Jump to content
_JR_

Sugestões para o Portal

Recommended Posts

_JR_

As minhas sugestões são as seguintes:

Ter uma página inicial, algo tipo Joomla, onde se teria um RSS com um artigo de cada uma das secções de Tutoriais/How-To's, outro RSS com a mesma coisa mas para os sub-quadros Armazém de Código e um RSS com os últimos artigos da wiki.

Depois aparecia em baixo um RSS com os ultimos 1 ou 2 artigos do Blog, mas mesmo o texto (acho que o blog ainda não está muito desenvolvido para ter uma visita diária, por isso "dava geito").

A barra lateral podia ser algo como o que já está agora: links (Sitemap), estatísticas (membros, users online...).

O Portal poderia ficar no root (www.portugal-a-programar.org) e o fórum (sem a tal barra do portal) poderia ficar, como está, na pasta forum/; assim quem não quisesse passar pelo portal, não o fazia.

Isto livraria também o menu, o que deixava mais espaço de leitura e tornava-se menos "intrusivo" (sim, sei que está lá em cima o botão para desligar).

Apenas a minha opinião.

Anfanger

Eu pessoalmente prefiro um portal "à parte", com um dominio próprio e tudo o que disse o _JR_.

A barra lateral que se encontra do lado esquerdo não esta nada mal, mas sinceramente prefiro uma coisa "independênte" ao forum.

It is my opinion. ;)

MacgyverPT

Eu também prefiro à parte... Cansa menos e dá mais espaço para a leitura dos topics... De resto acho que está tudo dito.

joaoqalves

Eu também prefiro à parte... Cansa menos e dá mais espaço para a leitura dos topics... De resto acho que está tudo dito.

subscrevo ;)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!Queres estar na moda? Utiliza a pesquisa e evita criar um tópico desnecessário.

Betovsky

Não sei, mas a theme que tenho, não sei agora o nome de cor é uma escura. Tens a possibilidade de esconder a barra, portanto podes vê-la e depois quando fores ver os tópicos esconde-la para ter mais espaço se isso te incomodar.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

djthyrax

Eu acho que vocês (_JR_, Anfanger, etc) estão a pôr o carro à frente dos bois. A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz. ;) E algo que não está implementado na Safmulticolor, e vou implementar com um userscript se necessário, é o esconder a barra lateral, uma vez que encolhe demasiado a área de discussão, como vocês disseram.

Anyway, essa sugestão de um portal independente do fórum já foi discutida e não sei em que águas ficou, apenas sei que www.portugal-a-programar.org/forum vai ser sempre o fórum e não a vertente de portal que o TinyPortal possui.

Em relação à barra no top do fórum, não vai haver grande discussão sobre isso uma vez que este tema já não sofrerá grandes alterações ao longo do decurso do ano, apenas a introdução dos Google Ads e o banner da PTservers. B)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Anfanger

Lê esta parte:

A barra lateral que se encontra do lado esquerdo não esta nada mal, mas sinceramente prefiro uma coisa "independênte" ao forum.

Resumindo, o que estou a dizer é que a barra lateral está boa (depois com as melhorias ficará melhor), mas a minha preferência vai para o portal.

E algo que não está implementado na Safmulticolor, e vou implementar com um userscript se necessário, é o esconder a barra lateral, uma vez que encolhe demasiado a área de discussão, como vocês disseram.

E o que usas para isso ? O Stylish ?

Knitter

A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz. ;)

Se não está pronto não devia aparecer, a minha reacção foi algo como "que m##da é esta aqui ao lado?!"

Além de ser feia e de ocupar o espaço que eu gostava  muito como estava não tem informação  nenhuma que me interesse.

Pessoalmente, algo como o fórum/site do SMF, onde a página inicial possui diversas informações mas depois de clicar na opção do fórum tenho apenas um fórum, é algo que me agradaria mais.

Já agora tenho problemas com encodings.

_JR_

A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz. ;)

Se não está pronto não devia aparecer, a minha reacção foi algo como "que m##da é esta aqui ao lado?!"

Além de ser feia e de ocupar o espaço que eu gostava  muito como estava não tem informação  nenhuma que me interesse.

Pessoalmente, algo como o fórum/site do SMF, onde a página inicial possui diversas informações mas depois de clicar na opção do fórum tenho apenas um fórum, é algo que me agradaria mais.

Já agora tenho problemas com encodings.

Exacto. A barra não tem funcionalidade nenhum que não houvesse antes. A única vantagem será não haver problema com o espaço para os links.

joaoqalves

Lê esta parte:

Resumindo, o que estou a dizer é que a barra lateral está boa (depois com as melhorias ficará melhor), mas a minha preferência vai para o portal.

E algo que não está implementado na Safmulticolor, e vou implementar com um userscript se necessário, é o esconder a barra lateral, uma vez que encolhe demasiado a área de discussão, como vocês disseram.

E o que usas para isso ? O Stylish ?

Greasemonkey para scripts de javascript ,  o stylish é só para alterar a CSS ;)

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!Queres estar na moda? Utiliza a pesquisa e evita criar um tópico desnecessário.

MacgyverPT

A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz.

Pensava que ia ficar ja assim...

djthyrax

A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz.

Pensava que ia ficar ja assim...

Vai ficar ali, mas a organização e conteúdo pode mudar.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

mpeixoto

Eu gosto da barra (parece que sou o único), mas tambem sou da opinião de ter uma página principal com tudo aquilo que o JR referiu no 1º post.

djthyrax

E algo que não está implementado na Safmulticolor, e vou implementar com um userscript se necessário, é o esconder a barra lateral,

Afinal está implementado, mas está escondido. No topo da página, do lado direito está lá o botão disfarçado.

Knitter

E essa opção de fazer desparecer a barra não está disponível no tema Default do SMF?

É que o tema por omissão do P@P está cada vez mais feito e não me estou a ver a deixar de usar o Default do SMF ;)

filipemm

E algo que não está implementado na Safmulticolor, e vou implementar com um userscript se necessário, é o esconder a barra lateral,

Afinal está implementado, mas está escondido. No topo da página, do lado direito está lá o botão disfarçado.

Nem sequer tinha reparado no botão...

Muito melhor assim.. obrigado ;)

Anfanger

Nem tinha reparado naquele minúsculo botão no canto superior direito. ;)

E essa opção de fazer desparecer a barra não está disponível no tema Default do SMF?

É que o tema por omissão do P@P está cada vez mais feito e não me estou a ver a deixar de usar o Default do SMF :)

Tem ao lado do botão "Sair".

Anfanger

Aqui funciona...

Estás a usar algum addon para firefox, por exemplo o NoScript ? Pode ser disso.

Knitter

Os addons que uso não servem para bloquear scripts ou links, são os clássicos para controlar downloads, PDFs e sessões. Nunca um desses me deu qualquer problema com sites e uso-os desde o firefox 1.

Deve ser algum stress, vou ver se depois de reinicar o firefox o link passa a funcionar.

HecKel

Bem..., vamos por partes.

@djthyrax, tens de começar a ponderar bastante bem o que escreves nestas zonas do fórum como se fizesses parte do staff, acabaste de lançar um boato que induz em erro e nem sei de onde foste tirar essa informação.

Quanto ao portal, o objectivo é mesmo criar uma ponte entre os diversos projectos do P@P, era uma grande falha antiga do P@P e que era resolvida à lei do desenrasca, editava-se a theme principal e estava feito ignorando todas as outras. Neste momento existe um painel de administração para isto e em segundos pode-se adicionar novos links ou remover links de projectos que fiquem descontinuados sem necessidade de andar a alterar código e afins.

Sobre a ideia do _JR_, já tive oportunidade de discutir com ele isso no IRC e de facto acho uma excelente proposta, no entanto isso não dá para fazer com o TinyPortal (a modificação adoptada para este projecto), ele sugeriu o Joomla e o Mambo para tal, mas neste momento o Joomla descontinuou o suporte da bridge com o SMF e como tal o SMF limpou as mãos e tirou essa responsabilidade da sua parte também, o que dificulta ainda mais as coisas.

Por outro lado, ao usar-se outro software iremos ter mais um problema, as actualizações. A Base de Dados teria de ser alterada e as actualizações do CMS e do SMF podem não coincidir, o que leva a mais problemas de manutenção.

Salvo erro a barra dá para ocultar em todas as themes o que dá para agradar a gregos e troianos, a frontpage do fórum continua a ser o fórum, afinal de contas quando nos registámos foi num fórum e não num portal.

Vejam isto como um menu lateral, pois não vai passar disto.

Quanto ao charset, eu tenho consciência desse problema, e só ainda não o resolvi por falta de tempo.

Agradeço a vossa compreensão.

djthyrax

@djthyrax, tens de começar a ponderar bastante bem o que escreves nestas zonas do fórum como se fizesses parte do staff, acabaste de lançar um boato que induz em erro e nem sei de onde foste tirar essa informação.

Qual boato?

EDIT: Já falámos e já percebi. A minha frase "A barra não vai necessariamente ficar assim, apenas está activa para poderem começar a usufruir do que ela traz" indiziu algumas pessoas em erro. Quando disse isto, queria dizer que a barra vai ficar ali MAS o conteúdo pode mudar.

Peço desculpa pelo sucedido. ;)

pedrotuga

Aqui no tema default SMF com o firefox funciona tudo na perfeição.

Knitter, ora vê lá na consola de erros se alguma coisa corre mal. O meu firefox não se queixa de um único erro quando eu carrego uma pagina do p@p.

Grande alteração, simples e eficaz, desempenha perfeitamente a tarefa que o heckel referiu.

Bom trabalho.