Mighty Posted February 27, 2006 at 01:07 AM Report Share #15699 Posted February 27, 2006 at 01:07 AM Bem antes de mais queria dar os parabéns ao forum.... Muito bom e completo... Agora vou expor a minha situação... Vou ter um estágio de 3/4 meses onde vou ter de fazer uma visita virtual ao sitio onde estou a estagiar, ou seja a minha faculdade. Mas não sei de que maneira hei-de de fazer e muito menos que linguagem usar. Fiz umas pesquisas e encontrei isto. Não é programação, mas gostei do resultado. Agora a parte mais dificil... Alguém me pode dizer com fazer ou até dar exemplos sobre visitas virtuais? Tipos de linguagens a utilizar, tuturiais, exemplos, coisas do genero... Ficaria agradecido... Estou mesmo à nora com isto... :buck2: Link to comment Share on other sites More sharing options...
deathseeker25 Posted February 27, 2006 at 01:10 AM Report Share #15700 Posted February 27, 2006 at 01:10 AM Nunca de tal ouvi falar: visitas virtuais. O que é exactamente isso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mighty Posted February 27, 2006 at 01:23 AM Author Report Share #15702 Posted February 27, 2006 at 01:23 AM É fazer a apresentação das instalações da faculdade... Tipo entras na faculdade e depois carregas em tal sitio e parece k te deslocas para lá... É complicado estar a descrever isto por palavras... :buck2: Mas deu para ficar com uma ideia??? Link to comment Share on other sites More sharing options...
saramgsilva Posted February 27, 2006 at 01:38 AM Report Share #15705 Posted February 27, 2006 at 01:38 AM oh pa eu estou a frequentar a cadeira de computação grafica...e la vi a apresentacao de 1 visita vurtual ao convento de santa clara...tava mto fiixe... entao e tu nao tiveste computacao grafica.... deves ter que usar C+ opengl...oh pa nao sei..ando a dar os 1 passos....mas isso deve ter a ver com cenas graficas...3d ... :dontgetit: www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mighty Posted February 27, 2006 at 01:45 AM Author Report Share #15706 Posted February 27, 2006 at 01:45 AM não tive essa cadeira... tens o link dessa visita? Link to comment Share on other sites More sharing options...
theproject Posted February 27, 2006 at 05:03 AM Report Share #15707 Posted February 27, 2006 at 05:03 AM Boas, Tens várias maneiras de fazer isso. a primeira é a dificil mas mais poderosa. ie, C++ conjugado com OpenGL ou directX. Isto implica que aprendas pelo menos uma dessas api's, precisas de saber c++ visto k ambas as API's sao de C++ e vais ter de meter muito mas msm muito codigo, visto k tens de criar um motor grafico e dps comecares a modelar akilo k keres de facto mostrar. O trabalho k isto te vai dar é parecido com o trabalho k tens kuando keres fazer o motor básico de um first person shooter. A segunda alternativa é capaz de te ser muito mais interessante. Existe uma linguagem que foi inventada para a WEB e é +- o mesmo para gráficos 3D como o HTML é para texto. Essa linguagem chamasse VRML. Consegues arranjar plugins para o IE/firefox na boa e ainda consegues sakar editores. Eu já aprendi mas já eskeci porque nao vou precisar dakilo para nada. Mas visto que é uma linguagem simples ao estilo HTML é muito fácil fazeres o k keres. Alias, muitas apresentacoes 3D usadas na WEB são feitas nesta linguagem. Provavelmente existem outras concorrentes mas sei por experiência própria que isto não é dificil de fazer e consegues algum realismo e a interactividade que desejas (como mexer a camera , ligar interruptores etc etc...). Se kiseres algo um pouco mais poderoso que o VRML mas muito mais facil que DX e openGL , aconselho tambem linguages desenhadas de proposito para jgoos, nomeadamente Blitz3D e DarkBasic. A primeira é bastante porreira e dá para o que queres. Como lingugagem é facil de aprender se ja souberes algo tipo C. Pessoalmente não gosto de DarkBasic mas há kem goste e tb dá para o k keres. O importante a reter é k ambas as linguagens já têm motores gráficos 3D com um poder médio (não dá para abusar com bue gajos aos tiros mas axo k nao keres isso) e é fácil fazer um mundo 3D nelas visto k a parte mais chata , a renderização é tratada tao simplesmente como chamar uma funcao tipo RenderWorld(); De qualquer forma penso que para o k keres fazer, VRMLé o melhor visto que é uma linguagem do tipo script. Basta definires os objectos do teu mundo, meter texturas e tá feito... Fika bem[] Link to comment Share on other sites More sharing options...
saramgsilva Posted February 27, 2006 at 10:34 AM Report Share #15713 Posted February 27, 2006 at 10:34 AM não tive essa cadeira... tens o link dessa visita? nao tenho pq foi o prof que apresentouisso... www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mighty Posted November 1, 2006 at 06:52 PM Author Report Share #61472 Posted November 1, 2006 at 06:52 PM Bem pessoal, a visita virtual está concluida e online... Para os curiosos aqui fica o link, e o agradecimento pelas dúvidas que me esclareceram... Desde já o meu agradecimento a todos... E os que experimentarem digam o que acham da aplicação... (fica o aviso que a aplicação poderá demorar a carregar e é capaz de ser lenta ?) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted November 1, 2006 at 08:33 PM Report Share #61498 Posted November 1, 2006 at 08:33 PM Bem pessoal, a visita virtual está concluida e online... Para os curiosos aqui fica o link, e o agradecimento pelas dúvidas que me esclareceram... Desde já o meu agradecimento a todos... E os que experimentarem digam o que acham da aplicação... (fica o aviso que a aplicação pederá demorar a carregar e é capaz de ser lenta ?) Muito fixe mesmo! Só posso ter esta opinião não fosse eu estudar na mesma faculdade que tu... 😛 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Platonic Posted November 1, 2006 at 09:08 PM Report Share #61509 Posted November 1, 2006 at 09:08 PM penso que percebi, o que pretendes é, como se ofsse um jogo em 3d, onde te deslocas dentro da faculdade, isso tem algo a haver com o 3dlisboa? se sim penso que vais ter muito trabalho pela frente :o Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hipnoted Posted November 1, 2006 at 09:11 PM Report Share #61511 Posted November 1, 2006 at 09:11 PM penso que percebi, o que pretendes é, como se ofsse um jogo em 3d, onde te deslocas dentro da faculdade, isso tem algo a haver com o 3dlisboa? se sim penso que vais ter muito trabalho pela frente :o Não vai ter já teve. 🙂 Ele já acabou o software, podes fazer download: http://www.estgf.ipp.pt/estgf/instalacoes/visita-virtual "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Platonic Posted November 1, 2006 at 09:12 PM Report Share #61513 Posted November 1, 2006 at 09:12 PM ups desculpem nao li o topico todo, nao volta a acontecer 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts