Jump to content

realidade virtual

Mighty
 Share

Recommended Posts

Bem antes de mais queria dar os parabéns ao forum....

Muito bom e completo...

Agora vou expor a minha situação...

Vou ter um estágio de 3/4 meses onde vou ter de fazer uma visita virtual ao sitio onde estou a estagiar, ou seja a minha faculdade.

Mas não sei de que maneira hei-de de fazer e muito menos que linguagem usar.

Fiz umas pesquisas e encontrei isto. Não é programação, mas gostei do resultado.

Agora a parte mais dificil...

Alguém me pode dizer com fazer ou até dar exemplos sobre visitas virtuais?

Tipos de linguagens a utilizar, tuturiais, exemplos, coisas do genero...

Ficaria agradecido...

Estou mesmo à nora com isto... :buck2:

oh pa eu estou a frequentar a cadeira de computação grafica...e la vi a apresentacao de 1 visita vurtual ao convento de santa clara...tava  mto fiixe...

entao e tu nao tiveste computacao grafica.... deves ter que usar C+ opengl...oh pa nao sei..ando a dar os 1 passos....mas isso deve ter a ver com cenas graficas...3d ...  :dontgetit:

Boas, Tens várias maneiras de fazer isso. a primeira é a dificil mas mais poderosa. ie, C++ conjugado com OpenGL ou directX. Isto implica que aprendas pelo menos uma dessas api's, precisas de saber c++ visto k ambas as API's sao de C++ e vais ter de meter muito mas msm muito codigo, visto k tens de criar um motor grafico e dps comecares a modelar akilo k keres de facto mostrar. O trabalho k isto te vai dar é parecido com o trabalho k tens kuando keres fazer o motor básico de um first person shooter.

A segunda alternativa é capaz de te ser muito mais interessante. Existe uma linguagem que foi inventada para a WEB e é +- o mesmo para gráficos 3D como o HTML é para texto. Essa linguagem chamasse VRML. Consegues arranjar plugins para o IE/firefox na boa e ainda consegues sakar editores. Eu já aprendi mas já eskeci porque nao vou precisar dakilo para nada. Mas visto que é uma linguagem simples ao estilo HTML é muito fácil fazeres o k keres. Alias, muitas apresentacoes 3D usadas na WEB são feitas nesta linguagem. Provavelmente existem outras concorrentes mas sei por experiência própria que isto não é dificil de fazer e consegues algum realismo e a interactividade que desejas (como mexer a camera , ligar interruptores etc etc...).

Se kiseres algo um pouco mais poderoso que o VRML mas muito mais facil que DX e openGL , aconselho tambem linguages desenhadas de proposito para jgoos, nomeadamente Blitz3D e DarkBasic. A primeira é bastante porreira e dá para o que queres. Como lingugagem é facil de aprender se ja souberes algo tipo C. Pessoalmente não gosto de DarkBasic mas há kem goste e tb dá para o k keres. O importante a reter é k ambas as linguagens já têm motores gráficos 3D com um poder médio (não dá para abusar com bue gajos aos tiros mas axo k nao keres isso) e é fácil fazer um mundo 3D nelas visto k a parte mais chata , a renderização é tratada tao simplesmente como chamar uma funcao tipo RenderWorld();

De qualquer forma penso que para o k keres fazer, VRMLé o melhor visto que é uma linguagem do tipo script. Basta definires os objectos do teu mundo, meter texturas e tá feito...

Fika bem[]

Bem pessoal, a visita virtual está concluida e online...

Para os curiosos aqui fica o link, e o agradecimento pelas dúvidas que me esclareceram...

Desde já o meu agradecimento a todos...

E os que experimentarem digam o que acham da aplicação...

(fica o aviso que a aplicação poderá demorar a carregar e é capaz de ser lenta  ?)

Bem pessoal, a visita virtual está concluida e online...

Para os curiosos aqui fica o link, e o agradecimento pelas dúvidas que me esclareceram...

Desde já o meu agradecimento a todos...

E os que experimentarem digam o que acham da aplicação...

(fica o aviso que a aplicação pederá demorar a carregar e é capaz de ser lenta  ?)

Muito fixe mesmo! Só posso ter esta opinião não fosse eu estudar na mesma faculdade que tu... 😛

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

penso que percebi, o que pretendes é, como se ofsse um jogo em 3d, onde te deslocas dentro da faculdade, isso tem algo a haver com o 3dlisboa? se sim penso que vais ter muito trabalho pela frente :o

Não vai ter já teve. 🙂

Ele já acabou o software, podes fazer download:

http://www.estgf.ipp.pt/estgf/instalacoes/visita-virtual

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"