Guest id194 Posted February 29, 2008 at 10:13 PM Report #169936 Posted February 29, 2008 at 10:13 PM Antes de mais, não estou à procura de sugestões para comprar um livro de Java, mas apenas interessado nas opiniões do pessoal que programa em Java e conhece este livro. E refiro-me ao seguinte: http://www.fca.pt/livros-html/196_3.html É que quem o escreveu é o prof que me vai dar este semestre Java e ele muito piadético disse que o único livro de Java em condições que por ai anda (em PT claro) era este, que por acaso tinha sido ele a escrever. Ele diz que anda a ver se compra uns pneus novos para o carro, então pede aos alunos para comprar o livro... Só estou curioso...
Betovsky Posted February 29, 2008 at 11:00 PM Report #169946 Posted February 29, 2008 at 11:00 PM Vou te ser sincero e tiras as tuas conclusões. 1 - Também aprendi Java com esse prof. 2 - Raramente fui às aulas. 3 - Aprendi Java por esse livro. 4 - Aprendi Java em menos de 2 semanas. 5 - Passei com alta nota, já não me lembro se foi 16 ou 17. Foram cerca de 3 semanas de estudo, lendo o livro (ponto 4) e fazendo o trabalho prático ao mesmo tempo antes do exame da cadeira. 6 - Gostei do livro, achei-o bastante bom, mas não é nenhuma obra de arte. 7 - Provavelmente há melhores livros, mas esse foi o único que li. 8 - Sem dúvida nenhuma que foi o melhor livro da FCA que já vi... (não os conheço todos) Esqueci-me de um ponto. Na altura que aprendi Java, ainda era Java2. Agora que já está para sair o 6, provavelmente o livro já tem alguns tópicos desactualizados, por exemplo Programação Genérica. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
Guest id194 Posted February 29, 2008 at 11:04 PM Report #169949 Posted February 29, 2008 at 11:04 PM Eu não quero o livro para estudar, só estava mesmo curioso... 😄
Rui Carlos Posted February 29, 2008 at 11:19 PM Report #169955 Posted February 29, 2008 at 11:19 PM Parece-me que é uma boa escolha para aprender Java, e sobretudo OO. Comprei o livro e não me arrependo, se bem que hoje, com toda a informação disponível na net, talvez já não seja tão necessário... Rui Carlos Gonçalves
Guest id194 Posted February 29, 2008 at 11:38 PM Report #169964 Posted February 29, 2008 at 11:38 PM Se eu tivesse 25€ para deitar fora, ya, comprava, mas não tenho e como tu dizes, há demasiada informação na net para ser necessário comprar o livro.
Baderous Posted February 29, 2008 at 11:58 PM Report #169969 Posted February 29, 2008 at 11:58 PM Antes de mais, não estou à procura de sugestões para comprar um livro de Java, mas apenas interessado nas opiniões do pessoal que programa em Java e conhece este livro. E refiro-me ao seguinte: http://www.fca.pt/livros-html/196_3.html É que quem o escreveu é o prof que me vai dar este semestre Java e ele muito piadético disse que o único livro de Java em condições que por ai anda (em PT claro) era este, que por acaso tinha sido ele a escrever. Ele diz que anda a ver se compra uns pneus novos para o carro, então pede aos alunos para comprar o livro... Só estou curioso... Se achas que ele manda piadas sobre os pneus, espera até ele começar a falar do FCP... Vou te ser sincero e tiras as tuas conclusões. 1 - Também aprendi Java com esse prof. 2 - Raramente fui às aulas. 3 - Aprendi Java por esse livro. 4 - Aprendi Java em menos de 2 semanas. 5 - Passei com alta nota, já não me lembro se foi 16 ou 17. Foram cerca de 3 semanas de estudo, lendo o livro (ponto 4) e fazendo o trabalho prático ao mesmo tempo antes do exame da cadeira. 6 - Gostei do livro, achei-o bastante bom, mas não é nenhuma obra de arte. 7 - Provavelmente há melhores livros, mas esse foi o único que li. 8 - Sem dúvida nenhuma que foi o melhor livro da FCA que já vi... (não os conheço todos) Esqueci-me de um ponto. Na altura que aprendi Java, ainda era Java2. Agora que já está para sair o 6, provavelmente o livro já tem alguns tópicos desactualizados, por exemplo Programação Genérica. Concordo com todos os pontos excepto o 4 e o 5 ^^. Também vou fazer essa cadeira este ano e já tenho aqui o livro à mão para começar a estudar.
Guest id194 Posted March 1, 2008 at 12:43 AM Report #169973 Posted March 1, 2008 at 12:43 AM Já conheces o gajo e ainda vais fazer a cadeira? 😄 E como é que se concorda ou discorda de alguém dizer que conseguiu passar com alta nota? lol
Knitter Posted March 1, 2008 at 09:29 AM Report #169987 Posted March 1, 2008 at 09:29 AM Esqueci-me de um ponto. Na altura que aprendi Java, ainda era Java2. Agora que já está para sair o 6, provavelmente o livro já tem alguns tópicos desactualizados, por exemplo Programação Genérica. Java2 não é a versão, podemos dizer que quando aprendeste era Java2SE 1.4, aqui sim, 1.4 é a versão, e que agora é Java 6, que também não é a versão, onde a versão é a 1.6. Quanto ao livro detestei. 😉 Sim, em relação aos livros em português que vi, esse é o melhor, mas não gostei da forma como explica OO. Não consegue um bom equílibrio entre explicação teórica e explicação prática, nem penso que chegue como base para iniciar em Java, faltam muitos aspectos ou são passados apenas de forma muito leviana, tanto que é como se não estivessem lá. O primeiro e segundo capítulo são demasiado fracos, o 3º escapa, o 4º não achei bem explicado e com alguns pontos onde parece confundir, não sei se por ser apenas um introdução e o autor ter simplificado os textos, o 5º 6º, 8º e 9º voltam a ser muito simples, no 7º onde se devia ter explicado bem a vantagem e enorme uso das interfaces acaba por ser mais um capítulo onde após ser lido ficamos com a ideia que interfaces não serve para nada de especial. Resumindo, acho um livro que serve para leres numa tarde e ficares com uma ideia do que é Java, mas não achei nada de útil, há vários pormenores que não são abordados e que podem causar algumas dúvidas na aplicação prática. Pessoalmente não o usei para aprender Java, li o livro e coloquei de lado, mas é apenas a minha opinião. Por outro lado o livro está mais que desactualizado, sei que não o vais comprar, mas se o prof ainda o recomenda podia perder algum tempo a actualizar a coisa 😄
Baderous Posted March 1, 2008 at 11:36 AM Report #169991 Posted March 1, 2008 at 11:36 AM Já conheces o gajo e ainda vais fazer a cadeira? 😄 E como é que se concorda ou discorda de alguém dizer que conseguiu passar com alta nota? lol Eu discordo da parte "Passei..." xD
Guest id194 Posted March 1, 2008 at 01:34 PM Report #169999 Posted March 1, 2008 at 01:34 PM Lol, ta bem... @Knitter Não tenho a certeza se o livro que ele falou na aula é exactamente esse, até porque ele falou nas versões e tal e disse que vamos dar a 1.5/1.6 e não as anteriores. Agora, não sei se o livro dele foi actualizado ou não e/ou lançou outro actualizado. Não sei.
magician Posted March 1, 2008 at 02:24 PM Report #170003 Posted March 1, 2008 at 02:24 PM Eu não gostei muito do livro mas se calhar é o melhor em PT. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Rui Carlos Posted March 1, 2008 at 02:38 PM Report #170007 Posted March 1, 2008 at 02:38 PM Esse livro tem o problema de estar muito centrado no programa das cadeiras de POO que o autor lecciona, e parece-me que será esse o motivo de alguns aspectos não serem abordados em profundidade. Rui Carlos Gonçalves
nata79 Posted March 1, 2008 at 09:54 PM Report #170047 Posted March 1, 2008 at 09:54 PM Só pa dizer k tive na teórica desse prof esta semana e quando ele faou no livro ele disse k esta edição ja era de java5 k segundo ele é praticamente igual ao java6 e portanto está perfeitamente actualizado. arithmeticoverflow.wordpress.com
Guest id194 Posted March 1, 2008 at 11:23 PM Report #170062 Posted March 1, 2008 at 11:23 PM Só pa dizer k tive na teórica desse prof esta semana e quando ele faou no livro ele disse k esta edição ja era de java5 k segundo ele é praticamente igual ao java6 e portanto está perfeitamente actualizado. Pois, isso foi algo que eu já tinha certeza de ele ter dito, ainda bem que estavas mais atento do que eu 😄 Bem, isto aqui é só malta da UM, temos de começar a usar aquelas userbars da UM na assinatura aqui do fórum para mostrar as pessoas o que é bom 😉
Recommended Posts