Jump to content

O que acham deste livro?

Recommended Posts

Posted

Antes de mais, não estou à procura de sugestões para comprar um livro de Java, mas apenas interessado nas opiniões do pessoal que programa em Java e conhece este livro. E refiro-me ao seguinte:

http://www.fca.pt/livros-html/196_3.html

É que quem o escreveu é o prof que me vai dar este semestre Java e ele muito piadético disse que o único livro de Java em condições que por ai anda (em PT claro) era este, que por acaso tinha sido ele a escrever. Ele diz que anda a ver se compra uns pneus novos para o carro, então pede aos alunos para comprar o livro...

Só estou curioso...

Posted

Vou te ser sincero e tiras as tuas conclusões.

1 - Também aprendi Java com esse prof.

2 - Raramente fui às aulas.

3 - Aprendi Java por esse livro.

4 - Aprendi Java em menos de 2 semanas.

5 - Passei com alta nota, já não me lembro se foi 16 ou 17. Foram cerca de 3 semanas de estudo, lendo o livro (ponto 4) e fazendo o trabalho prático ao mesmo tempo antes do exame da cadeira.

6 - Gostei do livro, achei-o bastante bom, mas não é nenhuma obra de arte.

7 - Provavelmente há melhores livros, mas esse foi o único que li.

8 - Sem dúvida nenhuma que foi o melhor livro da FCA que já vi... (não os conheço todos)

Esqueci-me de um ponto. Na altura que aprendi Java, ainda era Java2. Agora que já está para sair o 6, provavelmente o livro já tem alguns tópicos desactualizados, por exemplo Programação Genérica.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

Posted

Se eu tivesse 25€ para deitar fora, ya, comprava, mas não tenho e como tu dizes, há demasiada informação na net para ser necessário comprar o livro.

Posted

Antes de mais, não estou à procura de sugestões para comprar um livro de Java, mas apenas interessado nas opiniões do pessoal que programa em Java e conhece este livro. E refiro-me ao seguinte:

http://www.fca.pt/livros-html/196_3.html

É que quem o escreveu é o prof que me vai dar este semestre Java e ele muito piadético disse que o único livro de Java em condições que por ai anda (em PT claro) era este, que por acaso tinha sido ele a escrever. Ele diz que anda a ver se compra uns pneus novos para o carro, então pede aos alunos para comprar o livro...

Só estou curioso...

Se achas que ele manda piadas sobre os pneus, espera até ele começar a falar do FCP...

Vou te ser sincero e tiras as tuas conclusões.

1 - Também aprendi Java com esse prof.

2 - Raramente fui às aulas.

3 - Aprendi Java por esse livro.

4 - Aprendi Java em menos de 2 semanas.

5 - Passei com alta nota, já não me lembro se foi 16 ou 17. Foram cerca de 3 semanas de estudo, lendo o livro (ponto 4) e fazendo o trabalho prático ao mesmo tempo antes do exame da cadeira.

6 - Gostei do livro, achei-o bastante bom, mas não é nenhuma obra de arte.

7 - Provavelmente há melhores livros, mas esse foi o único que li.

8 - Sem dúvida nenhuma que foi o melhor livro da FCA que já vi... (não os conheço todos)

Esqueci-me de um ponto. Na altura que aprendi Java, ainda era Java2. Agora que já está para sair o 6, provavelmente o livro já tem alguns tópicos desactualizados, por exemplo Programação Genérica.

Concordo com todos os pontos excepto o 4 e o 5 ^^.

Também vou fazer essa cadeira este ano e já tenho aqui o livro à mão para começar a estudar.

Posted

Já conheces o gajo e ainda vais fazer a cadeira? 😄

E como é que se concorda ou discorda de alguém dizer que conseguiu passar com alta nota? lol

Posted

Java2 não é a versão, podemos dizer que quando aprendeste era Java2SE 1.4, aqui sim, 1.4 é a versão, e que agora é Java 6, que também não é a versão, onde a versão é a 1.6.

Quanto ao livro detestei. 😉

Sim, em relação aos livros em português que vi, esse é o melhor, mas não gostei da forma como explica OO. Não consegue um bom equílibrio entre explicação teórica e explicação prática, nem penso que chegue como base para iniciar em Java, faltam muitos aspectos ou são passados apenas de forma muito leviana, tanto que é como se não estivessem lá.

O primeiro e segundo capítulo são demasiado fracos, o 3º escapa, o 4º não achei bem explicado e com alguns pontos onde parece confundir, não sei se por ser apenas um introdução e o autor ter simplificado os textos, o 5º 6º, 8º e 9º voltam a ser muito simples, no 7º onde se devia ter explicado bem a vantagem e enorme uso das interfaces acaba por ser mais um capítulo onde após ser lido ficamos com a ideia que interfaces não serve para nada de especial.

Resumindo, acho um livro que serve para leres numa tarde e ficares com uma ideia do que é Java, mas não achei nada de útil, há vários pormenores que não são abordados e que podem causar algumas dúvidas na aplicação prática. Pessoalmente não o usei para aprender Java, li o livro e coloquei de lado, mas é apenas a minha opinião.

Por outro lado o livro está mais que desactualizado, sei que não o vais comprar, mas se o prof ainda o recomenda podia perder algum tempo a actualizar a coisa 😄

Posted

Lol, ta bem...

@Knitter

Não tenho a certeza se o livro que ele falou na aula é exactamente esse, até porque ele falou nas versões e tal e disse que vamos dar a 1.5/1.6 e não as anteriores. Agora, não sei se o livro dele foi actualizado ou não e/ou lançou outro actualizado. Não sei.

Posted

Só pa dizer k tive na teórica desse prof esta semana e quando ele faou no livro ele disse k esta edição ja era de java5 k segundo ele é praticamente igual ao java6 e portanto está perfeitamente actualizado.

Pois, isso foi algo que eu já tinha certeza de ele ter dito, ainda bem que estavas mais atento do que eu 😄

Bem, isto aqui é só malta da UM, temos de começar a usar aquelas userbars da UM na assinatura aqui do fórum para mostrar as pessoas o que é bom 😉