ZNez Posted January 11, 2008 at 12:06 AM Report #159191 Posted January 11, 2008 at 12:06 AM Boas, estou aqui a ver uns exercícios na internet sobre recursividade e não estou a perceber muito em este. Será que alguém me pode explicar? #-*-coding:cp1252-*- def torres_hanoi(n,a,b,c): "Implementação das torres de Hanói" if n==1: print "move disco %d de %s para %s" % (n,a,c) else: torres_hanoi(n-1,a,c,b) print "Move disco %d de %s para %s" % (n,a,c) torres_hanoi(n-1,b,a,c) print torres_hanoi(3,a='Início',b='Auxiliar',c='Fim') Output: move disco 1 de Início para Fim Move disco 2 de Início para Auxiliar move disco 1 de Fim para Auxiliar Move disco 3 de Início para Fim move disco 1 de Auxiliar para Início Move disco 2 de Auxiliar para Fim move disco 1 de Início para Fim
Tharis Posted January 11, 2008 at 09:32 AM Report #159214 Posted January 11, 2008 at 09:32 AM Mas o que é que queres que te expliquem?
ZNez Posted January 11, 2008 at 06:58 PM Author Report #159279 Posted January 11, 2008 at 06:58 PM Nao estou a perceber o funcionamento do codigo... Se apenas quando n=1 é que realiza a opcao 1 porque e q a primeira opcao q ele devolve e essa (se e inicialmente e 3)? Tambem nao estou a perceber a passagem d poste em poste...
Betovsky Posted January 11, 2008 at 07:41 PM Report #159285 Posted January 11, 2008 at 07:41 PM #-*-coding:cp1252-*- def torres_hanoi(n,a,b,c): "Implementação das torres de Hanói" if n==1: print "move disco %d de %s para %s" % (n,a,c) else: torres_hanoi(n-1,a,c,b) print "Move disco %d de %s para %s" % (n,a,c) torres_hanoi(n-1,b,a,c) print torres_hanoi(3,a='Início',b='Auxiliar',c='Fim') Execução: print (torres_hanoi(3, inicio, auxiliar, fim)) - if 3 == 1 (FALSE) - torres_hanoi(2, inicio, fim, auxiliar) - if 2 == 1 (FALSE) - torres_hanoi(1, inicio, auxiliar, fim) - if 1 == 1 (TRUE) - print "move disco 1 de inicio para fim" - print "Move disco 2 de inicio para auxiliar" - torres_hanoi(1, fim, inicio, auxiliar) - if 1 == 1 (TRUE) - print "move disco 1 de fim para auxiliar" ETC Espero que de para veres como funciona a recursividade... "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
ZNez Posted January 11, 2008 at 09:35 PM Author Report #159307 Posted January 11, 2008 at 09:35 PM Não estou a perceber e o segundo passo... Tipo... o programa esta sempre a chamar-se ate n=1, onde corre a clasula de 'if n=!' e passa o disco de inicio para auxiliar... agora a segunda parte e q n estou a perceber... eu no print nao tenho o b, mas ele aparece no meu output.
Betovsky Posted January 11, 2008 at 09:39 PM Report #159310 Posted January 11, 2008 at 09:39 PM Não percebi a tua dúvida. O que queres dizer com "eu no print nao tenho o b" ? "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
ZNez Posted January 11, 2008 at 09:49 PM Author Report #159316 Posted January 11, 2008 at 09:49 PM eu dei o valor de 3 a n... ou seja a condicao if n==1 é falsa, passando para a else que volta a chamar a funcao torres_hanoi, mas desta vez com n=2 e como segundo argumento temos c (='fim') e nao b (='auxiliar'), volta a nao ser igual a um, voltando a ir a else, voltando a chamar a funcao. agora ja temos n==1, entao move o disco de a (='inicio') para c. ja tendo feito este print porque e q volta a funcao 'else'? Se e valida para uma das condicoes, nao deveria passar a else...
Betovsky Posted January 11, 2008 at 10:12 PM Report #159321 Posted January 11, 2008 at 10:12 PM hmm, se percebi a tua dúvida... Se tivermos o seguinte bloco de código if n == 1: print "welele!!!" else : print "um" print "dois" print "tres" Se o n não for 1, então vai para o else, que em si também é um bloco de código. Vai executar a primeira instrução, ou seja, a função print com o argumento "um". Por acaso não temos aqui o código dessa função, mas imaginemos que ela percorre a string num ciclo e manda para o ecrã letra a letra. Vai chegar a uma altura que mandou as letras todas para o ecrã, e então dá a função por terminada. Nesse instante o programa volta para trás, ou seja, para o ponto onde a função foi chamada (o bloco do else) e executa a instrução seguinte, o print "dois". O mesmo acontece, no fim volta para o else e executa o print "tres". Imaginemos, que em vez de ter aquele código temos algo deste género: if n == 1: print "welele!!!" else : torres_hanoy(n-1) print "dois" torres_hanoy(n-1) Se o n for novamente diferente de 1, a situação é a mesma. Só que no bloco do else em vez da primeira instrução ser a função print, vai ser antes a função torres_hanoy. Mas o mesmo se aplica, no fim de executar a função torres_hanoy, volta para onde estava, ou seja, no else e executa a instrução seguinte, o print e por aí adiante. No caso específico da tua função torres_hanoy, apesar de ela estar a se chamar a si própria, com o (n-1), no ponto de vista do computador são funções diferentes. Portanto quando o n for 1 e executar o bloco do if e a função terminar e voltar ao ponto atrás onde estava, o n irá estar com o valor de 2. Deu para perceber? "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk
ZNez Posted January 11, 2008 at 11:12 PM Author Report #159335 Posted January 11, 2008 at 11:12 PM Hmm... acho que já estou a perceber. Imaginando que atribuo um valor diferente de 1 (ex.3), a parte do código a ser executada é a do 'else', mas como a primeira linha é a de chamar a própria função com o argumento (n-1), ele chama-a mas admitindo que o valor de n é 1 (caso contrário ficava num ciclo infinito). E isto é válido ate realmente n ser 1 (correndo o print 'dois' tres vezes, para o exemplo dado). Mas nesse caso porque e q s volta a chamar a funcao uma segunda vez? else : torres_hanoy(n-1) #devolve 'welele!!!' print "dois" #devolve 'dois' torres_hanoy(n-1) #devolve 'welele!!!' ou seja o output devia aparecer: welele!!! dois welele!!! welele!!! dois welele!!! (...) e nao...: welele!!! dois welele!!! dois welele!!! dois welele!!!
djthyrax Posted January 11, 2008 at 11:24 PM Report #159341 Posted January 11, 2008 at 11:24 PM Vê este exemplo simples de recursividade: def recursividade(n): if n == 0: print "Acabou!" else: print "n = %i" % n recursividade(n-1) recursividade(5) Output: n = 5 n = 4 n = 3 n = 2 n = 1 Acabou! Isto equivale a fazeres: n = 5 while n > 0: print "n = %i" % n n -= 1 print "Acabou!" Output: n = 5 n = 4 n = 3 n = 2 n = 1 Acabou! Se souberes como funciona aquele loop ou o for(;;[tt][/tt]) em C(++)/PHP, percebes a lógica da recursividade na função de que falas. Tu chamas a função x() com n = 5, e ela vai chamar-se a si própria com o argumento n-1 enquanto n não for 0. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
ZNez Posted January 12, 2008 at 12:34 AM Author Report #159372 Posted January 12, 2008 at 12:34 AM ja percebi, obrigado aos dois. tive a fazer o codigo em papel resolvendo todos os passos e descobri o q estava a fazer mal. 🙂
Recommended Posts