Jump to content

[Resolvido] passar uma variavel de javascript para php

cheires

Recommended Posts

Olá a todos.

Comecei muito recentemente a trabalhar com javascript.

Estou a tentar fazer uma página web para gestão de uma base de dados, essencialmente para apagar alguns registos de uma tabela.

Num html com php, tenho a listagem da tabela, com a respectiva chave primária.

e um botão para apagar.

O que pretendia era ao pressionar esse botão apagar aparecesse uam janela tipo um alert em javascript para o utilizador introduzir o numero do registo a eliminar.

Isso já está conseguido, agora apenas me falta passar o numero que o utilizador introduziu para a query sql para poder ser eliminado da BD.

Como poderei fazer isso?

Como posso passar o valor de texto escrito em javascript para php?

ou o javascript apenas permite escrever coisas no html?

Sei que permite a conecção à base de dados, mas é mais complicado em javascript que em html, e por isso queria evitar, mas se não houver remédio...

Obrigado a todos.

• 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

Com código não te vou dar nenhum exemplo... Não sei PHP.

Certamente que o PHP tem um método qualquer que lhe permite saber qual é o url que foi pedido ao servidor. Utilizando esse método podes ir buscar coisas ao url (http://www.um_site.pt/index.html?coisas_no_url=coisas) e utiliza-las no teu código. Às tantas até transforma logo isso como um argumento automático qualquer das tuas componentes, ou outra coisa. Suponho que o PHP tenha formas fáceis e boas de fazer isto, mas como não sei PHP, não posso dizer como.

Investiga um pouco. Ou alguém que tenha experiência em PHP que diga...

eu não percebo nada de javascript e da mescla de APIs que normalmente lhe está associada, mas pareceu-me que não estás a perceber bem como o javascript funciona.

O php é processado no servidor e o cliente só recebe o resultado desse output, tipicamente esse output é html. O javascript é servido simplesmente como texto ao cliente, e o browser é que se encarrega de interpretar esse código e corre-lo. Por isso é que o javascript é tão esquisito e tem tantas 'manias', porque vai ser interepretado por milhares de interpretadores diferentes cada um com as suas limitações.

Ou seja, o que quer que seja que faças em javascript, se quiseres comunicar com o php vais ter que enviar pedidos HTTP ao servidor. Tipicamente isso faz-se através do redirecionamento para um url com parâmetros definidos na query string tal como o falco referiu.

Como redirecionar uma pagina usando javascript... isso não sei, mas nada que uns segundos no google não respondam.

Depois podes usar por exemplo o evento 'onclic' para disparar o redirecionamento assim que um elemento html for clicado.

Uma vez na pagina de destino,podes sacar os parametros do url usando o array $_GET

por exemplo, nesse url que o falco escreveu, este código

<?php echo $_GET["coisas_no_url"]; ?>

Resultaria em:

coisas

falco, desculpa se não fui explicito, estava a referir-me ao cheires e não a ti.

Suspeitei que ele não tivesse ideia de como as coisas funcionam por causa da forma como a dúvida é colocada.

Claro que o php tambem permite aceder aos detalhes do pedido, até põe à tua disposição os parameros do url já parsados num array.

Não tentei contrariar em nada o que disseste. Antes pelo contrário, só enfatisei e expliquei com um pouco mais de detalhe.

Obrigado aos 2 pelas explicações.

Entendi o que disseram, e penso que foi mais ou menos assim, como disseram, que resolvi o problema.

Agora uma dúvida subsiste na minha cabeça, mas para outro problema.

A dúvida é a seguinte:

http://www.um_site.pt/index.html?coisas_no_url=coisas, na parte final do link ?coisas_no_url=coisas, não encontrei ainda um tutorial que ensine a fazer isto, nem o porquê de o fazer.

Como já disse estou a aprender PHP e javascript como auto-didata, e vocês estão a ser um pouco como meus professores.

Obrigado por isso