Warrior Posted March 13, 2006 at 09:00 PM Report #18138 Posted March 13, 2006 at 09:00 PM Visto isto ser do interesse de muita gente (e pelo facto de neste forum existir pouco material de nivel mais elevado, as perguntas e explicações não saem do simples) resolvi partilhar parte do material fornecido no "Estágio de preparação para as IOI'2005" (Internacional Olympiad in Informatics) Tentarei abordar um tema por dia, e não tenho qualquer problema em responder a questões ou ver os meus tópicos organizados/editados pelos moderadores. Tentarei seguir uma lógica pelo grau de dificuldade, de forma a ser possível toda a gente acompanhar. Em cada caso, darei os exemplos em C/C++, mas se precisarem de uma adaptação para Pascal não exitem em pedir. Ordenações (ps: a função inicial de cada método é sempre a última) Provavelmente o básico da algoritmia, e toda a gente sabe que existem vários métodos para se ordenar um vector. Conhecem todos? Bubble Sort O bubble sort, funciona comparando elementos adjacentes, trocando-os se estiverem fora de ordem. Levando de cada vez o elemento maior para o fim do vector. É um algoritmo O(n^2). int bubble_sort (int p[], int n) //recebe como parametros o próprio vector e o seu tamanho { int i, j, tmp; for (i = 0; i < n; i ++) for (j = 1; j < n; j ++) if (p[j] < p[j-1]) { tmp = p[j]; p[j] = p[j-1]; p[j-1] = tmp; } } Mas este algoritmo pode ser melhorado! Já que consigamos detectar quando o vector fica ordenado, pois não faremos nenhuma troca neste caso. int bubble_sort (int p[], int n) { int sorted,i; sorted = 0; while (sorted == 0) { sorted = 1; for (i = 1; i < n; i ++) if (p[i-1] > p[i]) { swap (p, i-1, i); //trocar no vector p a posição i-1 e a posição i (podem usar o esquema da variável auxiliar do exercício de sima) sorted = 0; } } } Quicksort Um algoritmo muito melhor que o bubble sort é o quicksort, pois tem uma complexidade média de O(n log n) (Na maioria dos inputs é n log n, mas pode ser n^2 caso tenhamos mesmo azar) A ideia principal do algoritmo é partir recursivamente o vector em dois, arranjando para isso um pivot. Separando os números que são menores ou iguais ao pivot dos maiores. do_qsort (int p[], int low, int high) { if (low < high) { location = partition (p, low, high); do_qsort (p, low, location-1); do_qsort (p, location+1, high); } } int partition (int p[], int low, int high) { int i, pivot, leftwall; swap (p, low, random (low, high)); pivot = p[low]; leftwall = low; for (i = low+1; i <= high; i ++) if (p[i] < pivot) { leftwall = leftwall + 1; swap (p, i, leftwall); } swap (p, low, leftwall); return (leftwall); } qsort (int p[], int n) { do_qsort (p, 0, n-1); } Mergesort Um método de ordenação O(n log n) no pior caso (ao contrário do quicksort). Funciona partindo o vector ao meio (recursivamente, ou seja, cada uma das metades do vector, ficarão ordenadas), juntando-as logo de seguida para formar o vector original ordenado. A grande desvantagem deste método é que precisa de um vector temporário do tamanho do vector que queremos ordenar. merge (int p[], int aux[], int L1, int R1, int L2, int R2) { int i, j; i = 0; while ((L1 <= R1) || (L2 <= R2)) { if ((L1 <= R1) && ((L2 > R2) || (p[L1] < p[L2]))) { aux[i] = p[L1]; L1 = L1 + 1; i = i + 1; } else { aux[i] = p[L2]; L2 = L2 + 1; i = i + 1; } } /* copia o vector aux para p */ for (j = 0; j < i; j ++) p[j] = p[i]; } do_merge_sort (int p[], int aux[], int left, int right) { int middle; if (right - left <= 1) return; /* já está ordenado (só tem 0 ou 1 elementos) */ middle = (left+right)/2; /* divisao inteira */ do_merge_sort (p, aux, left, middle); do_merge_sort (p, aux, middle+1, right); merge (p, aux, left, middle, middle+1, right); } int merge_sort (int p[], int aux[], int n) { do_merge_sort (p, aux, 0, n-1); } ----------------------------------------------------------------------------------- Referências * http://www.cs.ubc.ca/spider/harrison/Java/sorting-demo.html * http://linux.wku.edu/~lamonml/algor/sort/sort.html * http://en.wikipedia.org/wiki/Sort_algorithm ----------------------------------------------------------------------------------- Ficam então cobertos 3 métodos de ordenação de vectores. Espero que vos sejam úteis. Amanhã usarei as ordenações para fazer pesquisas em vectores (binária, etc) Critiquem o meu primeiro trabalho.
theproject Posted March 14, 2006 at 12:08 AM Report #18175 Posted March 14, 2006 at 12:08 AM Boas, tá bakano. Mas acho que devias falar da estabilidade dos algoritmos visto que estás a fazer uma análise aos mesmos e que a estabilidade é uma propriedade importante dos algoritmos de ordenação. Tirando isso penso que está bom. Abraço []
vbmaster Posted March 14, 2006 at 02:23 PM Report #18211 Posted March 14, 2006 at 02:23 PM Eu o bublesort até percebo..... agora o resto..... 😉
deathseeker25 Posted March 14, 2006 at 03:01 PM Report #18218 Posted March 14, 2006 at 03:01 PM O Bubblesorte é fácil. 😄 Se experimentares implementar qualquer um destes algoritmos num caso prático, vais ficar a perceber exactamente qual o seu funcionamento e como o adaptar ás tuas necessidades. Experimenta criar uma lista em C++ co vários elementos (números por exemplo), todos aleatórios (podes utilizar funções com rand() , etc) e depois propõe-te a ordená-los automaticamente por ordem decrescente (o mais pequeno no início de uma lista). Para os ordenadores implementas o BubbleSort e tenho a certeza que ficas a compreendê-lo perfeitamente. Faz o mesmo para os outros e usa a tua criatividade, que vais ver que não são assim tão difíceis (tenho mais dificuldades é no MergeSort....). Warrior, keep going! 😁
Tiago Salgado Posted March 14, 2006 at 07:06 PM Report #18256 Posted March 14, 2006 at 07:06 PM Eu o bublesort até percebo..... agora o resto..... 😉 Ve isto aqui http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1467 Acredita que me ajudou bastante na implementaçao de alguns dos algoritmos que estão aí ...
vbmaster Posted March 14, 2006 at 07:41 PM Report #18269 Posted March 14, 2006 at 07:41 PM wow, isso ajudou mesmo! Havia alguns que tenho a certeza que pelo código não os ia perceber.... e agora uma pergunta para o Warrior, isto tem a ver com as olímpiadas no quê?
Warrior Posted March 14, 2006 at 09:22 PM Author Report #18315 Posted March 14, 2006 at 09:22 PM O mais importante nos concursos é a parte de algoritmia, e não a da linguagem em si, como já deviam desconfiar. Este género de exercícios ajudam a desenvolver o raciocínio. No fundo, ajudam-vos a simplificar os problemas que vos são propostos e a ver várias maneiras de o resolver. Mas de qualquer forma estava a pensar entrar com uma segunda vertente deste tópico, a das resoluções. Este é o exercício A do "Concurso inter-escolas de programação" (CIEP) deste ano. Enunciado. e a minha resolução Um pequeno pormenor: os casos de teste incluem um binário de 32 digitos (ou seja, não pensem ler como inteiro) e o 0. Verifiquem se o vosso passa. Continuando. Pesquisas Tal como ordenar, pesquisar um dado elemento num vector é sempre importante. Existem várias maneiras de o fazer: int pesquisa(int vec[],int n,int k) { //recebe o vector (vec), o numero de elementos (n) e o numero a pesquisar (k) int i=0; while ((vec[i]!=k) && (i<n)) i++; if (i==n) return -1; // retorna -1 caso não tenha sido encontrado else return i; //ou a sua posicao caso tenha } Podemos, contudo, aperfeiçoa-la. int pesquisa(int vec[],int n,int k) { int i=0; vec[n]=k; while (vec[i]!=k) i++; if (i==n) return -1; else return i; } Desta forma, não necessitamos de verificar se i<n sempre que o ciclo é usado. Pesquisa binária Permite procurar um valor num vector de uma forma muito eficiente - O(log n). Requere contudo que o vector esteja ordenado. A ideia principal do algoritmo é olhar para o elemento do meio (do vector) e decidir se devemos procurar à esquerda desse elemento ou à sua direita, caso seja maior ou menor (respectivamente) do que elemento que estamos a procurar. int bsearch (int p[], int n, int value) { int left, right, middle; left = 0; right = n-1; while (left <= right) { middle = (left+right)/2; if (p[middle] == value) return (middle); else if (p[middle] > value) /* o valor é alto demais, tem que estar para a esquerda */ right = middle-1; else /* valor baixo demais, ver direita */ left = middle+1; } /* nao foi encontrado */ return (-1); } ----------------------------------------------------------------------------------- Referências * http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_search ----------------------------------------------------------------------------------- Pesquisas é menos informação do que esperava para um post, mas visto ter perdido tempo a arranjar enunciados de concursos, e respectiva resolução.. Next -> Testes de primalidade, geração de números primos, máximos divisores comuns e minimos multiplos comuns
vbmaster Posted March 14, 2006 at 11:09 PM Report #18336 Posted March 14, 2006 at 11:09 PM O mais importante nos concursos é a parte de algoritmia, e não a da linguagem em si, como já deviam desconfiar. Este género de exercícios ajudam a desenvolver o raciocínio. No fundo, ajudam-vos a simplificar os problemas que vos são propostos e a ver várias maneiras de o resolver. Mas de qualquer forma estava a pensar entrar com uma segunda vertente deste tópico, a das resoluções. Este é o exercício A do "Concurso inter-escolas de programação" (CIEP) deste ano. Enunciado. e a minha resolução Um pequeno pormenor: os casos de teste incluem um binário de 32 digitos (ou seja, não pensem ler como inteiro) e o 0. Verifiquem se o vosso passa. Aqui está o meu código, dá feedback (é c++): #include <iostream> using namespace std; int main () { char input[80]; int n, i, j, aux, valor2; cout << "Insira os numeros a testar:" << endl; for (n = 0; (input[n] = cin.get ()) != ' '; ++n); cin >> valor2; for (i = n - 1, j = 1; i >= 0; --i) { aux += ((((int) input[i]) - 48) * j); j *= 2; } (aux == valor2) ? cout << "Certo" << endl : cout << "Errado" << endl; return 0;} E então? P.S.: estive uma horinha renhida a fazer este código agora.... 😕
Warrior Posted March 14, 2006 at 11:33 PM Author Report #18347 Posted March 14, 2006 at 11:33 PM Falha para valores grandes. Por acaso foi uma das coisas que não gostei deste concurso. Em vez de se concentrarem no importante (o algoritmo, o que fizeste) preocupam-se com porcarias como ser necessário resolver numeros de 32bits. 11111111111111111111111111111111 4294967295 No teu programa dá errado, na calculadora do windows dá certo. Lembro-m que quando lá estava tive que o resolver duas vezes porque primeiro tinha feito só com inteiros..Esquece isso. Problema EResolução Arranjei os problemas das IOIs desde 1989 a 2004 (47MBs em exercícios). Sãp é MUITO dificeis. Estava a pensar po-los online, o alojamento da P@P pode recebe-los?
vbmaster Posted March 14, 2006 at 11:37 PM Report #18349 Posted March 14, 2006 at 11:37 PM pode... verifica as condições nos threads sobre o centro de downloads. Quanto ao meu algoritmo...epah... a primeira coisa a mudar seria por o valor2 como long e por mais tamanho na array. Mas se eles vão por aí, qualquer algoritmo falha pois a memoria de um computador é limitada. 😕 Pois é... eu acho que até dava fixe para essas provas... então quando vejo problemas desse tipo passo-me mesmo (como hoje, que já devia estar a dormir pois amanhã é dia de visita de estudo) e só paro quando os resolvo. Mete mais provas... que assim sempre vou metendo o meu c++ em dia... 😛
Warrior Posted March 15, 2006 at 09:53 AM Author Report #18388 Posted March 15, 2006 at 09:53 AM Um binário de 32 bits é um decimal de 10 digitos, logo tinhas que declarar o valor 2 como "unsigned int", e é aí que está o segredo para resolver o problema. Pesquisei pelo centro de downloads e não encontrei nenhum thread. Onde anda ele?
deathseeker25 Posted March 15, 2006 at 05:27 PM Report #18425 Posted March 15, 2006 at 05:27 PM http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=281 😕
Warrior Posted March 15, 2006 at 09:57 PM Author Report #18472 Posted March 15, 2006 at 09:57 PM Vou mandar para lá então, têm é que ser vários ficheiros porque nem compactado vai lá.. Testes primalidade Por definição, um número é primo, se os seus únicos divisores são o 1 e o próprio número (excepto o um, que não é primo). Pela definição podemos arranjar muito rapidamente um algoritmo: testar se algum dos números entre 2 e n-1 dividem n, se algum deles dividir então o número não é primo. Caso contrário o número é primo. bool prime (int n) { int i; for (i = 2; i <= n - 1; i ++) if (n % i == 0) /* se o resto da divisão inteira entre n e i é zero, então i divide n */ return (false); return (true); } Mas podemos fazer melhor. Pois se um número não for primo então podemos arranjar dois números, a e b tal que n = a * b. Se considerarmos que a <= b (algum deles tem que ser menor (ou igual)), então vemos que a é menor ou igual a sqrt(n)! Desta forma basta testar os números entre 2 e sqrt(n) (inclusive). bool prime (int n) { int i, max; max = sqrt (n); for (i = 2; i <= max; i ++) if (n % i == 0) return (false); return (true); } Crivo de Eratóstenes O crivo permite gerar os primos entre 0 e n de uma forma muito mais eficiente do que testar se cada um deles é primo. Funciona eliminando os múltiplos de cada primo. int sieve () { int i, j, size=100; double max; max = sqrt (size); prime[0] = 0; prime[1] = 0; for (i = 2; i < size; i ++) prime[i] = 1; for (i = 2; i < max; i ++) { if (prime[i] == 1) for (j = i + i; j < size; j += i) /* começa no próximo multiplo de i saltando de i em i */ prime[j] = 0; } for (i=0;i<size;i++) if (prime[i]==1) printf("%d %d\n",i,prime[i]); return 0; } Referência: http://www.olympus.net/personal/7seas/primes.html Congruências Isto são simplesmente algumas relações matemáticas, uteis em programação, inuteis no dia-a-dia. (a * b) mod c = ((a mod c) * (b mod c)) mod c (a + b) mod c = ((a mod c) + (b mod c)) mod c (a - b) mod c = ((a mod c) - (b mod c)) mod c Nota: Não funciona para a divisão! Referência: http://mathworld.wolfram.com/Congruence.html Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum O máximo divisor comum gcd(a,b) de dois inteiros positivos a e b, é maior divisor comum a a e a b. Por exemplo, gcd(3,5)=1, gcd(60,12)=12, gcd(12,90)=6. O maior divisor comum gcd(a,b,c,...) pode ser também definido para três ou mais inteiros positivos como sendo o maior divisor comum a todos eles. Para o calcular, podemos fazer a factorização do número nos seus primos, e depois usar a regra que todos aprendemos no 8º ano.. os primos comuns de maior expoente. Contudo, existe uma forma muito rápida de o achar. int gcd (int u, int v) { if (v == 0) return (u); else return (gcd (v, u % v)); } Como podem ver, este método usa recursividade (o facto de uma função se chamar a si própria), pelo que quando os dois números são bastante grandes, torna o programa ligeiramente mais lento (visto ter que armazenar a informação de chamadas anteriores antes de as resolver) do que seria aconselhável. Portanto, segue uma versão mais rápida, e mais simples de se compreender. int mdc1(int a,int b) { int r; while((r=a%b)!=0) { a=b; b=r; } return b; } O mínimo múltiplo comum de dois números a e b [lcm(a,b)], é o menor número m para o qual existem inteiros positivos na e nb tais que na * a = nb * b = m É possível calcular o mínimo múltiplo comum, usando o máximo divisor comum da seguinte forma: lcm(a,b) = (a*b) / gcd(a,b) int lcm (int u, int v) { return ((u / gcd (u, v)) * v); } A implementação anterior, evita overflows, quando o resultado final cabe num inteiro. Referências: http://mathworld.wolfram.com/GreatestCommonDivisor.html http://mathworld.wolfram.com/LeastCommonMultiple.html Comparação de números de vírgula flutuante Os números de virgula flutuante nunca devem ser comparados directamente (i.e. u == v). Deve-se usar sim uma tolerância da seguinte forma: |u - v| <= epsilon. Um bom valor para epsilon é 10^-6. Exemplo em C: #define EPSILON 1E-6 bool equal (double u, double v) { if (fabs (u - v) <= EPSILON) return (true); else return (false); } Aplicação prática de números primos e divisores Aplicação prática de congruências
saramgsilva Posted March 15, 2006 at 11:16 PM Report #18488 Posted March 15, 2006 at 11:16 PM que programas interessantes...ja os tive que faz a todos!! 😕 mto fixe...tv venha aki buscar ideias para projectos futuros!! 😁 bom trab... www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
vbmaster Posted March 15, 2006 at 11:31 PM Report #18490 Posted March 15, 2006 at 11:31 PM Esse sistema de crivo de eratóstenes, torna-se mais eficiente a determinar números primos do que a usual comparação? Supera o problema que na comparação existe, de quanto maior for o número a ser testado, mais tempo ele demora a saber se de facto é primo ou não....?
saramgsilva Posted March 16, 2006 at 12:28 AM Report #18494 Posted March 16, 2006 at 12:28 AM sim, quando tens 1 conjunto grande de numeros os crivo é mais fixe...eu usei isso nakele projecto de paralela...k ainda nao apresentei aki no forum... ( nao tenho tido tempo para nada... ) www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Warrior Posted March 16, 2006 at 10:02 PM Author Report #18591 Posted March 16, 2006 at 10:02 PM O crivo não serve para determinar se um número é primo ou não, mas sim para gerar todos os números primos num dado intervalo. Tenta usar o crivo para encontrar o primos nos 1024 primeiros numeros, e depois tenta encontrá-los pelo outro métodos (divisões por todos os numeros de 2 a sqrt(n)) e compara. Prepara-te para um ctrl+c porque o pc certamente vai crashar da segunda vez. Desculpem hoje não colocar nada, mas acabei de chegar a casa. Vou tentar enviar o mail para o centro de downloads pelo menos.
saramgsilva Posted March 16, 2006 at 10:09 PM Report #18595 Posted March 16, 2006 at 10:09 PM ainda falas de 1 relativamente pequeno ( fiz 1 programa usando MPI, programa paralelizado) consegui obter ate k primo< 209 000 cuidado com off-topic www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
vbmaster Posted March 16, 2006 at 10:12 PM Report #18596 Posted March 16, 2006 at 10:12 PM Oh.... o meu pc não crashou quando eu tive umas boas 3 horas a obter primos sem limite máximo (só o da variável int) no meu programa determinador de números primos... porque haveria de crashar? 😕
_kossak_ Posted March 17, 2006 at 11:13 PM Report #18641 Posted March 17, 2006 at 11:13 PM Exemplo em C: bool equal (double u, double v) { if (fabs (u - v) <= EPSILON) return (true); else return (false); } Apenas um aparte - não tem a ver com os problemas colocados mas sim com boas práticas de programação. No código acima temos um if do tipo if (exp) then true else false. Está correcto mas é algo que se deve evitar em vez daquilo deveria ter-se: bool equal (double u, double v) { return (fabs (u - v) <= EPSILON) } o resultado da comparação <= é um boolean (true ou false), logo o resultado pode ser retornado imediatamente. Não levem a mal a correcção - eu já passei pelo mesmo e fui corrigido pelos meus profs. 🙂
Recommended Posts