de partilhar ainda mais informação pois no meu blog que tenho links para outros blogs e se apenas usares feeds não os vais ver, não significa que os vás visitar se fores ao site, mas poderás eventualmente fazê-lo. E como tu vais ao meu blog e poderás visitar um outro blog que eu recomende, uma outra pessoa poderá vir parar ao meu dessa forma e ter interesse nele.

Como vês, há várias razões para o fazer. Deixa de ser comodista... :(

djthyrax

Como vocês dizeram (e muito bem), todos têm o direito de mostrar apenas parte para poder fazer mil e uma coisas com as visitas que recebem. No entanto, há quem prefira dar ao utilizador final a comodidade, "cagando" um poucos nas stats (se formos ver bem, se o post for mesmo interessante, o utilizador pode divulgar o link, ou comentar o post no blog original, etc. :cheesygrin:).

Como vês, há várias razões para o fazer. Deixa de ser comodista... :(

As pessoas por natureza são comodistas (e eu não disse que não havia qualquer razão para o fazer, apenas disse que era incomodativo :) ). Mostrar ou não o post todo é um pouco como ter o título "Ubuntu 8.04 lançado" ou "Ubuntu 8.04 lançado - Tenha um sistema 3D!". Se tens o post cortado e mostras algo que chama a atenção, acredita que vais ter visita garantida. Se não tens o post cortado e tens conteúdo excelente, provavelmente o utilizador vai até querer comentar (indo ao blog, o que te garante a visita), seja para criticar ou para dizer que gostou. O facto de ter ali as coisas escarrapachadas vai aumentar as hipóteses de leitura do post, e para quem quer tirar alguma coisa de blogs (ie., lucro de publicidade), é por vezes preferível desprezar a visita obrigatória para ler o post, e criar logo um "cliente satisfeito", que faz logo mais potenciais clientes.

Anyway, o que está aqui em discussão é o Planeta P@P "cortar" os posts para obrigar a uma visita, e é com isso que não concordo: essa escolha deverá ser de cada blogger, a escolha entre comodidade para o user final e mais hits/maior pagerank/mais cliques em publicidade/wtv. :P

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Nazgulled

Desculpa mas em parte não concordo contigo. Se o título excerto do post cativar a leitura o utilizador vai clicar no link para ler mais, não é por o post ficar disponível da integra que ira cativar mais ou menos a leitura do mesmo.

Eu sou-te sincero, gosto muitas vezes de estar no meu leitor de feeds a ver os últmos podes e puder ler tudo lá sem ter de abrir a página, é muito mais comodo é verdade. Mas mesmo assim, tenho muitas feeds que truncam o post e não é por isso que deixo de as visitar para ler o post na integra se for do meu interesse. Exemplo disso é pplware, eles truncam e eu muitas vezes abro o blog para ler o post na integra e não tenho problemas nenhuns em fazê-lo. Eles querem assim, eu aceito isso, mas não nego que seja mais cómodo fazer tudo no mesmo sitio. Mas não é por eu ser comodista que vou obrigar a que façam do seu blog aquilo que quero.

E isso dos comentários é relativo... O povo Português deve ser o que menos comenta neste tipo de coisas e isso irrita-me. Todos gostam de ler estas coisas, procura certa informação, gostam dela e tal, mas comentar, ta quieto... Não custa nada dar algum feedback e isso incentiva sempre a que o autor escreva mais, sem feeedback, o pessoal perde a pica. E na maior parte dos blogs que eu vejo cá do pessoal e de outros espalhados por fóruns e tal, é raro alguém ter comentários. Com isto só quero dizer que o pessoal pode ler o post na integra, e ter alguma coisa a dizer, mas não o vai fazer. Não é por ai que vou ter mais ou menos visitas ao blog.

EuCoRi

É uma boa iniciativa, mas acho que os blogs deviam ser invite-only, porque muita gente gosta de blogar durante umas semanas e depois desistem. Mais vale ter 10-15 blogs de qualidade dedicados à informática e /ou tecnologias de informação, do que várias dezenas de blogs de fraca qualidade. Vamos filtrar tudo e dar apoio aos melhores bloggers portugueses.

Mas devo confessar que artigos sobre filmes, viagens que os bloggers fazem, echo-blogging (falarem sobre o que já foi falado 1000x), desporto, enfim tudo o que não caia na categoria informática ou seja minimamente revelante não me interessa. Há muito "noise" e pouco "signal".

É pena que não temos a versão portuguesa de blogs como o CodingHorror.

Para design/usabilidade recomendo que façam algo como isto.

Eu removi os comentários no meu blog, e foi uma das melhores decisões que fiz.

1.) Menos de 0.5% dos visitantes criam comentários, e apenas uma fracção desses mesmos postam alguma coisa de jeito. Comentários comuns como "fixe", "nice", ":P " não é o que os autores dos blogs procuram.

2.) Pessoalmente, não gosto de ver blogs bem escritos, para depois os comentários assassinarem a nossa língua. E algumas pessoas ficam irritadas quando corrigimos as calinadas que escrevem.

3. Maior parte das pessoas só escrevem comentários para obter backlinks.

4.) Perda tempo e de recursos (instalar mais plugins anti-spam, mexer no código). Mais perda de tempo para aprovar/editar/apagar os comentários. E outro benefício é que o site fica mais leve e carrega mais rapidamente.

5.) Quando vejo um blog com "0 Comentários" penso das duas uma: ou pouca gente visita este blog ou os artigos são chatos já que não levam os visitantes a discutirem o assunto que está a ser debatido.

:)

vbmaster

Já se punha era alguém a fazer um visual decente... Estou demasiadamente farto do visual do planet planet.

HecKel

Já se punha era alguém a fazer um visual decente... Estou demasiadamente farto do visual do planet planet.

Tal como deves saber, este projecto só conta com o apoio de quem o pode e quer ajudar, as colaborações são livres e até deixei link do google code para quem quiser participar a melhorar o Planeta P@P.

Somos uma comunidade de programadores e não de designers, portanto já esperava ser complicado encontrar ajuda no que respeita ao visual do Planeta P@P mas não posso obrigar ninguém a participar, pois não?

Nazgulled

É uma boa iniciativa, mas acho que os blogs deviam ser invite-only, porque muita gente gosta de blogar durante umas semanas e depois desistem. Mais vale ter 10-15 blogs de qualidade dedicados à informática e /ou tecnologias de informação, do que várias dezenas de blogs de fraca qualidade. Vamos filtrar tudo e dar apoio aos melhores bloggers portugueses.

Mas devo confessar que artigos sobre filmes, viagens que os bloggers fazem, echo-blogging (falarem sobre o que já foi falado 1000x), desporto, enfim tudo o que não caia na categoria informática ou seja minimamente revelante não me interessa. Há muito "noise" e pouco "signal".

Em parte concordo contigo, mas não sei até que ponto limitar posts a informática/tecnologia é o melhor a fazer ou se era a ideia inicial do projecto. O meu próprio blog é capaz de falar de coisas que não interessam a maior parte do pessoal que irá ver o planet do P@P, alguns posts sim, mas muitos não. Mas não estou a ver como poderíamos filtrar isso. Pensei em duas hipóteses que não me agradam muito, mas não estou a ver outra forma, mas poderia ser por tags ou categorias. Ou seja, um post que o autor chava que poderia ter interesse dentro desta comunidade, colocava esse post numa determinada categoria ou associava-lhe uma certa tag. Pessoalmente, eu não faria isso porque para mim não fazia muito sentido ter de arquivar os meus posts dessa forma, ter um categoria só para posts que aparecem no planet do p@p, para mim não faz sentido. Mas são duas hipóteses. Uma for mais invisivel de dizer "quero que este post apareça no planet", era o ideal, ms n estou a ver como.

Para design/usabilidade recomendo que façam algo como isto.

Não gosto, demasiado simples... E isso vai contra o que foi dito. Tipo, eu falei no excerto do posts e com esse design, só ficaria o titulo. Não sei se isso ia ser do agrado da maior parte das pessoas. Ter só o titulo, acho um exagero, mas numa cena deste genero, eu acho que ficava muito melhor só com excertos de posts, mas prontos, é só a minha opinião.

Quanto a parte dos comentários, eu poderia comentar muito isso que tu disseste. Há coisas que concordo, outras não, ou não lhe chamaria propriamente discordar ou concordar. Diria mais que poderia comentar isso que disseste expondo o meu ponto de vista. as não estou com paciência... :P

pedrotuga

Pessoalmente não vejo problema no planeta conter entradas não tecnicas de alguns blogs. Desde que haja uma boa percentagem de conteudo ligado a programação e desenvolvimento é o que basta.

Vou subscrever o feed :P

Nazgulled

Pessoalmente não vejo problema no planeta conter entradas não tecnicas de alguns blogs. Desde que haja uma boa percentagem de conteudo ligado a programação e desenvolvimento é o que basta.

Vou subscrever o feed :thumbsup:

E se um dia aparece lá um post da minha vida sobre algo caricato que me aconteceu? Ias ter interesse? :D

HecKel

Ei! Eu farto-me de colocar coisas sobre a minha vida no meu blog :thumbsup:

Encontrar blogs de Portugueses só sobre Programação é bastante complicado mesmo, volta e meia sou capaz de colocar um artigo ou outro (e sempre de opinião) mas o meu blog é mesmo blog pessoal, não tenho qualquer temática associada ao mesmo. Os artigos que coloco são o que me dá na telha :D

Para teres um exemplo, os meus artigos pessoais até têm despertado bastante interesse em pessoal que pretende fazer erasmus B) Já recebi alguns contactos de pessoal que nem conheço a pedirem-me opiniões sobre erasmus B)

Eu posso limitar o Planeta P@P a apenas blogs sobre Programação, mas acho que isso iria ser restritivo demais e iria ser um projecto com pouca afluência de conteúdos.

Se quiserem posso adicionar votação neste tópico.

pedrotuga

Eu acho que a ideia é mesmo essa. Ter um tema mas ser assim um pouco como uma sociedade. Sociedade no sentido de civilização, não no sentido de entidade comercial/fiscal/legal.

Knitter

Porque não possibilitar que apenas os textos sob uma determinada categoria sejam enviados para o agregador? Por exemplo, como acontece com os blogs agregados pelo sistema do netbeans.org, os utilizadores criam uma categoria no seu blog e o agregador apenas mostra mensagens com essa categoria.

Assim daria a possibilidade de um utilizador que queira apenas enviar textos sobre informática escolher os textos que quer bastando para isso usar a categoria certa.

Supondo que eu coloco o meu blog, mas acho que alguns textos são de natureza muito social e não interessariam a leitores do P@P, se o sistema me permitisse colocar apenas determinada categoria sob o agregador então poderia não colocar alguns textos e colocar outros.

Estou um pouco a falar sem saber como funciona o sistema de agregação e a supor que um texto pode estar em mais que uma categoria, e claro esta sugestão seria para acrescentar não para limitar, isto é, ao adicionar um blog ao agregador deveria ser possível escolher quais os blogs que usam a categoria para indentificar os textos e quais não usam... se calhar é trabalho a mais, o que acham?

djthyrax

Knitter, isso está ao alcance das pessoas, basta exportarem para um RSS os posts relevantes, e seria esse feed o adicionado.

Knitter

Como disse não tenho muito conhecimento do sistema, quer de agregação quer de blog, mas nesse caso é mais trabalho para o utilizador. No exemplo que disse, o do netbeans.org, basta teres uma categoria no teu blog, que o sistema usa os textos dessa categoria, não tens de alterar ou gerar nada de especial e podes adicionar/remover um texto ao agregador sem teres de alterar o feed que outro utilizador até pode estar a usar, é mais fléxivel, mas novamente, não sei se é fácil ou se é algo que se pretenda fazer.

djthyrax

Atenção que quando disse pessoas, dizia bloggers.

Nazgulled

Knitter, isso está ao alcance das pessoas, basta exportarem para um RSS os posts relevantes, e seria esse feed o adicionado.

Mas isso ia ser para uma categoria especifica, eu poderia ter uma uma tipo "Tecnologias" e outra "Programação" e ambas poderiam ter interesse ao pessoal do p@p. Como é que eu faria para que ambas fossem agregadas? A não ser que haja alguma opção no tal Planet que diga: "agregar feeds da categoria x e y do utilizador xpto".

Mas tipo, eu vejo um "problema" nisto, depois vai haver alguém que quer agregar determinada categoria (quanto mais não seja para espalhar melhor o conteúdo de determinada categoria) e depois vão existir aqueles que dizem "ah e tal o utilizador xpto ta a partilhar posts da categoria x que não têm interesse nenhum devia desactiva-la". E isso vai dar discussão...

Não sei, é pensar direito e talvez fazer votações.