Ir para o conteúdo
Rui Carlos

Encoding recomendado

Mensagens Recomendadas

Rui Carlos    311
Rui Carlos

Alguém me sabe dizer se existe algum encoding recomendado para usar no XML?

Por norma, opto pelo UTF8, pois tenho a ideia que é o melhor suportado nos vários SOs, e o que se adapta às várias línguas.

Mas existe alguma recomendação oficial (por exemplo, da W3C) para utilizar UTF8 (ou outro encoding)?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
magician    2
magician

Eu uso também UTF8 com UTF8 até chinês consegues codificar :) também podes usar ISO mas por norma todos os XML que vejo são UTF8 até os gerados por API como o Java.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Estive a ler já não sei onde sobre a forma como o unicode funciona e parece que o unicode cobre praticamente todas as linguas faladas actualmente e mais algumas linguas que caíram em desuso.

Posto isto, é necessária uma tabela de conversão entre valores numéricos que são os que são armazenados num ficheiro e o respectivo simbolo do unicode. É aqui que entra o UTF-8. Agora não me lembro ao certo, mas lembro-me que cobre todos os caracteres extra das linguas que todas que usam os alfabetos latino ou cirílico ( é assim que se chama?? ) e ainda as linguas asiáticas, pelo menos japones, coreano e mandarim tenho a certeza.

Pode não interessar muito para um dataset novo, mas tambem tem a vantagem de o ascii ser compativel com ele ( UTF-8 ).

Moral da historia, se usares unicode estás seguro, quanto à tabela a escolher o UTF-8 terá tambem tudo o que precisares, e mesmo que no futuro apareçam outros caracteres como aconteceu com o do euro, podes sempre actualizar isso de UTF-8 para outro mapeamento unicode que aparecer sem quaisquer erros pois o encoding continua a ser unicode.

Quanto às entidades xml, até o ascii as suporta por isso nem aí há perigo de quebra da estrutura do xml.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    311
Rui Carlos

Mas há alguma recomendação "oficial" para a utilização do UTF8?

A minha questão já não é qual o encoding devo usar. Eu usei UTF8 devido ao amplo suporte de caracteres que possui. Mas gostava de ter um argumento mais forte para justificar esta opção. A existência de recomendações ajudava bastante.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco

O facto de o UTF-8 ser o formato por omissão do XML de acordo com a especificação do W3C, faz com que isso seja uma recomendação para usar UTF-8, a não ser que tenhas que fazer algo que ele não consegue fazer.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Tens a vantagem de ser um encoding cujo alvo é o unicode que neste momento é o projecto mais arrojado no que toca a caracteres.

Não há grandes recomendações oficiais uma vez que ninguem manda no que cada um faz com o seu computador.

Mas penso que é consensual que o projecto unicode se está a afirmar como o caminho a seguir.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Realmente também não consegui encontrar uma recomendação para a escrita de ficheiros XML, existe sim uma obrigação para que os processadores de XML suportem UTF-8 e UTF-16, UTF-32 não é obrigatório. Quanto ao enconding que o autor usa, não encontrei informação.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    78
M6

A codificação a usares no XML depende do conteúdo que o mesmo possui.

Por exemplo, se o XML tiver informação na língua portuguesa, deves usar uma codificação ISO latina: ISO-8859-1, se usares apenas caracteres ASCII da parte da tabela comum, basta o UTF-8.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    311
Rui Carlos

O meu problema é que eu não sabia à partida qual ia ser a língua/encoding do ficheiros que ia ter que transformar com a stylesheet que estava a fazer. Os exemplos que tinha estava em português/latin1, mas podia ter que transformar ficheiros noutros encodings.

Como o encoding não estava disponível no ficheiro XML (o que me pareceu uma falha na especificação do mesmo), tinha que escolher um, e optei pelo utf8.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Nesse caso talvez o UTF-16 fosse o mais indicado, dado que suporta mais do que o UTF-8.

Suportam o mesmo, ambos combrem por completo todos os codepoints do unicode, a diferença é a forma como é feito o mapeamento.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco
Por exemplo, se o XML tiver informação na língua portuguesa, deves usar uma codificação ISO latina: ISO-8859-1, se usares apenas caracteres ASCII da parte da tabela comum, basta o UTF-8.

ISO-8859-1 está desactualizado, não suporta o Euro... Para isso utilizaria ISO-8859-15, que suporta o Euro. E ainda assim eu preferia utilizar Unicode, mesmo que documento fosse em Português, pois poderia por exemplo introduzir mais simbolos matemáticos.

Nesse caso talvez o UTF-16 fosse o mais indicado, dado que suporta mais do que o UTF-8.

No XML, se omitires o enconding, então por omissão ele é UTF-8, por isso esse seria mais adequado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade