Jump to content
Sign in to follow this  
deathseeker25

[GNU/Linux]EyeOS: leva os teus dados para onde quiseres

Recommended Posts

deathseeker25

Numa época em que o conceito de software sofre alterações, surge o EyeOs, um sistema operativo onde se acede através do browser e onde é o browser o interveniente máximo.

eyeos.jpgProgramado em PHP com as bibliotecas do sistema AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), o EyeOS é um sistema operativo que se acede através do browser e onde todas as aplicações se abrem através desse mesmo browser. O browser é o interpretador do código contido neste sistema operativo, totalmente programado com base no sistema revolucionário AJAX.

O sistema AJAX é uma técnica de desenvolvimento de aplicações web interactivas. O objectivo principal do sistema é fazer com que a experiência do utilizador ao navegar nessa aplicação seja mais produtiva e mais interessante. Para isso, o browser do utilizador troca dados com o servidor, sem que tenha de recarregar a página inteira sempre que o faz. Assim sendo, esta técnica aumenta a interactividade da relação aplicação-utilizador, a velocidade de navegação e usabilidade. Não estão esclarecidos ainda? De seguida certamente compreenderão. O EyeOS é um dos exemplos mais fantásticos que se pode arranjar.

Como já foi referido, o EyeOS é um sistema operativo web-based. Como o eyeOS podemos aceder aos nossos dados e aplicações em todo o lado, já que dispomos de um escritório virtual e não temos de instalar nada no computador. Dispomos de muitas aplicações no eyeOS, entre as quais se encontram o eyeBoard (onde podemos escrever as nossas notas e discutir assuntos), o eyeCalc (onde podemos fazer os nossos cálculos), o eyeCalendar (onde temos oportunidade de visualizar um calendário), o eyeHome (onde temos acesso aos ficheiros de sistema), o eyeMessages (onde podemos visualizar as nossas mensagens de e-mail), o eyeNav (onde vemos as notícias do dia), o eyeOptions (onde configuramos as opções para o eyeOS), o eyePhones (onde escrevemos os números de telefone dos nossos contactos), o eyeEdit (onde escrevemos os nossos textos e editamos os nossos documentos), o eyeInfo (onde vemos os programadores da aplicação) e o eyeApps (onde administramos as aplicações conforme quisermos).

Estas são as aplicações disponíveis por defeito, no entanto podemos sempre instalar novas aplicações através do eyeApps ou acedendo a http://www.eyeapps.org/ .

Todos os utilizadores podem experimentar um demo da aplicação acedendo a http://www.eyeos.net/eyeOS/ . Podem também instalar o eyeOS no vosso computador. Basta aceder a http://www.eyeos.org/Downloads .

O eyeOS é uma das primeiras aplicações web-based que vão ditando a evolução do conceito de aplicação. Vai já na versão 0.8.11 e todos podem visualizar o seu código-fonte de modo a aprender com a aplicação ou até a alterá-la ao gosto do programador.

Assim sendo, o eyeOS é uma aplicação inovadora, rica e em constante desenvolvimento, pelo facto de ser open-source.

Este artigo já foi lançado no Infortech United Magazine. Assim sendo, não será lançado na revista PROGRAMAR, pois gostamos de ser os pioneiros do conteúdo e nunca imitadores.

Seja como for, fica aqui para dar a conhecer aos utilizadores este excelente projecto. :confused:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.