bertolo Posted December 24, 2007 at 01:02 AM Report Share #155924 Posted December 24, 2007 at 01:02 AM É um livro excelente, acho q todos os que aprendem C deviam começar com o Damas pq e realmente mt bom. REPITO COM MAIS ENFASE: Foi um dos 3 melhores livros da minha vida. Este livro e um passo enorme para a democratização do conhecimento, pois tem informação acessivel, é bem escrito e tem montes de exemplos.Este livro e tão bom que devia ser posto em Sticky na secção de tutoriais. Aconcelho vivamente. cumps bertolo Link to comment Share on other sites More sharing options...
mrentes Posted December 24, 2007 at 12:13 PM Report Share #155966 Posted December 24, 2007 at 12:13 PM É um livro excelente, acho q todos os que aprendem C deviam começar com o Damas pq e realmente mt bom. REPITO COM MAIS ENFASE: Foi um dos 3 melhores livros da minha vida. Este livro e um passo enorme para a democratização do conhecimento, pois tem informação acessivel, é bem escrito e tem montes de exemplos.Este livro e tão bom que devia ser posto em Sticky na secção de tutoriais. Aconcelho vivamente. cumps bertolo Olá! Respeito a tua opinião mas devo dizer que discordo completamente dela. Na minha humilde opinião ainda não leste os livros certos. Claramente que este livro não é de todo um livro excelente que faz maravilhas nem põe toda a gente a programar bem e a perceber tudo o que o C te dá e não dá. Isto é a minha opinião. Penso que ficarias melhor servido ao leres o "Thinking in C" do Bruce Eckel (http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3) e ao leres o livro que recomendo a qualquer pessoa que queira aprender C: "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Afinal foi o Dennis Ritchie quem desenhou e implementou a linguagem C em Unix, acho que ele deve saber um pouco mais sobre isso que o Luís Damas, não? Sobre este último livro do Kernighan & Ritchie já o li e costumo tê-lo sempre por perto quando programo em C. É um livro que vai directo ao assunto, não há cá floreados nem figuras todas pipi que te distraiem do assunto que está a ser debatido, e é por isso que prefiro este livro ao do Luís Damas. E para mim a selecção dos exercícios neste livro do Kernighan & Ritchie está muito bem conseguida e ganhas mais em fazer estes exercícios do que N exercícios repetitivos do livro do Luís Damas. Para além disso, tens no livro do Kernighan & Ritchie um manual de referência em anexo que diz TUDO sobre o C em termos léxicos, sintáticos, pré-processamento, conversões, entre outros, que não encontras tão bem detalhado no livro do Luís Damas. E ainda, tens um outro anexo com TODAS as funções dos principais headers standard C. Sim, todas. O que para consulta é excelente. E isto inclui, por exemplo, funções com a correcta prototipagem para lidar com strings (string.h), I/O (stdio.h), cálculos matemáticos (math.h), sinais (signal.h), datas e tempos (time.h), limites nativos (limits.h e float.h), entre outros. Este livro pode já ter uns anos mas continua a ser bem melhor do que muitos mais recentes. Feliz Natal e boas programações (e leituras!) 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaoqalves Posted December 24, 2007 at 01:35 PM Report Share #155997 Posted December 24, 2007 at 01:35 PM concordo contigo mrentes, o Luís Damas sabe mais do que aquilo que publicou no livro, contudo o livro não é perfeito, mas também não é mau de todo. Ele dá aulas na FCUP (acho eu) e leva uma vida normal, ganha o seu dinheiro honestamente, não chateia ninguém e o livro até ajuda aqueles que se estão a iniciar... claro que se for para outros "voos" precisam de um "avião" melhor 😄 just my 2 cents Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!Queres estar na moda? Utiliza a pesquisa e evita criar um tópico desnecessário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xbrunox Posted December 24, 2007 at 02:09 PM Report Share #156009 Posted December 24, 2007 at 02:09 PM concordo contigo mrentes, o Luís Damas sabe mais do que aquilo que publicou no livro, contudo o livro não é perfeito, mas também não é mau de todo. Ele dá aulas na FCUP (acho eu) e leva uma vida normal, ganha o seu dinheiro honestamente, não chateia ninguém e o livro até ajuda aqueles que se estão a iniciar... claro que se for para outros "voos" precisam de um "avião" melhor 😄 just my 2 cents Concordo, na minha opinião é um livro em português que dá umas boas bases para depois aprender mais qualquer com relativa facilidade. Persistência, persistência, persistência!!linuxfreechoice - Blog com dicas úteis. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted December 24, 2007 at 04:13 PM Report Share #156048 Posted December 24, 2007 at 04:13 PM Luís Damas é engraçado para quem está a começar, mas não é a maravilha das maravilhas. Para quem está a começar a programar C eu aconselho o C Primer Plus. O The C Programming Language já está um pouco desactualizado (mas em termos de exercícios é mesmo muito bom). <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Betovsky Posted December 25, 2007 at 11:45 AM Report Share #156165 Posted December 25, 2007 at 11:45 AM Penso que ficarias melhor servido ao leres o "Thinking in C" do Bruce Eckel (http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3) e ao leres o livro que recomendo a qualquer pessoa que queira aprender C: "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Afinal foi o Dennis Ritchie quem desenhou e implementou a linguagem C em Unix, acho que ele deve saber um pouco mais sobre isso que o Luís Damas, não? Falso. O facto de uma pessoa saber mais sobre uma linguagem não significa que faça um melhor livro. Há pessoas que sabem muito mas que não têm a capacidade de explicar em condições. Para não falar que o Damas também não é nenhum desconhecido do mundo do C. E o conhecimento de ambos em C deve ser bastante similar.Mas também concordo com a tua pessoa. Prefiro esse livro ao do Damas. "Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !" Sign on a computer system consultant's desk Link to comment Share on other sites More sharing options...
nata79 Posted December 25, 2007 at 05:39 PM Report Share #156219 Posted December 25, 2007 at 05:39 PM o livro do damas pode até não ser o melhor para se tirar o máximo do C mas para quem está a começar não só no C como também na programação em si, é mt bom... eu qd comecei com o C, comecei por ler o "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie e sinceramente só cheguei a meio e sem perceber qs nd... com o livro do Damas consegui aprender esta linguagem com mt mais facilidade... arithmeticoverflow.wordpress.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
mrentes Posted December 25, 2007 at 11:44 PM Report Share #156257 Posted December 25, 2007 at 11:44 PM o livro do damas pode até não ser o melhor para se tirar o máximo do C mas para quem está a começar não só no C como também na programação em si, é mt bom... eu qd comecei com o C, comecei por ler o "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie e sinceramente só cheguei a meio e sem perceber qs nd... com o livro do Damas consegui aprender esta linguagem com mt mais facilidade... Depende sempre de cada um como é lógico. Quando comecei a programar em C li o livro do Deitel & Deitel de C e só depois é que li o do Kernighan & Ritchie. E fui também consultando outros livros, nomeadamente o do Luís Damas. De todos o que mais gostei foi o do Kernighan & Ritchie pela clareza e simplicidade na exposição. Se há coisa que gosto é ler material técnico que vai directo ao assunto, e isso está presente neste livro. Aliás, se leres este livro admiras-te como se consegue reunir tanta informação em tão poucas páginas. E os exercícios são muito bons, elucidam para a matéria de cada capítulo. O que acho que é também um ponto bastante positivo neste livro. Mas cada um lê os livros que acha mais adequados, o que interessa é perceber o que se está a fazer e o porquê das coisas existirem de uma determinada forma. E obviamente, dado um problema saber resolvê-lo e bem. 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted December 26, 2007 at 11:01 AM Report Share #156293 Posted December 26, 2007 at 11:01 AM É um livro excelente, acho q todos os que aprendem C deviam começar com o Damas pq e realmente mt bom. REPITO COM MAIS ENFASE: Foi um dos 3 melhores livros da minha vida. Este livro e um passo enorme para a democratização do conhecimento, pois tem informação acessivel, é bem escrito e tem montes de exemplos.Este livro e tão bom que devia ser posto em Sticky na secção de tutoriais. Aconcelho vivamente. cumps bertolo Olá! Respeito a tua opinião mas devo dizer que discordo completamente dela. Na minha humilde opinião ainda não leste os livros certos. Claramente que este livro não é de todo um livro excelente que faz maravilhas nem põe toda a gente a programar bem e a perceber tudo o que o C te dá e não dá. Isto é a minha opinião. Penso que ficarias melhor servido ao leres o "Thinking in C" do Bruce Eckel (http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3) e ao leres o livro que recomendo a qualquer pessoa que queira aprender C: "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Afinal foi o Dennis Ritchie quem desenhou e implementou a linguagem C em Unix, acho que ele deve saber um pouco mais sobre isso que o Luís Damas, não? Sobre este último livro do Kernighan & Ritchie já o li e costumo tê-lo sempre por perto quando programo em C. É um livro que vai directo ao assunto, não há cá floreados nem figuras todas pipi que te distraiem do assunto que está a ser debatido, e é por isso que prefiro este livro ao do Luís Damas. E para mim a selecção dos exercícios neste livro do Kernighan & Ritchie está muito bem conseguida e ganhas mais em fazer estes exercícios do que N exercícios repetitivos do livro do Luís Damas. Para além disso, tens no livro do Kernighan & Ritchie um manual de referência em anexo que diz TUDO sobre o C em termos léxicos, sintáticos, pré-processamento, conversões, entre outros, que não encontras tão bem detalhado no livro do Luís Damas. E ainda, tens um outro anexo com TODAS as funções dos principais headers standard C. Sim, todas. O que para consulta é excelente. E isto inclui, por exemplo, funções com a correcta prototipagem para lidar com strings (string.h), I/O (stdio.h), cálculos matemáticos (math.h), sinais (signal.h), datas e tempos (time.h), limites nativos (limits.h e float.h), entre outros. Este livro pode já ter uns anos mas continua a ser bem melhor do que muitos mais recentes. Feliz Natal e boas programações (e leituras!) 😄 Subscrevo totalmente. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
bertolo Posted January 28, 2008 at 05:18 PM Author Report Share #162712 Posted January 28, 2008 at 05:18 PM Damas para iniciar é perfeito (qt a mim), qd começa a tocar nas listas ele usa recursividade que não é mt bom em termos de uso da memoria. Altos vôos-> Algorithms in C, Robert Sedgewick Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted January 29, 2008 at 01:16 AM Report Share #162800 Posted January 29, 2008 at 01:16 AM Damas para iniciar é perfeito (qt a mim), qd começa a tocar nas listas ele usa recursividade que não é mt bom em termos de uso da memoria. Altos vôos-> Algorithms in C, Robert Sedgewick Uma pergunta, não és de MEEC no IST? Eu concordo que o Damas é uma boa plataforma de lançamento, mas está um pouco desactualizado em certas coisas... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tool Posted January 31, 2008 at 03:31 AM Report Share #163338 Posted January 31, 2008 at 03:31 AM concordo contigo mrentes, o Luís Damas sabe mais do que aquilo que publicou no livro, contudo o livro não é perfeito, mas também não é mau de todo. Ele dá aulas na FCUP (acho eu) e leva uma vida normal, ganha o seu dinheiro honestamente, não chateia ninguém e o livro até ajuda aqueles que se estão a iniciar... claro que se for para outros "voos" precisam de um "avião" melhor 😛 just my 2 cents Falso, esse não é o Luís Damas que dá aulas na FCUP, o homem das 1001 lendas lol. Falando sobre o livro em questão, partilho a mesma opinião que já foi dada... No meu primeiro ano da faculdade comprei esse livro para introdução mas rapidamente me apercebi que não chegava saberes tudo do livro para fazeres a primeira cadeira de programação do curso( ok ,posso tar a exagerar). O Livro é bastante bom para introdução á linguagem, mas tem diversas lacunas o que é natural devido á sua simplicidade. Em especial recomendo estes: K.N. King: C Programming: a modern approach B.W. Kernighan and D.M. Ritchie: The C Programming Language (2nd ed.), Mas quem começar pelo do Damas não faz uma má escolha. Não pode é ficar só por ai... Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, DCC-FCUP. www.dcc.fc.up.pt Link to comment Share on other sites More sharing options...
S7sRuss Posted January 31, 2008 at 08:28 AM Report Share #163340 Posted January 31, 2008 at 08:28 AM Compilei a lista de livros aqui indicados: Linguagem C - Luís Damas C Programming: a modern approach - K.N. King The C Programming Language - B.W. Kernighan and D.M. Ritchie Algorithms in C - Robert Sedgewick Thinking in C - Bruce Eckel (http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3) The C Programming Language - Brian Kernighan e Dennis Ritchie C How to Program - Deitel & Deitel C Primer Plus - Stephen Prata Quando estiver mais desocupado invado uma livraria para os ver 😛 "Lamento... Detectou mais de dez mil ficheiros infectados..." Link to comment Share on other sites More sharing options...
bertolo Posted February 3, 2008 at 02:02 PM Author Report Share #164074 Posted February 3, 2008 at 02:02 PM eu fiz a cadeira de programaçao do meu curso com 14 e anularam-m um teste em 3 testes....14 no projecto pq usei recursividade nas listas. Deve ser, qt a mim, a unica lacuna do damas é usar recursividade nas listas. portanto essa ideia de q o damas nao chega para iniciar, qt a mim e falso. Depois para dominar mais um pc e que tÊm de arranjar outra coisa.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
garmg Posted February 6, 2008 at 03:25 PM Report Share #164933 Posted February 6, 2008 at 03:25 PM Olá, Olá! Respeito a tua opinião mas devo dizer que discordo completamente dela. Na minha humilde opinião ainda não leste os livros certos. Claramente que este livro não é de todo um livro excelente que faz maravilhas nem põe toda a gente a programar bem e a perceber tudo o que o C te dá e não dá. Isto é a minha opinião. Senso comum à parte, obviamente que o livro não se lê por sí próprio e por muita teoria que possas assimilar , se não a colocares em prática, as chances de te tornares um bom programador, são reduzidas. Nenhum livro que eu conheça cria bons programadores. No entanto, há muitos bons livros que dão o empurrão certo a pessoas com talento para se tornarem bons e/ou melhores programadores. É uma questão de "pensar à frente" estilo Mestre & Aprendiz. Penso que ficarias melhor servido ao leres o "Thinking in C" do Bruce Eckel (http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3) e ao leres o livro que recomendo a qualquer pessoa que queira aprender C: "The C Programming Language" do Brian Kernighan e Dennis Ritchie. Afinal foi o Dennis Ritchie quem desenhou e implementou a linguagem C em Unix, acho que ele deve saber um pouco mais sobre isso que o Luís Damas, não? Cada pessoa terá a sua escolha pessoal e identificar-se-á com um autor mais que outro. Grande parte do sucesso de um livro, aparte do seu conteúdo, é a forma como este é escrito e como o autor transmite o conteúdo ao leitor. Eu pessoalmente li o livro do K&R já com 2 anos de experiência na programação em C, e não gostei da forma como o conteúdo é apresentado nem tão pouco da sintaxe ISO C89 que os autores usam nos exemplos. Cerca de 1 a 2 anos mais tarde após ler o TCPL, numas férias com uns "geeks", espreitei alguns capítulos do livro do Damas, e achei que era uma leitura muito descontraída. Algo que eu valorizo num livro também, é o humor, independentemente do assunto e se é ou não sarcasmo e o "Mestre Damas", é exímio nesse aspecto. Aparte do anteriormente dito, não vejo porquê o livro do autor da linguagem tem que ser melhor que o de um escritor que não participou no desenho da linguagem. 10 Useful Links Link to comment Share on other sites More sharing options...
mrentes Posted February 6, 2008 at 11:02 PM Report Share #165042 Posted February 6, 2008 at 11:02 PM Viva! Olá, Senso comum à parte, obviamente que o livro não se lê por sí próprio e por muita teoria que possas assimilar , se não a colocares em prática, as chances de te tornares um bom programador, são reduzidas. Claro, isso serve para qualquer livro de programação. Nenhum livro que eu conheça cria bons programadores. No entanto, há muitos bons livros que dão o empurrão certo a pessoas com talento para se tornarem bons e/ou melhores programadores. É uma questão de "pensar à frente" estilo Mestre & Aprendiz. Para mim o livro do K&R dá exactamente esse empurrão por diversas razões: diz claramente o que é suposto a linguagem fazer, como evitar os erros mais comuns e frequentes, e o que é que a linguagem te dá em termos de ferramentas (apontadores, bibliotecas standard, etc.). Cada pessoa terá a sua escolha pessoal e identificar-se-á com um autor mais que outro. Grande parte do sucesso de um livro, aparte do seu conteúdo, é a forma como este é escrito e como o autor transmite o conteúdo ao leitor. Concordo, já tinha dito isto mesmo. Eu pessoalmente li o livro do K&R já com 2 anos de experiência na programação em C, e não gostei da forma como o conteúdo é apresentado nem tão pouco da sintaxe ISO C89 que os autores usam nos exemplos. Cerca de 1 a 2 anos mais tarde após ler o TCPL, numas férias com uns "geeks", espreitei alguns capítulos do livro do Damas, e achei que era uma leitura muito descontraída. Algo que eu valorizo num livro também, é o humor, independentemente do assunto e se é ou não sarcasmo e o "Mestre Damas", é exímio nesse aspecto. Eu prefiro um discurso mais directo e técnico. Mas gostos não se discutem, não é verdade? Aparte do anteriormente dito, não vejo porquê o livro do autor da linguagem tem que ser melhor que o de um escritor que não participou no desenho da linguagem. Bom, há dois problemas aqui. Um é que o autor do desenho e implementação tem que ser capaz de passar a mensagem e dizer como é suposto tudo funcionar e o que fazer para chegar ao resultado pretendido. Na minha opinião, o Dennis Ritchie consegue fazer isto no livro TCPL. O outro problema é que todos os outros autores de livros de programação em C têm que conhecer a linguagem por dentro e por fora, antes de passarem o conhecimento para o livro que querem escrever. Ou seja, entender o que foi implementado por outras pessoas. E não penso que o Damas consiga fazer melhor que o K&R. Mas como já disse, depende muito do gosto pessoal de cada um, estes não são os únicos livros de C que existem. O que cada um deve fazer é ver o que existe no mercado e ler os livros que consigam abranger o maior número de objectivos que a pessoa quer e com os quais se sinta melhor. Há livros de iniciação, outros de programação avançada, outros de programação em interfaces gráficas ou ainda livros de fundamentos teóricos do C ou das bibliotecas standard. Enfim, várias escolhas para o que se quer fazer e aprender. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bertolo Posted February 8, 2008 at 02:50 AM Author Report Share #165357 Posted February 8, 2008 at 02:50 AM eu nao percebo pq e que o livro de quem participou no desenho da linguagem tem de ser melhor q o dos outros... Link to comment Share on other sites More sharing options...
CuotlX Posted May 11, 2008 at 09:02 PM Report Share #184587 Posted May 11, 2008 at 09:02 PM eu nao percebo pq e que o livro de quem participou no desenho da linguagem tem de ser melhor q o dos outros... se formos a ver bem a pessoa que desenhou a linguagem deve a conhecer melhor que ninguem, como a palma da própria mão por acaso tenho o livro de Luis Damas e so posso dizer bem dele, verdade que coisas mais complexas não elabora muito mas consegue explicar de tal forma que seja acessível para qualquer pessoa o que é algo que noto que falha em outros livros Link to comment Share on other sites More sharing options...
Boolean Posted February 10, 2010 at 07:16 PM Report Share #310825 Posted February 10, 2010 at 07:16 PM Eu comecei o livro de Luís Damas há pelo menos 1 mês e posso dizer que me estou a dar muito bem com ele... Acho-o prático e simples e aconselho a quem se esteja a iniciar em C (que é o meu caso). Já tive a oportunidade de ter K&R em mãos e analisá-lo por alto... Mas dá-me preguicite aguda quando leio alguma coisa que não a minha língua-mãe; Já agora, se me puderem esclarecer, existe alguma edição do K&R em Português europeu? Algo que eu valorizo num livro também, é o humor, independentemente do assunto e se é ou não sarcasmo e o "Mestre Damas", é exímio nesse aspecto. Concordo plenamente, sem tirar nem pôr! Uma das frases que constam do livro do Damas que me ficou na memória até agora, foi esta: Em seguida pode criar o ficheiro executável correspondente (prog0101.exe) e mandá-lo executar: $ prog0101 $ Como se pode observar, este programa faz uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida e que é - não fazer nada. Eheheh... épico! Link to comment Share on other sites More sharing options...
joxnas Posted February 10, 2010 at 11:10 PM Report Share #310902 Posted February 10, 2010 at 11:10 PM por acaso tou a ler o livro do Damas, (nunca tinha tocado em C, apesar de a sintaxe ser-me natural por causa de ja saber algum php). Eu sou noob, mas pelas pesquisas que ja tive a ver na net, ha algumas funcoes que ele utiliza- como a gets() que nao sao aconselhaveis. Tirando isto, o livro é, do ponto de vista pedagógico muito bom, eu acho. E serve precisamente para aquilo que pretendo: dar-me bases de C para o proximo semestre... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts