Jump to content

Psicadelica com rele!

fabio123

Recommended Posts

Eu andava a procura de um progrma que funciona-se com este projecto, que seria ligado a duas lampadas atraves do rele e este ao ser accionado iria ligar e desligar uma lampada de cada vez, que estao ligadas a dois dos 3 pinos do rele (se nao souberem como funciona um rele eu explico melhor)

Projeto2.GIF

O que eu keria era um programa em C ou outra linguagem, mas como sei alguma coisa de C, era mais facil para entender

Entao o programa iria funcionar da seguinte maneira, enviaria um bit para a porta paralela por exemplo pino 2, e o rele ficara activo o que fara com que uma das lampadas acenda, de seguida retira-se esse bit do pino 2 e o rele volta ao seu estado normal ligando a outra lampada, este ciclo se for feito, de meio em meio segundo criara um genero de flash se colucarmos uma lampada de cada lado numa sala, caso nao resulte posso sempre utilizar apenas uma lempada, ja tenho todo o material e circuito so me falta saber como fazer ou arranjar um programa ja feito

Espero ter me explicado bem, qual quer duvida perguntem

Para começar, esse esquema é um bocado ambíguo. Pode até dar para perceber, mas é ambíguo. Diz ali que os pinos 18 a 25 se ligam ao ground, mas depois aparecem o 18 ligado a uma resistência, e o 20 aos 5V.

Quanto ao programa, vai depender o sistema operativo que estiveres a utilizar...

As saidas do 18 ao 25 sao a massa, para o caso de querer mos utilizar todos os pinos do 2 ao 9

Mas isso tambem nao interessa

O programa é pa funcionar como ficheiro .exe, em ambiente Windows, eu sei trabalhar com o Turbo C e quando tiver um tempinho vou começar o programa, a minha duvida é se da para definir por exemplo um periodo de 1 segundo ate o progrma voltar  a enviar 1 bit para o pino da porta e retira-lo 1 segundo depois, isto automaticamente! para fazer com  que o rele "funcione"