bukz Posted December 10, 2007 at 04:49 PM Report Share #153384 Posted December 10, 2007 at 04:49 PM ora bem ppl ... tem aqui um passatempo: criem um programa para gerir uma base-de-dados de nomes e números de telefone (uma agenda telefónica). OBRIGATORIO O programa deverá ter as seguintes características: A base-de-dados é guardada num ficheiro com o nome agenda.bd; O programa tem de apresentar um menu com as seguintes opções: -Adicionar registo -Mostrar registo -Eliminar registo -Mostrar todos os registos por ordem alfabética -Mostrar os 3 primeiros registos da ordem alfabética -Mostrar os 3 últimos registos da ordem alfabética -Mostrar o maior nome registado (em comprimento) -Mostrar somente os números de telefone, por ordem numérica -Eliminar todos os registos do ficheiro -Sair Antes de mostrar ou eliminar um registo deverá verificar se o registo existe. Se existir, mostra-o ou elimina-o, conforme a operação em curso, caso contrário deverá apresentar uma mensagem de erro; Acima do menu deverá ser apresentado o número de itens que o dicionário tem; Implemente um sistema de controlo de erros na abertura do ficheiro da base-de-dados. Parece ser um programa divertido de fazer 😉 ... vou trabalhar nele tb Vao postanto o k vao fazendo 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 05:39 PM Report Share #153395 Posted December 10, 2007 at 05:39 PM Neste tópico dizes que é para a escola, aqui já é só um passatempo... Quem me garante que não vais usar o meu código para te dares bem? 🙂 Aliás, quem me garante que isto não é um artimanha para arranjares o código para o teu trabalho escolar? Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
bukz Posted December 10, 2007 at 05:42 PM Author Report Share #153398 Posted December 10, 2007 at 05:42 PM é assim ... primeiro nao disse k este trabalho era pa escola nesse TOPICO segundo o meu professor disse para eu ir procurar ajuda em foruns para k me ajudasse a compreender mais de py terceiro komo ja disse ao gooden o trabalho nao é pa escola ... visto isto penso k nao presiso de te dar provas de nada 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 05:57 PM Report Share #153406 Posted December 10, 2007 at 05:57 PM bukz, ninguém aqui está contra ti, e se pensares bem, até estamos a tentar ajudar-te. Como eu disse, pedires o código completo não te vai ajudar a aprender Python. É muito mais proveitoso perguntares logo aquilo que não sabes (criar o menu, etc) e pedir um exemplo com explicação, como o Triton te disse no outro tópico. Anyway, para o menu podes fazer algo como isto (para consola): while 1 == 1: print """Escolha uma opção: 1 - Dizer oi 2 - Dizer ola 3 - Dizer boas 0 - Sair """ opcao = raw_input() if opcao == '1': print "Oi" elif opcao == '2': print "Ola" elif opcao == '3': print "Boas" elif opcao == '0': break #saí do loop else: print "Opção inválida" print "Prima uma tecla para continuar" raw_input() Temos um loop que vai pedir a escolha do utilizador até ele optar por sair (escolher o 0). Para tratar a escolha dele, temos uma estrutura de controlo (if ... elif ... else). O raw_input() no final é para esperar até ao utilizador escolher continuar a execução. 🙂 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
HecKel Posted December 10, 2007 at 05:57 PM Report Share #153407 Posted December 10, 2007 at 05:57 PM kerem ajudar ajudem e agradeço por isso se kerem mandar bokas ou offtopics façam tb ... De facto tens toda a razão 🙂 Nunca foi bem visto pela comunidade pessoal pedir para fazer trabalhos, mas ainda é mais mal visto "recepções" como a que te fizeram. Agradecia que a partir daqui se limitassem ao tema do tópico. Não querem ajudar, não mandem bocas, isto não é nenhuma cresce. Look Left Blog Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 06:00 PM Report Share #153408 Posted December 10, 2007 at 06:00 PM Bom deixando de oftopic.... thyrax tens exemplo cm tk? 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted December 10, 2007 at 06:09 PM Report Share #153411 Posted December 10, 2007 at 06:09 PM Off-topic limpo, espero que estas situações não se repitam. Além de causarem uma má imagem do fórum aos novos utilizadores, estão a fazê-lo na _minha_ secção! 🙂 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 06:12 PM Report Share #153415 Posted December 10, 2007 at 06:12 PM Bom deixando de oftopic.... thyrax tens exemplo cm tk? 🙂 Não, mas a única diferença é que passas criar frames com o Tkinter em vez de usares print's. Se queres aprender Tkinter, aconselho este tutorial/referencia: http://www.pythonware.com/library/tkinter/introduction/ Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 06:26 PM Report Share #153428 Posted December 10, 2007 at 06:26 PM Bom deixando de oftopic.... thyrax tens exemplo cm tk? 🙂 Não, mas a única diferença é que passas criar frames com o Tkinter em vez de usares print's. Se queres aprender Tkinter, aconselho este tutorial/referencia: http://www.pythonware.com/library/tkinter/introduction/ Tentei fazer 1 coisita mas n me executa 🙂 from Tkinter import * class App: def __init__(self, master): frame = Frame(master) frame.pack() self.button = Button(frame, text="Oi", command=self.diz_oi) self.button.pack(side=LEFT) self.button2 = Button(frame, text="Ola", command=self.diz_ola) self.button2.pack(side=LEFT) self.button3 = Button(frame, text="Especial", command=self.especial) self.button3.pack(side=LEFT) self.button4 = Button(frame, text="Sair", command=frame.quit) self.button4.pack(side=LEFT) def diz_oi(self): print "Oi Meninos !" def diz_ola(self): print "Olá Meninos !" def especial(self): print "djthyrax é o maior !" root = Tk() app = App(root) root.mainloop() Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 06:30 PM Report Share #153429 Posted December 10, 2007 at 06:30 PM Executa sim, dá uma olhadela na consola 🙂 Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 06:32 PM Report Share #153430 Posted December 10, 2007 at 06:32 PM Traceback (most recent call last): File "C:\Documents and Settings\Bruno Pacheco\Ambiente de trabalho\a", line 12, in <module> self.button = Button(frame, text="Oi", command=self.diz_oi) NameError: name 'frame' is not defined :| Tipo o pyton destingue espaços o.0 por isso que n deu o.0 OMG Link to comment Share on other sites More sharing options...
bukz Posted December 10, 2007 at 07:04 PM Author Report Share #153439 Posted December 10, 2007 at 07:04 PM eu começei agora vou nos prints print "1-adicionar registo" ...etc vou desenvolver o programa Link to comment Share on other sites More sharing options...
bukz Posted December 10, 2007 at 07:12 PM Author Report Share #153441 Posted December 10, 2007 at 07:12 PM epah agora e k li isto bem ... djthyrax komo penso k ja disse eu nao sou o mist apenas penso k ele e da minha escola nao tenho nada a ver kom akele topico ... este topico foi criado para eu perceber de python e visto k foi o meu professor k aconselhou este forum para perceber melhor de python ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 07:45 PM Report Share #153451 Posted December 10, 2007 at 07:45 PM Ena pá, já somos referenciados por professores? 🙂 Fixe! Mas vá, esquece isso, já passou. 😉 Mais alguma dúvida? Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 10:01 PM Report Share #153510 Posted December 10, 2007 at 10:01 PM sim tento correr no linux com o comando sudo python 1.py e dame: SyntaxError: Non-ASCII character '\xc3' in file 1.py on line 26, but no encoding declared; see http://www.python.org/peps/pep-0263.html for details e tipo dps instalei o python-tk pk me tinha eskecido e continua o ero .-. Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 10:09 PM Report Share #153513 Posted December 10, 2007 at 10:09 PM Falta-te o # -*- encoding: utf8 -*-, algo assim. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 10:12 PM Report Share #153515 Posted December 10, 2007 at 10:12 PM Traceback (most recent call last): File "1.py", line 12, in <module> self.button = Button(frame, text="Oi", command=self.diz_oi) NameError: name 'frame' is not defined OMG? o.0 ps: tentando entrar no irc com o linux (xchat) * p@p :No such channel * pap :No such channel Link to comment Share on other sites More sharing options...
djthyrax Posted December 10, 2007 at 10:15 PM Report Share #153516 Posted December 10, 2007 at 10:15 PM ps: tentando entrar no irc com o linux (xchat) * p@p :No such channel * pap :No such channel Leva #. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts