Paula Pereira Posted January 4, 2008 at 07:16 PM Report Share #157858 Posted January 4, 2008 at 07:16 PM ola pessoal! eu sou nova por aki e tb nova na programação... o link ta excelente...neste momento tenho um trabalho pratico pa fazer k envolve programação orientada a objectos e tenho dificuldades em algumas alineas....tenho de formar oito classes e algumas delas tenho de as associar e tou mesmo cm muitas duvidas...se tiverem material sobre isto agradecia imenso k publicassem.....n kero k ng faça por mim o trabalho kero tentar mas peciso de ajuda!agradeço desde ja a compreensao de kem s prestar a auxiliar m!fikem bem Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paula Pereira Posted January 4, 2008 at 07:26 PM Author Report Share #157859 Posted January 4, 2008 at 07:26 PM o enunciado é este: O sistema informatizado para Centros de Saúde (CS) deverá permitir: 1. Registar informação sobre os médicos, enfermeiros, administrativos e sobre os doentes existentes no CS. Para cada um destes deve existir, pelo menos, informação sobre o seu nome, morada, data de nascimento e telefone. Em relação aos doentes devem ainda ser possível registar o número de processo; 2. Associar os doentes em famílias, sendo cada família associada a uma equipa de saúde (médico, enfermeiro e administrativo); 3. Marcar consultas de um doente para um médico, ou para um enfermeiro ou para ambos numa dada hora. As consultas têm duração de pelo menos 30 minutos; 4. Registar os medicamentos receitados em cada consulta; 5. Criar um boletim de vacinas para cada utente registando as vacinas administradas e respectiva data; 6. Obter estatísticas sobre: i) Doentes por médico; ii) Repartição das vacinas administradas por faixa etária. iii) Medicamentos mais receitados por cada médico; iv) Utentes e famílias que marcaram mais consultas num dado periodo de tempo. iv) Consultas por doente, médico ou enfermeiro; Desenvolva uma aplicação na linguagem de programação C# aplicando o conceito do paradigma de programação orientada por objectos (definição das classes médico, enfermeiro, administrativo, doente, família, consulta, boletim, centro etc) e disponibilizando as operações descritas na alínea anterior. O programa deverá possuir uma interface com o utilizador que permita invocar as funcionalidades existentes. só pa k se perceba a minha duvida... a pimeira alinea ja ta feita a segunda é a minha dificuldade. s tiverem sugestoes ate m podem mandar po mail! bons programas pa tds Link to comment Share on other sites More sharing options...
Betovsky Posted January 4, 2008 at 07:50 PM Report Share #157866 Posted January 4, 2008 at 07:50 PM O segundo ponto está a te dizer como deve ser constituído a classe Familia. Uma Familia irá contar com um grupo de Doentes. Aqui podes usar uma estrutura que te permita uma colecção do mesmo tipo de elementos, arrays, listas, etc. Para além do grupo de famílias também deverá ter um médico, enfermeiro e administrativo. Não sei se deu para perceber, tentei não dizer muita coisa para não dar a solução de imediato, mas se tiveres mais dúvidas, diz qualquer coisa. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paula Pereira Posted January 4, 2008 at 08:57 PM Author Report Share #157906 Posted January 4, 2008 at 08:57 PM ola! antes de mais bgada....pelo k percebi eu vou na classe familia criar um arraylist pa inserir doentes e depois os mmos doentes insiro na classe médico , enfermeiro e admnistrativo.mas tipo eu tenho d fazer algo na classe doente certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Betovsky Posted January 4, 2008 at 09:49 PM Report Share #157917 Posted January 4, 2008 at 09:49 PM Hmm, acho que não. Não necessitas de inserir os doentes todos na classe Medico. Das duas uma. Ou inseres a Familia no Medico, neste caso, terias que ter também uma colecção de Familia(s), por exemplo ArrayList como disseste. Já que mais do que uma Familia pode ter o mesmo Medico. Ou inseres na Familia o Medico a que esta pertence. Ou seja a mesma instância de Medico iria estar referenciada em mais do que uma Familia, mas cada Familia só tinha um Medico. Eu se calhar ia mais para a 2ª hipotese. Porque no enunciado diz que uma Familia esta associada a uma equipa de saúde. O que torna mais fácil o esquema se esta equipa estiver definida na Familia. -- Estive a pensar melhor. E se calhar nem punha esta associação entre Familia e equipa de saúde nem numa classe nem na outra. Punha antes no Centro. O Centro é onde irá ter a colecção dos elementos todos, ou seja, irá ter todas as Familia(s), todos os Medico(s), etc..., pode também estar indicado no Centro a associação entre uma equipa de saúde e uma Familia. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paula Pereira Posted January 4, 2008 at 10:06 PM Author Report Share #157922 Posted January 4, 2008 at 10:06 PM Bigada,vou ver a melhor hipotese e kualker duvida eu comunico,espero pelo menos nao er nenhum erro.Povavelmente vou ter mais duvidas mas vejo se me desenrasco por outo ladobigada mmo.fika bem Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paula Pereira Posted January 4, 2008 at 10:11 PM Author Report Share #157924 Posted January 4, 2008 at 10:11 PM O problema ag sao os métodos!vou ler tutoriais! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rapsten Posted January 10, 2008 at 04:58 PM Report Share #159101 Posted January 10, 2008 at 04:58 PM olha tive a ver o enuciado e n concordo axo k akelas relações tem de ser feitas na classe familias, segundo percebi. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts