Jump to content
Sign in to follow this  
febra

[ActionScript] Criar um hiperlink

Recommended Posts

febra

1. Criar um novo documento no Flash Mx. Escolher File | New. Um novo documento em branco é exibido.

2. A partir da caixa de ferramentas escolher a ferramenta [Oval] e desenhar um circulo na área branca (Stage) do Flash Mx. Depois do circulo estar desenhado seleccioná-lo com a ferramenta [Arrow].

3. Depois do circulo seleccionado, pressionar a tecla F8, a caixa de diálogo [Convert to Symbol] é exibida. No campo [Name] damos um nome ao botão que neste caso será [Hyperlink]. Na secção [Behavior] seleccionamos a opção [Button]. A caixa de diálogo deverá ter este aspecto:

d.JPG

4. Pressionar a tecla [OK] para fechar a caixa de diálogo. O circulo é agora um botão. Com o botão direito do rato dar um clique sobre o circulo e escolher a opção [Actions].

5. A partir do painel [Actions], dar um clique no símbolo mais ( + ) e escolher Actions | Browser/Network | getURL.

e.JPG

6. A seguir definimos o URL (endereço) que pretendemos carregar quando o utilizador dá um clique sobre o botão. Neste caso vamos abrir uma nova janela do browser com o site http://www.portugal-a-programar.pt. A caixa de diálogo deverá ter este aspecto:

f.JPG

7. Gravar o ficheiro como [hiperlink.fla] e a seguir aceder ao menu File | Publish Preview | HTML para visualizarmos a animação no Browser.

A opção [Window]

Deves ter reparado que quando clicamos no botão, a página foi carregada numa nova janela do browser. Mas nem sempre desejamos que os links abram numa nova janela. Por vezes queremos que os links abram na janela actual do browser. É neste caso que a opção [Window] é fundamental.

Neste Tutorial escolhemos a opção _blank de quatro escolhas possíveis. Agora é altura de termos uma pequena explicação sobre cada uma delas:

_self

Carrega o link na janela actual do browser. Esta é a opção pré-definada pelo Flash para abrir qualquer link.

_blank

Carrega o link numa nova janela tal como vimos neste tutorial.

_parent

Esta opção é especialmente útil quando trabalhamos com páginas que contêm frames. Ao escolhermos a opção _parent as frames são eliminadas e a página passa a ser carregada numa janela normal do browser sem frames.

_top

Carrega o link na frame do topo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
diabolickman

Boas pessoal.

Tou com um problema em flash cs3. Tenho de fazer um cd interactivo, mas deparei-me com um problema.

Tenho um botão feito em actionscript 3.0, que por acaso foi editado de um outro que encontrei na net. Mas quando tento inserir uma hiperligação, seja ela pra uma frame ou para um site web dá-me sempre este erro: "1087: Syntax error: extra characters found after end of program." na parte "on (release) {". Tenho a certeza que o código está perfeito, mas porém não tenho a certeza se pode ser usado em AS 3. O código usado foi:

on (release) {
 getURL("www.google.pt","_blank");
}

Se alguém conseguir ajudar agradeço :) ...E já agora pedia respostas rápidas pois tenho menos de 1 semana para concluir o projecto :P ..

Cumps

Share this post


Link to post
Share on other sites
deejorg

Boas!

Esse código está errado para as3. Ou colocas o projecto como as2 ou então colocas um instance no botão e usas o seguinte código:

instanciadobotao.addEventListener( MouseEvent.Click, botaoClick );

function botaoClick( e:MouseEvent )
{
     navigatoToURL( new URLRequest("http://www.google.pt"), "_blank" );
}

Alguma dúvida ou erro é só dizer  :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.