erhnam Posted March 2, 2008 at 01:55 AM Report Share #170071 Posted March 2, 2008 at 01:55 AM Já me fartei de procurar pela net por um tutorial para fazer isto e não encontrei, por isso achei que vocês talvez me possam ajudar 😄 Estou a criar uma web application em ASP.NET e não quero estar a usar uma forma externa ao Visual Studio para fazer a base de dados. O que pretendo fazer, assim em traços gerais, é desenhar um diagrama de classes no Visual Studio e a partir daí serem geradas as bases de dados no SQL Server (ou noutra coisa qualquer). Essas classes são as entidades que serão manipuladas no resto da aplicação. Será que isto é possível? Eu estava inclinado a pensar que sim porque outras frameworks web funcionam assim, mas na montanha de coisas que o VS faz ainda não consegui descobrir como raio se faz isso. Criar automaticamente objectos para acesso aos dados de uma base de dados existente, sim senhor, mas o contrário ainda não encontrei. Obrigado pela ajuda Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted April 22, 2008 at 11:49 PM Report Share #180715 Posted April 22, 2008 at 11:49 PM Hum... espero que já tenhas resolvido o teu problema, mas se não resolveste, apenas usando as ferramentas que o VS dispõe, se não me engano, não consegues, o VS não oferece uma tecnologia ORM, terás de usar uma das várias que existem. Um que tenho usado já em alguns projectos, sejam aplicações desktop sejam aplicações web em Java é o Hibernate que possui uma versão para .net, o NHibernate, podes ver aqui: http://www.hibernate.org/343.html Se já for muito tarde fica pelo menos a resposta 😉 www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
erhnam Posted April 23, 2008 at 10:22 AM Author Report Share #180745 Posted April 23, 2008 at 10:22 AM Cheguei de facto à conclusão que o que estava a querer fazer não é possível. Optei então por fazer toda a estrutura da base de dados no Visio em diagramas UML (ou algo do género) e que depois permite a geração da BD automaticamente no SQL Server. A segunda parte consiste em aceder aos dados de uma forma o mais genérica e transparente possível. Acho que é para isso que o Hibernate é usado e também me falaram de outro, o netTiers. Ao investigar estes dois, deparei-me com um tal do ADO.NET Entity Framework que pelas descrições permite-me fazer exactamente o que preciso, que é ir à BD e abstrair aquelas tabelas todas e respectivas relações num modelo de objectos. Esta framework está ainda em versão beta, pelo que ainda estou um pouco reticente em usá-la, mas se não me deparar com nenhum problema de maior, deverá ser mesmo esta a minha escolha. Se alguém andar a trabalhar com isto, agradeço qualquer dica que me possam dar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
skm Posted April 23, 2008 at 12:12 PM Report Share #180761 Posted April 23, 2008 at 12:12 PM Se usares o VS 2008 ja pode com o Linq podes pegar numa Base de dados e criar classes que interajem directamente com a BD. Com tabelas, store procedures, etc. "There are two kinds of programmers. Those who write something to get the work done and those who want to write good code."João BrandãoWebsite e blog: http://jamab.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted April 23, 2008 at 12:23 PM Report Share #180762 Posted April 23, 2008 at 12:23 PM Cheguei de facto à conclusão que o que estava a querer fazer não é possível. Então acho que chegaste à conclusão errada 😉, o hibernate é uma tecnologia ORM, ela faz exactamente o que querias. Através das classes, criadas por exemplo por um diagrama de classes, cria toda a estrutura da base de dados e abstrai completamente a existência da base de dados, nem sequer precisas saber qual o motor de base de dados que estás a usar. Essa framework ADO.net parece interessante mas não conhecia por isso não sei como funciona, mas se é o que precisas. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
erhnam Posted May 6, 2008 at 06:07 PM Author Report Share #183646 Posted May 6, 2008 at 06:07 PM Hhmm Realmente não me tinha apercebido de que o Hibernate faz tudo isso. Enfim, agora estou com o dilema entre usar a nHibernate e a tal Entity Framework... Mas porque é que tem de haver sempre uma data de formas de fazer a mesma coisa? Alguém com experiência nas duas que possa dar feedback? Ou com experiência em alguma outra framework que permita fazer o mesmo. Thks! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts