Nuno_Martins Posted November 28, 2007 at 10:36 AM Report Share #150857 Posted November 28, 2007 at 10:36 AM Bons dias, Eu decidi-me em começar a dar uns toques na programação. Mas não tenho nenhum conhecimento sobre tal. Eu já reparei que cada pessoa aconselha praticamente uma linguagem diferente para se começar, eu decidi-me pelo Python. O meu objectivo é fazer umas coisinhas simples e engraçadas. Gostava então de vós pedir que me recomendassem um software para programar nesta linguagem. Se fosse possível também queria que me dissessem uns bons sites para consultar e um bom livro que eu pudesse comprar, de preferência em português (ambos). Lembrem-se, é para um no0b na matéria 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoaoRodrigues Posted November 28, 2007 at 10:47 AM Report Share #150859 Posted November 28, 2007 at 10:47 AM Antes de mais bem vindo! Nem há 3 meses estava na mesma situação que tu, no que toca a Python. Da minha experiência, digo-te que de pouco vale comprares um livro para te iniciares. Se quiseres um bom livro, tens o da O'Reilly (que é caro mas é muito bom) Learning Python e tens um outro que não me lembro agora do nome concreto mas é algo do género: "Python: from begginer to advanced" (tem capa preta e amarela, e não, não é da série para tótós 🙂 ). Eu aprendi da Net tudo o que eu sei. Vais ao site oficial e tens lá um tutorial muito bom (na minha opinião) que te põe a programar decentemente em poucos dias. É só ires inovando e vais aprendendo num instante. Dá também uma vista de olhos no código do pessoal aqui do fórum para ires vendo algumas coisas que podes fazer. Software para programar.. se instalares o Python ele já vem com um editor e um interpretador: IDLE. Eu pessoalmente não gosto e faço assim: faço o código num editor de texto normal que me permita o realce da sintaxe (windows: EditPad Pro / Linux: gedit ou kate) e depois testo com linha de comandos. Se preferires um all in one, procura uma thread no subfórum Python chamada "O melhor IDE". Tens lá MUITAS alternativas 🙂 Grande abraço! E como te disse, isto é a minha opinião 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno_Martins Posted November 28, 2007 at 11:20 AM Author Report Share #150863 Posted November 28, 2007 at 11:20 AM Obrigado. Usando o IDLE (Python GUI), penso que seja este, como é que no fim de fazer um programa eu vejo se tem erros e o ponho a correr? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted November 28, 2007 at 12:32 PM Report Share #150880 Posted November 28, 2007 at 12:32 PM Usando o IDLE (Python GUI), penso que seja este, como é que no fim de fazer um programa eu vejo se tem erros e o ponho a correr? Se a memória não me falha, F5. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tharis Posted November 28, 2007 at 05:23 PM Report Share #150968 Posted November 28, 2007 at 05:23 PM Usando o IDLE (Python GUI), penso que seja este, como é que no fim de fazer um programa eu vejo se tem erros e o ponho a correr? Se a memória não me falha, F5. Ou no menu Run! Agora aconselhando-te, aconselho-te vários livros: FREE "Python Wikibook": http://en.wikibooks.org/wiki/Python http://upload.wikimedia.org/wikibooks/en/9/91/Python_Programming.pdf (Versão para Download em PDF) Opinião: Bom livro para quem inicia. "Dive Into Python": http://www.diveintopython.org/ http://www.diveintopython.org/download/diveintopython-pdf-5.4.zip (Versão para Download em PDF e os Anexos em .py) Opinião: Este é daqueles livros, tipo curso INTENSIVO! Começa logo a atacar (por isso se chama DIVE into Python). Anyway, pelos conhecimentos Pythonescos do rolando2424... Este livro é Muito Bom! "Módulos A e B" Estão algures nesta secção disponíveis para download gratuito. Foram criados por brasileiros e acho que é um Bom Complemento. Atenção que eu disse Bom Complemento. Acho que não deve ser usado como livro principal. NON-FREE "Apress Beginning Python From Novice to Professional" (Se o quiseres "comprar" 😞, manda-me uma PM) Opinião: Foi este o livro que segui quando me iniciei. É Muito Bom! Só que tem dois problemas: é muito, mas mesmo muito extenso e o outro problema está relacionado com este e com uma dica que te vou dar: a partir do capítulo das GUIs inclusivé, não vale a pena ler. Conselhos e Sugestões: Estes livros servem para aprender o básico. Não esperes que te tornes l33t só por lêr isto. A melhor maneira de aprenderes mais e dominares uma língua (Python neste caso) é ir codando, debatendo, perguntando ao pessoal dúvidas, pesquisando... Ao leres os livros, não leias só. (Eu lia e fixava, só que depois, quando era preciso, não sabia.) Lês, codas, etc. Se quiseres exercícios, pede tipo: "Pessoal, metam aí um exercício em que use x,y,z conhecimentos." Cumps Tharis P.S.: Não interpretes mal a primeira sugestão. Não te quero desmotivar. Eu falo por exeperiência própria. Eu num único projecto em que estou envolvido, já consegui tornar o meu Python mais sólido, do que lêr algumas dezenas de livros, tutoriais e etc. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted December 10, 2007 at 04:42 PM Report Share #153382 Posted December 10, 2007 at 04:42 PM tharis ja que tambem me tou a iniciar e a interessar por python para usar com php.... voute dizer as tuas palavras... O GRANDES MESTRES DE PYTHON ARRANJEM-ME IDEIAS DE COISAS PARA FAZER PARA EU APRENDE. 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tharis Posted December 10, 2007 at 09:26 PM Report Share #153489 Posted December 10, 2007 at 09:26 PM Para começar com uma coisa básica, faz uma agenda telefónica, igual à que meteram nas dúvidas. Depois vou fazer uma lista e meto aqui. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts