action Posted December 11, 2007 at 06:44 PM Report Share #153718 Posted December 11, 2007 at 06:44 PM #include <stdio.h> #include <stdlib.h> float **Alocarmatriz (int m, int n) { float **v; /* ponteiro para a matriz */ int i; /* variavel auxiliar */ if (m < 1 || n < 1) { /* verifica parametros recebidos */ printf ("** Erro: Parametro invalido **\n"); return (NULL); } /* aloca as linhas da matriz */ v = (float **) calloc (m, sizeof(float *)); if (v == NULL) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); return (NULL); } /* aloca as colunas da matriz */ for ( i=0; i<m; i+2 ) { v[i] = (float*) calloc (n, sizeof(float)); if (v[i] == NULL) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); return (NULL); } } return (v); } float **Liberarmatriz (int m, int n, float **v) { int i; if (v == NULL) return (NULL); if (m < 1 || n < 1) { printf ("** Erro: Parametro invalido **\n"); return (v); } for (i=0; i<m; i++) free (v[i]); free (v); return (NULL); } void main(void) { int i,j; int l,c; int n,fact,z; char ch='A'; float **mat; printf("introduza o numero de cidadees a visitar"); scanf("%d",&n); /*alocaçao de linhas na matriz*/ mat = (float **)calloc(n, sizeof(float *)); for(z=0; z<n; z++) mat[z] = (float *)calloc(n, sizeof(float)); printf("introduza a dintancia de %c a %c:\n",ch,ch+2); scanf("%d %d",&l,&c); mat=Alocarmatriz (l,c); for (i=0; i<l; i++) for (j=0; j<c; j++) mat[i][j]=i+j; } } Tenho aqui um duvida, o k e preciso para comexar a inserir os dados na matriz?? e k nao ta a correr e nao sei porque.... obrigado desde ja pela ajuda 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted December 11, 2007 at 07:35 PM Report Share #153730 Posted December 11, 2007 at 07:35 PM for ( i=0; i<m; i+2 ) Acho que isto não deve estar bem... Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
saunde Posted December 11, 2007 at 07:54 PM Report Share #153734 Posted December 11, 2007 at 07:54 PM for ( i=0; i<m; i+2 ) Acho que isto não deve estar bem... for(i=0;i<m; i+=2) Assim já dá...Se for isto que queres fazer.. que não li o código.... é que senão não estás a afectar o i Um blog :Sem Cafeína Link to comment Share on other sites More sharing options...
action Posted December 11, 2007 at 08:54 PM Author Report Share #153741 Posted December 11, 2007 at 08:54 PM por akaxo nao tinha visto exe promenor obrigado 😞 mas o k eu nao sei fazer e como inserir os dados na matriz e fazer com k eles fikem la guardados Link to comment Share on other sites More sharing options...
maiden Posted December 11, 2007 at 09:43 PM Report Share #153753 Posted December 11, 2007 at 09:43 PM Tens uma chaveta a mais na última linha do código e o tal erro corrigido pelo saunde na linha 20. Cumps, Link to comment Share on other sites More sharing options...
activado Posted December 12, 2007 at 01:09 AM Report Share #153797 Posted December 12, 2007 at 01:09 AM #include <stdio.h> #include <stdlib.h> float **Alocarmatriz (int m, int n) /* colocaçao da matriz dinamicamente */ { float **v; /* ponteiro para a matriz */ int i; /* variavel auxiliar */ if (m < 1 || n < 1) { /* verifica parametros recebidos */ printf ("** Erro: Parametro invalido **\n"); return (NULL); } v = (float **) calloc (m, sizeof(float *)); /* aloca as linhas da matriz */ if (v == NULL) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); /*ver isto*/ return (NULL); } /* aloca as colunas da matriz */ for ( i=0; i<m; i+=2 ) { v[i] = (float*) calloc (n, sizeof(float)); if (v[i] == NULL) { printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); return (NULL); } } return (v); } float **Libertamatriz (int m, int n, float **v) /* tirar dados desnecessarios*/ { int i; if (v == NULL) return (NULL); if (m < 1 || n < 1) { printf ("** Erro: Parametro invalido **\n"); return (v); } for (i=0; i<m; i++) free (v[i]); free (v); return (NULL); } main(float) { int i,j; int l,c; int n,fact,z; char ch='A'; float **mat; printf("introduzir o numero de cidadees a visitar:\n"); scanf("%d",&n); for ( i=0; i<n; i++) { printf("introduza a distancia da cidade %c a cidade %c:\n",ch+i,ch+i+1); scanf("%d",&l); } mat=Alocarmatriz (l,c); for (i=0; i<l; i++) for (j=0; j<c; j++) mat[i][j]=i+j; } Isto é tudo o que sou capaz de fazer para resolver o problema do caixeiro viajante. O proble baseia-se em o utilizador colocar o nº de cidades a visitar e a distancia entre elas, e o programa devolver a sequencia com a distancia percorrida menor(passando por todas as cidades, nunca voltando ã mesma e no fim voltando á de partida). Alguem me pode ajudar a acabar? Desde ja agradeço Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted December 31, 2007 at 12:16 AM Report Share #157207 Posted December 31, 2007 at 12:16 AM Tens aí algumas coisas que não fazem sentido muito sentido: - Só aceitas uma ligação para cada cidade, e é só para a cidade com indice seguinte. Aqui lês um inteiro (a distância) mas não guardas esse valor na matriz. - Só alocas a matriz de distâncias depois de ler as distancias entre as cidades. O valor das colunas © não foi inicializado, enquanto que o valor das linhas (l) vai ter o valor da ultima distância lida. - Estás a inicializar a matriz com o valor "i+j", devia ser aqui que lias a distância entre a cidade i e j Primeiro tens de definir se as distâncias são inteiros ou floats. No ciclo de leitura de distancias lês inteiros mas alocas a matriz para floats. Independentemente disto, para simplificar, podias ter uma matriz com tamanho NxN (N = número de cidades) com as distâncias entre a cidade i e j (mat[ i][ j]). printf("introduzir o numero de cidadees a visitar:\n"); scanf("%d",&n); mat=Alocarmatriz ( n , n ); Normalmente, não há ligação entre todas as cidades (isto é, se temos Porto , Coimbra e Lisboa, temos só a distancia entre Porto-Coimbra e Coimbra-Lisboa). Assim, podes perguntar qual é o número de ligações entre cidades - E ( do ingles Edge ) e ler "cidade1 cidade2 distancia" , e preencher a matriz de acordo com isso. printf("Qual e' o numero de ligacoes entre cidades? "); scanf("%d" , & E ); for ( i=0; i< E ; i++) { printf("introduza a distancia entre a cidade1 e a cidade2 no formato <cidade1> <cidade2> <distancia> \n"); scanf("%d %d %d", & cid1 , & cid2 , & distancia ); // se distancia for um float, mudar o terceiro %d mat[ cid2 ][ cid1 ] = mat[ cid1 ][ cid2 ] = distancia ; // considerando que a distancia e' igual nos 2 sentidos } Outra forma de ler as distancias sem perguntar o numero de ligações, é ler dados com uma sentinela perguntando se o utilizador pretende continuar a inserir distâncias. Posto isto, o teu problema é o algoritmo. Eu nunca resolvi este problema, mas já ouvi falar nele. Sei que é um problema NP-Completo o que significa que não há algoritmos eficientes para resolver este problema. Assim, resta testar todas as hipoteses de solução. Suponho que já tenhas prática com funções recursivas ? Basicamente, tu precisas de fazer uma pesquisa num grafo. Aquilo que queres determinar é um caminho com N+1 cidades sendo que a primeira e última cidade já sabes qual é ( cidade 0 não é?). Assim, a minha sugestão é que chames uma função que comece a visita na cidade 0. Esta função recebe como argumento o indice da cidade que vai percorrer, e para cada cidade vizinha (com distância definida) vai fazer uma pesquisa na vizinha ignorando a cidade anterior. Na vizinha faz o mesmo e assim sucessivamente até teres visitado todas as cidades. Acho que o melhor é começares por fazer um programa que procure a distancia minima a percorrer as N cidades e só depois obrigas a que regresse à cidade original. Já me alonguei bastante, espero ter ajudado, se o que escrevi estiver confuso é porque não queria deixar a solução já feita 😉 Edit: Só agora reparei na data do teu post :s não sei se já resolveste o problema... "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts