Haro2k8 Posted December 13, 2007 at 01:23 PM Report Share #154077 Posted December 13, 2007 at 01:23 PM Boas pessoal. Tenho aqui um pequeno programinha para fazer. Consta em fazer uma bd em acess com 2 tabelas (area das tarefas e tarefas) . O programa só tem um form :X O objectivo e quando se carregar no botão inserir o programa ler as informações que estão nas textboxes e uma delas é uma combo que é a àrea da tarefa , e mostrar as inserções das tarefas numa pequena datagrid. Tambem deveria dar para alterar e para eliminar só não sei é se e facil para eliminar e alterar directamente pela datagrid, pois a data grid so mostrara alguns dos campos das tabelas e depois se eliminar pela datagrid provavelmente não vai eliminar todos os registos relacionados a esses campos na bd. Duvida. Sei que e preciso fazer a ligacção oledb , mas ainda nao a fiz. Estou a fazer o codigo para o botao inserir para enviar os dados para a bd. e depois entao pelo oledb , quando o form faz o load carrega os dados da bd para a datagrid. Se calhar estou a fazer isto de maneira complcada quando seria mais facil de outra maneira . Eu quero fazer isto da maneira mais basica e rapida e gostaria que me ajudassem com ideias. 😕 O Objectivo e mesmo so inserir as tarefas para a bd, mostralas na datagrid e poder elimina -las e altera-las Link to comment Share on other sites More sharing options...
rui_fernandes Posted December 14, 2007 at 09:43 AM Report Share #154237 Posted December 14, 2007 at 09:43 AM ligação a Base de Dados dim coneccaoBD As OleDb.OleDbConnection dim caminho As String = "PROVIDER=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;DATA Source=nomebasededados.mdb" coneccaoBD = New OleDb.OleDbConnection(caminho) coneccaoBD.Open() Listagem da datagrid Dim DS As DataSet = New DataSet Dim DA As OleDb.OleDbDataAdapter = New OleDb.OleDbDataAdapter Dim SQL as String = "aqui a instrucao SQL para listagem na datagrid" DA.SelectCommand = New OleDb.OleDbCommand(SQL, coneccaoBD) DA.Fill(DS) Grid.DataSource = DS.Tables(0).DefaultView fechar ligação coneccaoBD.Close() coneccaoBD.Dispose() aqui esta para fazeres a listagem do que kiseres na datagrid. Rui Fernandes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 14, 2007 at 10:19 AM Report Share #154241 Posted December 14, 2007 at 10:19 AM Cuidado faz um try catch finally..... porque senão passado uns tempos date overflow the database. Link to comment Share on other sites More sharing options...
rui_fernandes Posted December 14, 2007 at 02:45 PM Report Share #154281 Posted December 14, 2007 at 02:45 PM hmm... nunca me aconteceu... Rui Fernandes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts