Metralha Posted February 25, 2006 at 10:54 PM Report #15545 Posted February 25, 2006 at 10:54 PM Antes de mais parabens pelo excelente forum que aqui têm. Eu estou a fazer um trabalho para a faculdade e optei por fazê-lo em vb, uma vez que era uma linguagem do qual pouco ou nada percebia. Saquei o visual basic 2005 express edition, dois ou três manuais e lancei-me ao desafio. O trabalho tem estado a correr bem, contudo existem alguns pontos que gostava de melhorar. Eis as minhas dúvidas: 1. Criei um formolário para recolha de dados, para tal uso textbox para recolha de dados, números reais. Existe alguma maneira de configurar a textbox para apenas aceitar a inserção de algarismos? 2. Estou a pensar criar um menu de ajuda no qual quero por um link para abrir um manual do programa. Como e que eu o configuro para abrir um documento de word ou pdf. Obigado pela atenção.
vbmaster Posted February 26, 2006 at 12:41 AM Report #15561 Posted February 26, 2006 at 12:41 AM Para o primeiro tens aqui um método macaco: Try Dim lol As Integer lol = TextBox1.Text * 2 Catch MsgBox("stfu noob!") End Try (código a meter no botão ou outro comando que faz o check se de facto lá estão numeros) Se o que estiver lá for de facto um número então poderá ser multiplicado por 2, claro que letras não podem ser multiplicadas por 2, logo dará erro... 😄 Quanto ao segundo tenho de explorar uma beca
jorruivo Posted February 26, 2006 at 01:37 AM Report #15566 Posted February 26, 2006 at 01:37 AM Para o primeiro tens aqui um método macaco: Try Dim lol As Integer lol = TextBox1.Text * 2 Catch MsgBox("stfu noob!") End Try (código a meter no botão ou outro comando que faz o check se de facto lá estão numeros) Se o que estiver lá for de facto um número então poderá ser multiplicado por 2, claro que letras não podem ser multiplicadas por 2, logo dará erro... 😄 Quanto ao segundo tenho de explorar uma beca na minha opiniao axo que basta o comando shell "nome_do_file.doc/pdf", vbNormalFocus mas tens que ter o manual no mesmo directorio do que o programa ou entao tens que escrever o caminho todo o comando shell é como se tivesses no dos, so nao da para os tipicos mando tipo cd, dir, mas po resto da, tipo calc.exe e executas a calculadora do windos...é simples de usar
Tiago Salgado Posted February 26, 2006 at 02:52 AM Report #15567 Posted February 26, 2006 at 02:52 AM Para permitires apenas a inserção de numeros na textbox usa o seguinte codigo Private Sub TextBox1_KeyPress(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyPressEventArgs) Handles TextBox1.KeyPress If Char.IsNumber(e.KeyChar) = False And Not AscW(e.KeyChar) = 8 And Not AscW(e.KeyChar) = 13 Then e.Handled = True End If End Sub No AscW(e.KeyChar) = 8 é para que possas usar o Backspace (o codigo ascii é o 8), por isso caso queiras permitir mais alguma tecla é só adicionares o "Not AscW(e.KeyChar) = codigo_ascii" Tu queres abrir esse tal manual em pdf ou doc onde ? Numa janela mesmo do Acrobat Reader ou queres que um formulário da tua aplicação mostre esse mesmo documento ? Caso queiras que seja um formulário da tua app abra um PDF deixo-te aqui a explicação: 1- Fazes para adicionar um novo componente (CTRL + T) > COM Components > localizas o componente da Adobe Acrobat ... (ou carregas em Browse > vais à pasta do acrobat \ activex \ AcroPDF.dll) 2- Metes o componente no formulário com o tamanho que quiseres... 3- Por fim metes o código num butao ou o que tu quiseres para abrir o PDF Nome_Que_Deste_Ao_Componente_PDF.LoadFile("caminho do ficheiro pdf") Cumps 😄
vbmaster Posted February 26, 2006 at 10:40 AM Report #15574 Posted February 26, 2006 at 10:40 AM O shell só dá para .exe jorruivo 😄
jorruivo Posted February 26, 2006 at 11:29 AM Report #15578 Posted February 26, 2006 at 11:29 AM O shell só dá para .exe jorruivo 😄 pensei q desse pa tudo
pebat Posted February 26, 2006 at 01:12 PM Report #15587 Posted February 26, 2006 at 01:12 PM tens k usar um compomente para abrir pdf.. esse compomente vais o buscar onde vais buscar os outros.
vbmaster Posted February 26, 2006 at 01:24 PM Report #15589 Posted February 26, 2006 at 01:24 PM Mas eu acho que o que ele cria era que o programa abrisse o file fora da form....
Metralha Posted February 26, 2006 at 01:50 PM Author Report #15597 Posted February 26, 2006 at 01:50 PM Bem antes de mais obrigado a todos. Dúvida Nº1 resolvida, utilizei as duas soluções. Consegui assim resolver o bug e limitar a capacidade de inserção de dados do utilizador. Adicionei-lhe ainda a capacidade de inserir números décimais, adicionando o codigo ascii da virgula, bem como umas msgbox para o caso de falta de inserção de dados ou utilização do . em vez de ,. Ainda tenho mais umas dúvidas que vou tentar solucionar, se não conseguir eu dou notícias. Quanto à dúvida Nº2, a ideia era mandar abrir o manual fora do programa. Mais uma vez obrigado. 😄
Metralha Posted February 26, 2006 at 06:44 PM Author Report #15640 Posted February 26, 2006 at 06:44 PM 3ª dúvida: Bem estive a ler o artigo da revista sobre a criação de um setup em vb 2003, existe alguma maneira de produzir um em vb 2005 express? Sei que existe a possiblidade de publish, que cria um instalador, contudo no solution explorer-add não aparece new project. Não consegui também perceber como e que "colamos" a framework à instalação. Sei que através do publish ela não é instalada. Resumindo, como é que se cria um setup em vb 2005 express.
vbmaster Posted February 26, 2006 at 08:54 PM Report #15656 Posted February 26, 2006 at 08:54 PM 3ª dúvida: Bem estive a ler o artigo da revista sobre a criação de um setup em vb 2003, existe alguma maneira de produzir um em vb 2005 express? Sei que existe a possiblidade de publish, que cria um instalador, contudo no solution explorer-add não aparece new project. Não consegui também perceber como e que "colamos" a framework à instalação. Sei que através do publish ela não é instalada. Resumindo, como é que se cria um setup em vb 2005 express. Bem... quando a vb.net 2005 já tenho visto algumas coisa de deployment mas ainda não estou bem dentro do assunto. Talvez faça um tut quando estiver mais à vontade. Por enquanto só te posso dizer que no caso do vb.net 2005 já não é a net framework 1.1 que tem de ser distribuída, aliás porque quem tem windows actualizado já a tem, mas sim a net framwork 2.0, portanto de certeza que deve haver por aí um plugin que faz esse ginga-joga.... 👍 Vou explorar isso....
Recommended Posts