Jump to content

Contar digitos de um inteiro

rockisforkids

Recommended Posts

Rui Carlos ainda nao percebi a tua ideia.

Num forum estrangeiro acabei por descobrir que ha quem faça recurso ha funcao sprintf().

A funçao que arranjei foi a seguinte:

int countDigits(int inteiro,int max){

char *string;

string = (char *) calloc(max+1,sizeof(char));
  sprintf(string,"%d",inteiro);

return strlen(string);
}

No entanto quando o primeiro digito de "inteiro" é 0, esta função não o conta. Conseguem perceber porque?

Sugeririam outro processo para fazer esta conversão?

Edit:

Triton nao consegui usar a itoa() precisamente por nao ser ANSI. Nem posso usar, no trabalho em que estou a fazer. Just ANSI! Conheces outro processo?

No entanto quando o primeiro digito de "inteiro" é 0, esta função não o conta. Conseguem perceber porque?

Zeros à esquerda não têm qualquer significado, 100 ou 0100 significam o mesmo valor, pelo menos em base 10.

Sugeririam outro processo para fazer esta conversão?

O processo que o Rui Carlos apresentou é o mais simples.

<3 life

O Triton tem razão, o zero à esquerda nao faz sentido nenhum... se a tua função recebe um int "inteiro", este nunca vai ter um 0 à esquerda ao passares para uma string com o sprintf.

Para além das soluções apresentadas, tens sempre a solução (para mim) mais óbvia: ir dividindo o numero por 10 enquando o numero é maior que 0...

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

• 3 weeks later...

Desculpem la voltar a este assunto.. Pensei que ja tivesse corrigido este problema mas afinal não. Aqui vai uma descrição mais pormenorizada do meu problema:

O programa pede um numero de contribuinte (9 digitos). Qualquer coisa que o user escreva é guardado numa STRING.

Pegando nessa string, tenho de ver se o user se limitou a introduzir o numero de contribuinte ou introduziu tambem coisas indevidas (isto é, o programa tem de ser robusto).

Eu tenho que guardar o numero de contribuinte num vector de inteiros (ja que se tivesse apenas um inteiro nao poderia ter números de contrinuinte a começar por zero).

A minha duvida esta em saber como é que analiso caracter a caracter da string, ver se é um numero ou uma letra/espaco e só se for numero copia-lo para o vector de inteiros. O problema é que o atoi() trabalha melhor com strings do que caracteres, parando assim que encontra uma letra. Se fizer i = atoi©, sendo c='k' (por ex) e i um inteiro, i fica com o valor 0, o que é indesejável neste caso.

Isto parecia-me linear, mas ainda nao consegui resolver o problema e esta-me a fazer confusao...

Têm alguma sugestao?

Edit:

A hipotese do logaritmo funcionaria se tivesse logo de início um numero inteiro. Certo? (ia obtendo as suas casas decimais)

Desculpem la voltar a este assunto.. Pensei que ja tivesse corrigido este problema mas afinal não. Aqui vai uma descrição mais pormenorizada do meu problema:

O programa pede um numero de contribuinte (9 digitos). Qualquer coisa que o user escreva é guardado numa STRING.

Pegando nessa string, tenho de ver se o user se limitou a introduzir o numero de contribuinte ou introduziu tambem coisas indevidas (isto é, o programa tem de ser robusto).

Eu tenho que guardar o numero de contribuinte num vector de inteiros (ja que se tivesse apenas um inteiro nao poderia ter números de contrinuinte a começar por zero).

A minha duvida esta em saber como é que analiso caracter a caracter da string, ver se é um numero ou uma letra/espaco e só se for numero copia-lo para o vector de inteiros. O problema é que o atoi() trabalha melhor com strings do que caracteres, parando assim que encontra uma letra. Se fizer i = atoi©, sendo c='k' (por ex) e i um inteiro, i fica com o valor 0, o que é indesejável neste caso.

Isto parecia-me linear, mas ainda nao consegui resolver o problema e esta-me a fazer confusao...

Têm alguma sugestao?

Edit:

A hipotese do logaritmo funcionaria se tivesse logo de início um numero inteiro. Certo? (ia obtendo as suas casas decimais)

Tu por acaso não andas no técnico não ? 😛

Têm alguma sugestao?

Edit:

Quanto a mim, o TheDark já te deu a resposta para validar o número, mas tem cuidado com o atoi porque no caso de teres um número inserido com 10 ou mais digitos (que por si só não é aceite, visto que queres números com 9 digitos), pode exceder a gama do int e dar overflow.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.