Jump to content

Netbeans Platform - Alguem já experimentou?


pedrotuga

Recommended Posts

A forma como o netbeans é feito permite que se desenvolvam aplicações usando todas as funcionalidades que o proprio IDE usa para ele próprio.

Isto é uma alternativa ao uso de bibliotecas tradicionais e supostametne pode facilitar a vida ao programador poupando muito trabalho.

Decidi fazer o meu cliente de sockets em java, mas entretanto estive a ler sobre esta tecnologia e não sei se devo usar swing normalmente ou se uso isto.

Alguem que já tenha usado isto ou que já tenha usado isto? Facilita mesmo a vida no caso de uma pequena aplicação com poucos formulários?

Outras vantagens e desvantagens?

http://platform.netbeans.org/

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, para aplicações pequenas faço as coisas sem a plataforma, mas isso vai depender muito da aplicação. Uma aplicação simples pode ficar mais pequena e fácil de manter que usando a plataforma netbeans mas a plataforma ajuda bastante.

As vantagens da plataforma são enormes, como em qualquer outra plataforma, esta livra-te de quantidades de código para tarefas repetidas como sistema de updates, menus, árvores de navegação, detecção de ficheiros, etc., etc.. Mas como qualquer outra plataforma é uma API nova que tens de aprender, e não é nada pequena. Essa é talvez uma das maiores desvantagens, se pensarmos numa aplicação com 5 a 10 paineis/frames, o seu desenvolvimento pode demorar entre um dia a meia dúzia deles, consoante o que estiveres a pensar fazer. Se tentares fazer o mesmo na plataforma vais demorar bem mais porque estarás a aprender, vais provavelmente acabar por refazer algumas partes, ter de ler bastante.

Depois do periodo de aprendizagem é bem mais simples usar a plataforma e o IDE para desenvolver aplicações.

Sou a favor do uso da plataforma e se não te importares de ler muita documentação e fazeres uns testes para aprender a mexer nisso.

Uma das maiores vantagens, pelo menos no que uso, porque há muita coisa que não uso da plataforma dado que as aplicações não justificam, é o sistema de updates. Com um simples XML tenho um sistema de updates a funcionar automáticamente e sem problemas. E posso colocar isso em qualquer hosting partilhado sem usar servidores ou serviços especiais para que os utilizadores vejam os novos updates.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.