fnds Posted February 27, 2008 at 11:51 AM Report Share #169374 Posted February 27, 2008 at 11:51 AM Em que situações se deve usar html entites? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted February 27, 2008 at 12:08 PM Report Share #169375 Posted February 27, 2008 at 12:08 PM Presumo que este tópico seja na sequencia da discussão (saudável) entre mim e o djthyrax noutro tópico. O htmlentities serve unicamente para garantir que o conteudo no seu output contem apenas caracteres que são ignorados pelo interpretador de html. Cada vez que se quer mostrar texto que esteja dentro de um documento html deve usar-se esta função. Situações em que é usado frequentemente de forma errada: -escape de strings para inserir num query SQL -codificação de urls ( na verdade deve ser usado aqui mas só por efeitos de validação. A função que codifica em 'formato url' chama-se urlencode ) Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted February 27, 2008 at 07:30 PM Report Share #169511 Posted February 27, 2008 at 07:30 PM As html entities servem para representar caracteres especiais sem ficar dependente de charsets ou outras complicações. Exemplo: á = á Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted February 27, 2008 at 09:03 PM Author Report Share #169551 Posted February 27, 2008 at 09:03 PM pois, eu não quero saber o k são entites (coisa k já sei há bué), o k eu quero saber é em que situações se devem usar, isto vem na sequencia deste tópico http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=17077 Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted February 27, 2008 at 09:06 PM Report Share #169553 Posted February 27, 2008 at 09:06 PM o k eu quero saber é em que situações se devem usar representar caracteres especiais sem ficar dependente de charsets ou outras complicações. Exemplo: á = á Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
fnds Posted February 27, 2008 at 09:10 PM Author Report Share #169556 Posted February 27, 2008 at 09:10 PM ok, então no caso do fórum o mais aconselhavel é mesmo o utf8_encode().... Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted February 28, 2008 at 07:58 AM Report Share #169615 Posted February 28, 2008 at 07:58 AM Lá está. Isto é um erro do passado, a inclusão de caracteres como áíçà como entidades do html hoje em dia não faz qualquer sentido. Em vez disso deve especificar-se o charset devdamente. O grande problema disso, tendo em conta linguas como o poruguês, castelano ou francês, até nem era mal pensado, usavamos todos o mesmo charset e ficávamos todos muito felizes. Mas iamos para linguas asiáticas... cabum! É que as htmlentities nem sequer suportam o alfabeto cirílico, que é usado em quase toda a europa de leste. Realmente não faz grande sentido usar o htmlentities() pois existe o htmlspecialchars(). Ainda me lembro de lá por altures de 1996, mesmo até cerca do ano 2000, ver uma pagina em chinês, japonês, hebraico, etc. era impossivel. Hojes felizmente esses problemas foram ultrapassados. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted February 28, 2008 at 07:38 PM Report Share #169687 Posted February 28, 2008 at 07:38 PM Lá está. Isto é um erro do passado, a inclusão de caracteres como áíçà como entidades do html hoje em dia não faz qualquer sentido. Em vez disso deve especificar-se o charset devdamente. O grande problema disso, tendo em conta linguas como o poruguês, castelano ou francês, até nem era mal pensado, usavamos todos o mesmo charset e ficávamos todos muito felizes. Mas iamos para linguas asiáticas... cabum! É que as htmlentities nem sequer suportam o alfabeto cirílico, que é usado em quase toda a europa de leste. Realmente não faz grande sentido usar o htmlentities() pois existe o htmlspecialchars(). Ainda me lembro de lá por altures de 1996, mesmo até cerca do ano 2000, ver uma pagina em chinês, japonês, hebraico, etc. era impossivel. Hojes felizmente esses problemas foram ultrapassados. Não te esqueças que ✚ não deixa de ser um html entity. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted February 28, 2008 at 07:54 PM Report Share #169696 Posted February 28, 2008 at 07:54 PM Não percebi o que quiseste dizer com isso. Mas pus isso no google e encontrei esta página. http://www.danshort.com/HTMLentities/index.php?w=warni afinal o alfabeto cirílico é suportado, mas as linguas asiátias não. Penso que tendo em conta tecnologias como o unicode, o uso das htmlentities ficaria reduzido a coisas tipo isto: http://www.danshort.com/HTMLentities/index.php?w=warni não deixa de ser engraçado e tal, mas penso que não é uma cois amuito útil hoje em dia. Basta ve quão popular são os smileys em formato de imagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted February 28, 2008 at 08:15 PM Report Share #169705 Posted February 28, 2008 at 08:15 PM Não percebi o que quiseste dizer com isso. Mas pus isso no google e encontrei esta página. http://www.danshort.com/HTMLentities/index.php?w=warni afinal o alfabeto cirílico é suportado, mas as linguas asiátias não. Penso que tendo em conta tecnologias como o unicode, o uso das htmlentities ficaria reduzido a coisas tipo isto: http://www.danshort.com/HTMLentities/index.php?w=warni não deixa de ser engraçado e tal, mas penso que não é uma cois amuito útil hoje em dia. Basta ve quão popular são os smileys em formato de imagem. Não estou dentro do funcionamento dos charsets asiáticos, mas não vejo qualquer razão para não ser suportado... Anyway, eu queria relembrar que aquilo também era um html entity, não era só os < (por exemplo), e podia especificar um null char com � por exemplo. 😉 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts