Psicopunk Posted December 28, 2007 at 05:13 PM Report Share #156851 Posted December 28, 2007 at 05:13 PM Boas, ppl, estou a programar rotas para um robô móvel autónomo mas tenho tido alguns problemas com a obtenção de rotas. tenho um extracto de código que não está a funcionar como pretendo. int calculo_rota(caminho rota[],int matriz[][MATRIZ_MAX]) { caminho seguinte; // guarda a célula que sai do teste_periferia seguinte.linha = 0; seguinte.coluna= 0; seguinte.valor = 0; int i=0; printf("vou calcular os pontos seguintes\n"); while(seguinte.valor != 2) { seguinte = teste_periferia(rota,matriz,i); // testa a periferia da celula para encontrar o passo seguinte i++; rota[i] = seguinte; if(i>=2) { //testar se estamos num mínimo local if(seguinte.valor == rota[i-1].valor) { if(rota[i-1].valor == rota[i-2].valor) { printf("Estamos presos num Mínimo Local\n"); seguinte.valor = 2; //para sairmos do ciclo //exit(11); // código de erro em k nao se encontra um caminho por causa de dum minimo local return 11; } } } } if(rota[i].valor == 2) { printf("CAMINHO ENCONTRADO\n"); } //Printar a rota no ecra } O problema está quando encontro um ponto do qual não consigo avançar para o ponto objectivo. Nesse caso quero retornar o valor 11 para uma variável que recebe a saída desta função. No entanto, ele não acaba com o ciclo e acaba por estourar... Alguém entende o que estou a fazer mal? Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted December 28, 2007 at 11:19 PM Report Share #156919 Posted December 28, 2007 at 11:19 PM Não estou a ver nenhum erro nessa porção de código. Para perceber melhor o que estás a fazer era melhor dares uma explicação rapida do que é a estrutura caminho e qual o significado de ter o valor 0 (que dás no seguinte) ou 2 (para terminar). Assim como o código ou explicação da função teste_periferia. Edit: Afinal acho que tens aí um bug, mas que não é a causa do teu problema. Nunca preenches a posição 0 do array de rotas. Depois quando i é 2, vais às posições 1 e 0, mas 0 não foi inicializado.... pelo menos nesse pedaço de código. Contudo, se disseste k não termina o ciclo, é porque existem mais problemas... "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted December 29, 2007 at 05:33 PM Author Report Share #156999 Posted December 29, 2007 at 05:33 PM A posição 0 do vector rota[ ] é preenchida antes de entrar naquela função pois é o ponto inicial ( onde o robô se encontra actualmente). A estrutura caminho guarda a linha e coluna da matriz e o valor guardado na matriz[linha][coluna]. Pois o que eu pensei foi criar uma espécie de campo gravitacional em volta do Ponto Objectivo( o valor aqui é 2) Qt mais longe está do ponto Objectivo maior é o valor do campo. Logo o que faço na função teste_periferia( ) é testar os valores que as células adjacentes têm e ver qual delas é a menor. Dessa forma seguimos para essa célula e obtemos mais um ponto da rota até atingir uma célula com valor = 2 que é o ponto Objectivo. O que acontece é que por vezes não se consegue obter um caminho para o ponto objectivo pois adicionei Obstáculos ao Mapa. Logo quando encalhar numa posição, pretendo sair daquela função. E usar um método com pontos intermédios já conhecidos para obter novo caminho até ao Ponto Objectivo. Mas com o Exit() ele sai do programa quando isso acontece. No entanto, usar o Return dá asneira. Não fecha o ciclo e acaba por trabalhar "lixo" e mais "lixo" até crashar... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted January 2, 2008 at 04:15 PM Author Report Share #157418 Posted January 2, 2008 at 04:15 PM Continuo sem conseguir que o Return acabe com a função. Alguém sabe o porquê disto acontecer? Estive a ler num livro de C sobre o Return e diz explicitamente que acaba a função onde está. Daí nao entender o porquê do ciclo não acabar imediatamente... Link to comment Share on other sites More sharing options...
shumy Posted January 2, 2008 at 04:41 PM Report Share #157431 Posted January 2, 2008 at 04:41 PM O problema não deve ser o return. Tens de efectuar um debug para apanhar a linha que está a dar erro, e indicar o erro. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Psicopunk Posted January 2, 2008 at 05:28 PM Author Report Share #157447 Posted January 2, 2008 at 05:28 PM Boas, já consegui... fui eu k meti água. o erro não está nesta função. Está noutra que faz o print da rota no ecra. No fundo essa função nunca parava. Eu pensava que era por esta nunca parar. Mas o erro estava na outra, na condição do ciclo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts