Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

ScreamingNoises

[Opinião] Aplicação de gerenciamento de uma agência imobiliária

Mensagens Recomendadas

ScreamingNoises    0
ScreamingNoises

Boas,

Eu estava a pensar em começar a trabalhar numa aplicação de gestão para a agência imobiliária do meu pai, pois aquilo tá uma lástima, as fichas dos imóveis e dos clientes são guardados em documentos de word e em pastas partilhadas  :)

Por isso queria começar a trabalhar numa aplicação que inicialmente terá apenas uma base de dados, guardando as fichas dos clientes e as fichas dos imóveis, coisa simples em SQL, 3 tabelas penso eu. Também terá suporte de login para um administrador alterar/adicionar as fichas e outra opção para consulta das fichas. Outra opção que também necessita é a opção de escolha de utilização de uma base de dados local ou em outro computador remoto, para poder instalar a aplicação em 4/5 computadores e um deles ter a base de dados e os outros acedem à base de dados pela rede.

Eu estava a pensar em utilizar o Visual Studio 2008 para fazer isto, o que acham da escolha da linguagem? que outras alternativas eu tenho? Conseguirei fazer isto tudo com esta linguagem? e quanto ao desenho da interface, dentro do layout do windows tenho muita liberdade? por exemplo montar a interface como eu gostar?

Inicialmente a aplicação seria só com estas funcionalidades, mas depois, dependendo da minha familiarização com a linguagem, gostava de a evoluir um bocado.

Coloquem aqui as vossas opiniões,

Obrigado :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ScreamingNoises    0
ScreamingNoises

Eu nunca trabalhei com o Visual Studio 2008 mas acho que aquilo usa C#, não é?

Pelo menos recomendaram-me usar o .Net Visual Studio 2003 e pelo que vi no site da microsoft o Visual Studio 2008 é a última versão desta aplicação.

Alguém já usou isto que possa dar uma opinião? ou então que outras linguagens conhecem que dê para fazer o que eu quero?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
perdido_e_sozinho    0
perdido_e_sozinho

A última versão do visual studio é 0 2008. Podes usar C# ou VB.NET. No entanto se o objectivo é trabalhar em rede, porque não usar uma página web?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ScreamingNoises    0
ScreamingNoises

Porque acho que com uma aplicação aquilo iria ficar bastante mais estável e o objectivo não é só trabalhar em rede, inicialmente sim, mas o program eventualmente iria ficar com bastante mais funcionalidades.

O visual studio 2008 posso usar C# ou vb.net, mas como funciona? algumas coisas posso fazer em C# e outras em VB.NET ou só posso usar uma das linguagens? qual a mais recomendada?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
perdido_e_sozinho    0
perdido_e_sozinho

Podes fazer o download do vb.net express ou c# express. Apenas se fizeres controlos pessoais é que poderás fazer uso de duas linguagens diferentes.

Não tenho a lista de funcionalidades que queres criar mas deve existir muito pouca coisa que não possa ser feita online.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Opinião pessoal, e relembro pessoal, não quero que ataquem :thumbsup:

Se queres mesmo usar apenas microsoft,  Visual Studio Express C#, na última versão que não sei qual é, deve ser a 2008. Porquê C# e não VB.net, porque VB é uma péssima desculpa para linguagem (opinião lembram-se? :)).

Microsoft Visual Studio Express Edition +MS SQL Server Express edition e tens o programa feito quase sem custo, as licenças penso que não serão problema. O único problema é que ficas completamente agarrado à Microsoft, para mim é um problema muito grande.

Uma outra solução seria desenvolveres em Java. Usarias Netbeans IDE + Hibernate dando a possibilidade de usar que motor de base de dados bem entendesses, se quisesses mudar não havia problemas de maior, poderias usar até a plataforma netbeans para desenvolver a aplicação, já tem várias funcionalidades úteis.

Web é um boa opção também, ganhas independência para o cliente, teoricamente funcionará em qualquer browser, logo não terás de colocar mais software no PC cliente, mas ao retirares software do cliente vais ter de o colocar no servidor, vais precisar de um servidor web.

Sinceramente, não sabendo que tipo de conhecimentos tens nem que vontade/disponibilidade tens para aprender coisas novas, talvez VS2008 com C# seja a opção a escolher.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ScreamingNoises    0
ScreamingNoises

Desde agradeço todas as vossas respostas.

Quanto ao que o Knitter disse:

Microsoft Visual Studio Express Edition +MS SQL Server Express edition e tens o programa feito quase sem custo, as licenças penso que não serão problema. O único problema é que ficas completamente agarrado à Microsoft, para mim é um problema muito grande.

As licenças não são problema pois pela faculdade tenho uma licensa para o Visual Studio 2008, quanto ao MS SQL Server Express Edition é que não sei, mas facilmente arranja-se isso;)

Quanto a ficar agarrado ao Windows, não há problema, pois não tenciono comercializar/divulgar o programa e também lá na agência não vejo eles usarem outro SO além windows

Web é um boa opção também, ganhas independência para o cliente, teoricamente funcionará em qualquer browser, logo não terás de colocar mais software no PC cliente, mas ao retirares software do cliente vais ter de o colocar no servidor, vais precisar de um servidor web.

A aplicação não tem funcionalidades para a rede, ou seja, a única razão que preciso que a aplicação esteja ligada à rede é para poder partilhar a base de dados para outros computadores, apenas dentro da rede local, para que a possam utilizar/alterar. Acho que para o que eu quero fazer não há necessidade de criar uma aplicação web.

Sinceramente, não sabendo que tipo de conhecimentos tens nem que vontade/disponibilidade tens para aprender coisas novas, talvez VS2008 com C# seja a opção a escolher.

Quanto a conhecimentos acho que não qualquer problema, já trabalhei com PostgreSQL, C, C++, Java, PHP, Lisp, Assembly e mais umas quantas.

Com isto, penso que para o que eu quero fazer, a melhor alternativa é o Visual Studio, utilizando C# com suporte para SQL.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

As licenças não são problema pois pela faculdade tenho uma licensa para o Visual Studio 2008, quanto ao MS SQL Server Express Edition é que não sei, mas facilmente arranja-se isso;)

Atenção que a licença da faculdade não te permite usar o produto para fins não académicos, tenho a mesma licença :)

As vesões express são gratuitas, mesmo para fins comerciais, possuem algumas limitações a nível tecnológico, por exemplo as verões express do VS estão separadas por linguagem, na de C# não podes usar VB ou C++, na de Web só podes usar a tecnologia ASP.net.

Mas servem bem para o que queres, por isso é que disse que as licenças não serão problema, o software é gratuito :thumbsup:

A aplicação não tem funcionalidades para a rede, ou seja, a única razão que preciso que a aplicação esteja ligada à rede é para poder partilhar a base de dados para outros computadores, apenas dentro da rede local, para que a possam utilizar/alterar. Acho que para o que eu quero fazer não há necessidade de criar uma aplicação web.

Creio que estás a ver mal a opção web ou porque te dissemos que é uma boa opção, no entanto também não acho importante, é apenas uma escolha que neste caso não dá muito impacto ao produto final, mas uma aplicação web não é necessáriamente uma aplicação que está na internet, pode estar muito bem quietinha num intranet ou num único PC :P

Quanto a conhecimentos acho que não qualquer problema, já trabalhei com PostgreSQL, C, C++, Java, PHP, Lisp, Assembly e mais umas quantas.

Sendo assim, a minha recomendação vai para Java + PostgreSQL, mas a escolha por VS2008 não é de todo má.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
MX+    0
MX+

TEm cuidado com as licensas porque para poupar uns trocos podes arranjar problemas pro teu pai.

Nos dias que correm as empresas têem de ter todas as licensas. É um investimento que te afasta problemas.

É que depois a emenda fica pior que o soneto.

Cumprimentos e boa sorte com o projecto!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
saunde    0
saunde

TEm cuidado com as licensas porque para poupar uns trocos podes arranjar problemas pro teu pai.

Nos dias que correm as empresas têem de ter todas as licensas. É um investimento que te afasta problemas.

É que depois a emenda fica pior que o soneto.

Cumprimentos e boa sorte com o projecto!

Concordo... o melhor é fazeres em Java e MySql por exemplo...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Isso é um pouco má informação... Não é problema nenhum em usar uma versão express do visual studio, a licença foi criada mesmo para isso.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ScreamingNoises    0
ScreamingNoises

Concordo... o melhor é fazeres em Java e MySql por exemplo...

Epá sempre posso fazer utilizando a versão express edition, mas não vejo problema usando a licensa da faculdade, para todos os efeitos foi uma aplicação que fiz para uma cadeira e que eles estão a testar lá.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter    101
Knitter

Epá sempre posso fazer utilizando a versão express edition, mas não vejo problema usando a licensa da faculdade, para todos os efeitos foi uma aplicação que fiz para uma cadeira e que eles estão a testar lá.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Yeah right... embora tenha algumas dúvidas sobre o conhecimento dos senhores da ASAE, não que os ache ignorantes, apenas que é complicado manter um registo de todos os tipos de licença que existem, há sempre a possibilidade de saberem a diferença entre uma licença MSDN AA que é que tens, e uma licença comercial. Queres correr o risco? E mais, dado que tens o IDE de borla não vejo porquê sequer usar uma versão que pode dar problemas?

Usa Java e um IDE livre ou uma edição Express do VS e acabam-se os problemas :(

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade