Gurzi Posted July 15, 2005 at 10:45 PM Report #1882 Posted July 15, 2005 at 10:45 PM alguem já ouviu falar de átomos e expressoes simbolicas? estou a ler isto dum livro so de pascal e nao estou apanhar !
filip_e Posted July 16, 2005 at 10:58 PM Report #1883 Posted July 16, 2005 at 10:58 PM Tem aqui umas cenas a falar disso n sei e se ajudara http://www.dc.ufscar.br/~lucia/notasDidaticas/LingProgram/LISP-2005.ppt
Gurzi Posted July 16, 2005 at 11:13 PM Author Report #1884 Posted July 16, 2005 at 11:13 PM Mas vocês trabalham com isto ? é que estou a começar e isto esta-me a deixar nervoso.. nao pesco nem percebo para que isto serve .
deathseeker25 Posted July 16, 2005 at 11:26 PM Report #1885 Posted July 16, 2005 at 11:26 PM mas voces trabalham com isto ? é que estou a começar e isto estáme a deixar nervoso.. nao pesco nem percebo para que isto serve . Já programo em Pascal á bastante tempo, apesar de ultimamente ter parado um pouco e ter-me dedicado mais ao estudo de C, e nunca trabalhei com expressões simbólicas. Acho até que isso não é muito utilizado,e mesmo que seja, devem ser elementos da programação que podem ser contornados com outras instruções. Cumps
Gurzi Posted July 17, 2005 at 11:06 AM Author Report #1886 Posted July 17, 2005 at 11:06 AM ah bom é que já me estava assustar lol e voces usam mt functions ? é que por tudo e por nada o livro que estou a ler utilizar function blablabla :\
Gurzi Posted July 17, 2005 at 02:02 PM Author Report #1887 Posted July 17, 2005 at 02:02 PM Pretende-se um programa para calcular o preço em escudos a pagar ou a receber por um cliente de um posto de câmbios, em operaçoes de compra e vebda de divisas, respectivamente, dados o cambio aplicavel e a quantidade de divisas e sabendo que sobre as vendas recai uma taxa de 6 por mil. Alem disso, quando o resultado n for multiplo de 5 de 5 deve ser arrendondado para o multiplo de 5 precendente nas compras e seguinte nas vendas. no livro está assim o ArrBaixo function ArrBaixo(n : integer); Begin ArrBaixo := n - n Mod 5 end; alguem percebe isto ? nao me estou a dar mt bem com as funçoes
deathseeker25 Posted July 17, 2005 at 06:41 PM Report #1888 Posted July 17, 2005 at 06:41 PM Citação Pretende-se um programa para calcular o preço em escudos a pagar ou a receber por um cliente de um posto de câmbios, em operaçoes de compra e vebda de divisas, respectivamente, dados o cambio aplicavel e a quantidade de divisas e sabendo que sobre as vendas recai uma taxa de 6 por mil. Alem disso, quando o resultado n for multiplo de 5 de 5 deve ser arrendondado para o multiplo de 5 precendente nas compras e seguinte nas vendas. no livro está assim o ArrBaixo function ArrBaixo(n : integer); Begin ArrBaixo := n - n Mod 5 end; alguem percebe isto ? nao me estou a dar mt bem com as funçoes Bem em C e m Pascal a estrutura das funções é muito parecida. Elas servem para simplificar o código e para que a leitura e a própria escrita sejam mais facilitadas. Imagina que queres escrever isto no ecra: ************************** Pascal rula muito! ************************** C rula muito mais! ************************** Normalmente em Pascal, fá-lo-ias desta forma: begin writeln('**************************'); writeln('Pascal rula muito!'); writeln('**************************'); writeln('C rula muito mais!'); writeln('**************************'); end. Ora com as funções poderias fazer isto de forma muito mais simplificada. Imagina que crias uma função para cada linha de asteriscos, visto que é o que dá para simplificar neste caso.Farias desta forma: Function asteriscos(**************************: char) Nota: esta função não está correcta, mas dá para exemplificar o objectivo das funções ao utilizador em questão. Assim: Function asteriscos(**************************: char); begin astericos; writeln('Pascal rula muito!'); asteriscos: writeln('C rula muito mais!'); asteriscos; end. Resumindo, as funções servem para fazer com que uma determinada tarefa se torne mais simples de escrever e ler ao longo do código e faz com que este não seja tão repetitivo. Assim as funções utilizam-se em códigos extensos de forma a facilitar a programadores a leitura e escrita do código. As funções podem realizar uma e só uma tarefa. Para diferentes tarefas, diferentes funções---> não te esqueças disto. Espero ter ajudado.... ;) Cumps
Gurzi Posted July 18, 2005 at 12:03 AM Author Report #1889 Posted July 18, 2005 at 12:03 AM Pretende-se um programa para calcular o preço em escudos a pagar ou a receber por um cliente de um posto de câmbios, em operações de compra e venda de divisas, respectivamente, dados o cambio aplicável e a quantidade de divisas e sabendo que sobre as vendas recai uma taxa de 6 por mil. Alem disso, quando o resultado n for múltiplo de 5 de 5 deve ser arredondado para o múltiplo de 5 precedente nas compras e seguinte nas vendas. Resolução : Program cambios; var cambio : real; divisas,escudos : integer; op : char; const taxa = 0.006; function ArrBaixo(n :integer) : integer; Begin ArrBaixo := n -n mod 5 End; Function ArrCima(n : integer) : Integer; Begin Arrcima := ArrBaixo(n+4); End; Function Compra(c : real; q :integer) : Integer; Begin Compra := ArrBaixo(round(c*q)) End; Function Venda(c : real; q :integer) : Integer; Begin Venda := ArrCima(round(c*q*(1*taxa))) End; Procedure Realiza; Begin write('Compra(c) ou Venda(c)'); read(op); write('Cambio ? '); read(cambio); write('Quantidade? '); read(divisas); readln; End; Procedure Escreve; Begin write('Sao',escudos:2,'$00'); readln; end; Begin Realiza; If op = 'C' then escudos := Compra(cambio,divisas) else escudos := Venda (cambio, divisas); Escreve; readln; End. Não percebo o porquê disto : Function Venda(c : real; q :integer) : Integer; Begin Venda := ArrCima(round(c*q*(1*taxa))) de ter que se multiplicar o 1 pela taxa nem sei de onde surge aquele 1e disto : Function ArrCima(n : integer) : Integer; Begin Arrcima := ArrBaixo(n+4); o porque de ser n + 4 e não n +5 ou +3 ..
Bruno Posted July 18, 2005 at 12:37 AM Report #1890 Posted July 18, 2005 at 12:37 AM Não sei pascal e nem tentei compreender profundamente o programa... Mas arriscava a dizer q a multiplicação por 1 é para tornar aquilo um numero (float)... Porque uma constante por default é uma cadeia de caracteres 😉
Gurzi Posted July 18, 2005 at 10:07 PM Author Report #1891 Posted July 18, 2005 at 10:07 PM um numero é um float? mas alguem sabe explicar sff ?
Bruno Posted July 19, 2005 at 01:12 AM Report #1892 Posted July 19, 2005 at 01:12 AM um numero é um float? Tipo um numero pode ser um real, irracional, natural... decimal... Logo, o float é um numero e um número pode ser mta coisa! 😉
Gurzi Posted July 19, 2005 at 07:26 PM Author Report #1911 Posted July 19, 2005 at 07:26 PM e o porque de o ArrBaixo(n+4) porque o 4 ? e nao 5 ?ou nao 3 ?
will09 Posted October 29, 2005 at 02:29 PM Report #5976 Posted October 29, 2005 at 02:29 PM eu penso que se trata dos arredondamentos! tipo 2,5 é 3 mas 2,4 já é 2 tas a ver a lógica penso qu seja disso para arredondar os nums! Espero que ajude PEACE
Recommended Posts