[PSY] Posted July 19, 2005 at 05:51 AM Report #1893 Posted July 19, 2005 at 05:51 AM Olá, sou novo aqui o forum 😉 Vi que havia um post do Skyloptilic_Boy, mas como as minhas circunstâncias são diferentes achei por bem fazer outro tópico 😉, acho que nãi fix mal :oops: Bom então e assim, eu gstava de entrar neste "mundo" mas sou um zero a esquerda, ja tentei pegar informações aqui na zona mas aqui por estes lados so mesmo arranjo informação sobre as ultimas dicas do GTA e qual a melhor tactica para o Football maneger.... :roll: Gostava de começar a programar.... mas não sei como... :shock: Acho que não é nenhum bicho de sete cabeças... Agora o meu problema e começar por aonde, visitei o vosso forum e vi tantas linguagens que fiquei meio... :roll: Alguem me da um empurrãozinho? como começo... que linguagem e quais os programas base para ter a mão 😉 Abraços
deathseeker25 Posted July 19, 2005 at 10:19 AM Report #1894 Posted July 19, 2005 at 10:19 AM Boas [PSY], Em primeiro lugar bem-vindo ao forum. Bem eu estive num dilema desses aqui há uns meses atrás quando me meti no mundo da programação exactamente nas mesmas circunstancias que tu: era mais virado para os joguinhos, quer fossem online, quer não fossem. Então, como aquilo me começava a cansar e como eu tinha um montão de perguntas que me punham a pensar como é que os programas e videojogos eram feitos, e visto que já tinha um amigo que me tinha falado da programação, resolvi experimentar a linguagem C, logo de início. Apesar de tudo, a linguagem C para iniciantes na programação, na minha humilde opinião não é a mais indicada, pois faltam as bases de todo o processo que é a programação. Por isso, parei de programar em C por uns tempos, visto que me faltavam algumas bases e que não era tão fácil compreender certos processos, e passei para o Pascal. Penso que para ti tambem será muito bom começares pelo Pascal, apanhares umas noções de Algoritmia e das bases da programação e só depois avançares para a linguagem C, tambem chamada linguagem-mãe. O Pascal é uma linguagem relativamente fácil de apanhar, visto que é muito intuitiva, apesar de já não ser utilizada para nada. Boa sorte Cumps
[PSY] Posted July 19, 2005 at 11:54 AM Author Report #1896 Posted July 19, 2005 at 11:54 AM Hmm, ok, entaum acho que já esotu decidido, agora vou averiguar melhor a area de Pascal do forum a ver se arranjo alguma documentaçao e uns nomezecos de uns prgoramas para começar a mexer:D Vou dando noticias Abraço
Dabubble Posted July 19, 2005 at 01:02 PM Report #1897 Posted July 19, 2005 at 01:02 PM Bem, eu discordo um pouco com o deathseeker25. Acho que hoje em dia há algumas linguagens muito importantes e que o pascal para efeitos de iniciação tem o defeito de ser um pouco diferente demais da maior parte delas. Mas realmente C e uma má linguagem de iniciação (principalmente devido aos ponteiros e ao facto de ser tão meticulosa) por isso na minha opinião e baseado na minha própria experiência Java aprende-se num instante (tipo 1,2 meses para programação funcional e mais um ou dois para programação orientada a objectos) isto porque não tem ponteiros explicitos nem estruturas etc... . Depois de Java para C e C++ e um salto. E java tem a vantegem de ser uma das linguagens mais utilizadas hoje em dia (não se pode dizer o mesmo de pascal) além de que é parecidissimo com C# para os fans do .NET.
[PSY] Posted July 19, 2005 at 04:38 PM Author Report #1898 Posted July 19, 2005 at 04:38 PM Hmm, vou entaum aguardei mais 1 dia para recolher mais informação, como a vários pontos de vista... 😉 Espero no final fazer a escolhe mais acertade Agradeço desde aos que me estão e vão ajudar Abraço
perdido_e_sozinho Posted July 19, 2005 at 05:31 PM Report #1899 Posted July 19, 2005 at 05:31 PM A escolha de uma linguagem de programação não é de todo pacífica. Linguagens como o Pascal e Basic fornecem o base de como funciona a programção, mas na realidade todas as outras fornecem o mesmo. Existe quem defenda as linguagens como o C++ e Java, estas têm vantagens (multiplataforma) mas é necessário muita dedicação na aprendizagem e no desnvolvimento profissional leva-se muito tempo a desenvolver quase todo o tipo de aplicações. Linguagens como VB6 / VB.NET, Delphi são de mais simples no desenvolvimento de aplicações windows type e com base de dados relacionais. Pessoalmente prefiro estas. Mas respeito a opinião de todos os outros. Com os melhores cumprimentos, Sergio Matias
Dabubble Posted July 19, 2005 at 06:31 PM Report #1907 Posted July 19, 2005 at 06:31 PM Concordo com o que disseste no entanto para quem quer saber de programação de carisma geral o assunto muda de figura. Num esforço para "sincronizar" e uniformizar o tipo de programação orientada a eventos e forms do VB6 e VB.NET a microsoft introduziu o C#, uma linguagem em tudo identica a Java e C++ ( na realidade a sintaxe e mesmo similar a Java) que no entanto potencia todas as funcionalidades do .NET. Para que se veja que as pontecialidades das linguagens (VB.NET e C#.NET) são identicas existem ate sites permitem fazer a tradução directa de uma para a outra. Ainda um pequeno aparte Java esta cada vez mais orientado a GUI e com a introdução de libraries como SWT (que usa por exemplo dll's em windows) e agora possivel fazer GUI's em Java de maneira intuiva e de aspecto nativo como qualquer outro programa. As linguens são normalmente adequadas ao que fazem algumas têm um carisma mais geral (C, C++, Java) e outras têm uma sintaxe mais orientada a fins especificos (VB6, VB.NET) por isso e incentivado aos alunos de cursos de eng. informatica ou cursos de programacao geral aprenderem as mais gerais primeiro e depois consoante a necessidade passarem para mais especificas. De novo e como disse o sergio e tudo uma questao de opiniao.
Gurzi Posted July 19, 2005 at 06:45 PM Report #1909 Posted July 19, 2005 at 06:45 PM sugiro o pascal por nao ser tao puxado como as outras linguagens e por te dar uma ideia mais simples do que é o mundo da programaçao, ajudate a começar a uzar o racicionio..
Bruno Posted July 19, 2005 at 08:05 PM Report #1912 Posted July 19, 2005 at 08:05 PM Eu sugiro C ou Java... eu começei pelo C e acho que é bastante simples se adquirires o livro correcto 😉
[PSY] Posted July 20, 2005 at 06:29 AM Author Report #1916 Posted July 20, 2005 at 06:29 AM Bom Secalhar vou mas é começar por C, talvez não seja a escolha mais acertada, mas.... com um pouco de estudo hego lá 😉 Tive a dar umas voltas pelo topico de C e vi lá este tuturial: http://informaticaesruc.no.sapo.pt/IntroducaoC.pdf Queria saber se acham que isto ja e muito avançado ou se é bom para eu coemçar, já saquei um programa que falavam nesse tópico que e o DEV-C++ Abraço
Lord Of Darkness Posted November 5, 2005 at 08:56 PM Report #6378 Posted November 5, 2005 at 08:56 PM Eu prefiro C, acho mais facil para começar do que C++. Eu comecei com Java, que tem uma sintaxe parecida com a do C++, mas para começar acho que C e a melhor.
will09 Posted November 6, 2005 at 02:14 AM Report #6390 Posted November 6, 2005 at 02:14 AM Em todas as escolas e em todus os cursos de informatica! geralmente começa-se por PASCAL 10º ano porque e o melhor para realmente compreender a programação. E no 11º Linguagem C a linguagem mae! Eu aconse-lho o pascal por ser o mais simples! O ministerio la sabe... PEACE ;)
Recommended Posts