saramgsilva Posted February 24, 2006 at 07:06 PM Report #15247 Posted February 24, 2006 at 07:06 PM Este trabalho foi realizado por: Sara Silva ( tofas), Sara Carvalho e Rita Coimbra no ambito da cadeira de Base de Dados que frequentamos no 1 semestre. Boas, 🙂 vou apresentar mais um projecto, desta vez uma base de dados para um sistema de gestao de uma cozinha. Com o furor do Kisc, criamos uma base de dados de uma cozinha! Este é o modelo ER da base de dados, http://img53.imageshack.us/img53/407/cpiadeercozinha9yj.jpg o ficheiro do codigo sql para criar o base de dados encontra-se criar tabelas ( cria.slq ) Criar as tabelas : /* Instruções em SQL: criar as tabelas da base de dados */ /* Estrutura da tabela compras */ CREATE TABLE compras ( n_compra int(11) NOT NULL UNIQUE, total double(10,2) NOT NULL, datac date NOT NULL, id_forn int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (n_compra), check(total>=0,0) ); /* Estrutura da tabela cozinhado */ CREATE TABLE cozinhado ( id_coz int(11) NOT NULL UNIQUE, n_pessoas int(11) default NULL, duracao int(11) default NULL, tipo char(30) default NULL, PRIMARY KEY (id_coz), check(duracao>=0 and n_pessoas>=0) ); /* Estrutura da tabela familia_p */ CREATE TABLE familia_p ( id_familia int(11) NOT NULL UNIQUE, nome_familia char(30) NOT NULL, PRIMARY KEY (id_familia) ); /* Estrutura da tabela fornecedores */ CREATE TABLE fornecedores ( id_forn int(11) NOT NULL UNIQUE, nome_forn char(30) NOT NULL, descricao_forn char(40) default NULL, PRIMARY KEY (id_forn) ); /* Estrutura da tabela produtos */ CREATE TABLE produtos ( id_p int(11) NOT NULL UNIQUE, nome_p char(30) NOT NULL, localizacao char(30) default NULL, id_familia int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (id_p) ); /* Estrutura da tabela receitas */ CREATE TABLE receitas ( id_r int(11) NOT NULL UNIQUE, nome_r char(30) NOT NULL, familia_r char(30) default NULL, id_coz int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (id_r) ); /* Estrutura da tabela stock_outro */ CREATE TABLE stock_outro ( id_p int(11) NOT NULL UNIQUE, omedida char(20) default NULL, ounidade double(10,2) default NULL, PRIMARY KEY (id_p), check(ounidade>=0,0) ); /* Estrutura da tabela stock_peso */ CREATE TABLE stock_peso ( id_p int(11) NOT NULL UNIQUE, pmedida char(20) default NULL, punidade double(10,2) default NULL, PRIMARY KEY (id_p), check(punidade>=0,0) ); /* Estrutura da tabela fazer_receita */ CREATE TABLE fazer_receita ( id_r int(11) NOT NULL, med_quant char(20) NOT NULL, un_quant double(10,2) NOT NULL, id_p int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY ( id_r, id_p), foreign key(id_r) references receitas(id_r), foreign key(id_p) references produtos(id_p), check(un_quant>=0.0) ); /* Estrutura da tabela prod_compra */ CREATE TABLE prod_compra ( id_p int(11) NOT NULL, preco_unid double(10,2) NOT NULL, marca char(30) default NULL, quant_unidade double(10,2) NOT NULL, quant_medida char(20) NOT NULL, n_compra int(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (id_p, n_compra), foreign key(id_p) references produtos(id_p), foreign key(n_compra) references compras(n_compra), check(preco_unid>=0,0 and quant_unidade>=0,0) ); para efectuarmos pesquisas e usarmos a base de dados criamos 1 ficheiro para inserir dados... pode encontra-lo inserir dados ( insert.sql ) O nosso relatorio, encontra-se aqui: Relatorio-BDD-Cozinha.pdf ao lerem o relatorio, fica a perceber como "funciona" a nossa base de dados, e tem uma explicação teorica de praticamente tudo o que aplicamos e usamos na base de dados... Vejam o indice, para terem uma noção do relatorio. No Capitulo 10 ( pagina 42 ) - podem ver exemplos: de perguntas em linguagem corrente, em algebra relacional e em SQL... espero que gostem espero, e foi essa a minha ideia, que este projecto venha ajudar a desenvolver o KISC!! 🙂 eu nao sei visual basic, mas na parte da base de dados... este projecto é uma boa proposta!! www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
deathseeker25 Posted February 24, 2006 at 07:10 PM Report #15250 Posted February 24, 2006 at 07:10 PM Hmm...muito sinceramente, cheira-me a sucesso. O trabalho da base de dados está realizado. Pessoal, de que mais precisamos nós para continuar este projecto? 😁
saramgsilva Posted February 24, 2006 at 07:16 PM Author Report #15253 Posted February 24, 2006 at 07:16 PM Hmm...muito sinceramente, cheira-me a sucesso. O trabalho da base de dados está realizado. Pessoal, de que mais precisamos nós para continuar este projecto? 😁 🙂 espero que ajude!! a serio...mesmo alguem que nao perceba mto de bdd, e saiba VB ou outra linguagem...e keira arriscar!! ao ler o projecto todo axo que vai perceber bem a ideia da bdd... FORÇA!! (ando aprender php...e ja me lembrei qdo tiver tempo e conhecimentos suficientes....criar o KISC para web ) 😁 era a loucura!! www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
joninho Posted February 26, 2006 at 12:06 AM Report #15556 Posted February 26, 2006 at 12:06 AM ?? eu inda n precebi nada disso :X e vai ser programado em k linguagem? e kual eh o objectivo disso? :S
saramgsilva Posted February 26, 2006 at 12:45 PM Author Report #15582 Posted February 26, 2006 at 12:45 PM ?? eu inda n precebi nada disso :X e vai ser programado em k linguagem? e kual eh o objectivo disso? :S uma base de dados tem como base a linguagem SQL, e existem varios sistemas de gestao de base de dados : Mysql, access, SQL Server.... e isto que crei foi 1 base de dados para uma cozinha, com a junção de outra liguagem, pode-se fazer 1 programa de modo a usar esta bdd... www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
joninho Posted February 26, 2006 at 11:31 PM Report #15683 Posted February 26, 2006 at 11:31 PM Ah yah 😄 lol agora atao fases uma pagina em PHP para fazer a gestao da cosinha 👍 lol Cumps
Sutcha Posted March 10, 2006 at 10:51 PM Report #17716 Posted March 10, 2006 at 10:51 PM Ya agora tou a dar base de Dados a Tic até agora é seca e a prof ? Mas no fundo Base de Dados da mt jeito www.sutchamos.blogspot.com
AriOps Posted March 11, 2006 at 10:11 AM Report #17747 Posted March 11, 2006 at 10:11 AM tás a dar mt teoria que não vais usar. eu tmb estou a dar e sei o k estou a dizer. Daniel Correia
Threshold Posted April 7, 2006 at 12:03 AM Report #21233 Posted April 7, 2006 at 12:03 AM Hi, Tive ali a analisar ali aquele modelo entidade relação, mas que dor :O eu acho que isto devia ser banido desta realidade aquilo parece mais ultrapassado que a ZX-Spectrum. Eis a minha forma de ver: Se tentarmos modelar este problema fazendo uma certa aplicação de conhecimento dos belíssimos diagramas de classes usados para OO, ficaria tudo mais bonito imaginemos uma situação seguinte +-----------------+ +-----------------+ | Pessoa | | Nacionalidade | +-----------------+ 1 +-----------------+ | #id_pessoa | n |------------------- | #id | | #nacionalidade| ----------------------------| | nome | +-----------------+ +-----------------+ Ou seja modelamos uma tabela como se fosse uma classe, e faríamos a relação por exemplo unido atributo com atributo como eu defini acima, seria assim utilizada uma forma bastante mais simples e eficaz de apresentar o problema! Think about!
saramgsilva Posted April 7, 2006 at 12:32 AM Author Report #21237 Posted April 7, 2006 at 12:32 AM nao percebi mto bem o que querias realmente transmitir.... mas daquilo que conclui, foi que usar este "tipo de diagrama" é mais simples de perceber a base de dados e de trabalhar...é isso? Bem eu conheco esse tipo, e ate acho mto fixe, e agora uso mais...mas quando fiz a cadeira, tinha que fazer como o professor queria, e usei como viste no trabalho, acho eu...mas para quem nao percebe mto disto mais facilmente percebe um esquema como tu apresentaste do que o meu esquema.... :dontgetit: www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
dinosaur Posted May 3, 2006 at 01:01 PM Report #25421 Posted May 3, 2006 at 01:01 PM gostei da ideia. eu programo em php, se quiserem a minha ajuda estou á vossa disposição "Fecho os olhos por instantesAbro os olhos novamenteNeste abrir e fechar de olhosJá todo o mundo é diferente"António Gedeão
andremedeiros Posted May 4, 2006 at 08:08 PM Report #25680 Posted May 4, 2006 at 08:08 PM Hmm...muito sinceramente, cheira-me a sucesso. O trabalho da base de dados está realizado. Pessoal, de que mais precisamos nós para continuar este projecto? 😁 Podias cozinhar aí pró pessoal. Isso é que era 😄
saramgsilva Posted May 5, 2006 at 03:34 PM Author Report #25801 Posted May 5, 2006 at 03:34 PM gostei da ideia. eu programo em php, se quiserem a minha ajuda estou á vossa disposição ta, eu de momento estou acabar o curso... .e depois queria pegar nisto... depois eu aviso -te 😁 www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
dinosaur Posted May 8, 2006 at 01:24 PM Report #26330 Posted May 8, 2006 at 01:24 PM ok! "Fecho os olhos por instantesAbro os olhos novamenteNeste abrir e fechar de olhosJá todo o mundo é diferente"António Gedeão
teckV Posted May 23, 2006 at 12:43 PM Report #29085 Posted May 23, 2006 at 12:43 PM altamente tofitas... vou já instalar esta aplicação na minha cozinha a ver se começo a ter as refeições prontas quando chegar a casa... e o modulo de compras é excelente... h3h3h3hh3h3h3h lindo... uma aplicação femenina da programação... uma iniciativa muito interessante...
M6 Posted May 23, 2006 at 01:32 PM Report #29089 Posted May 23, 2006 at 01:32 PM tás a dar mt teoria que não vais usar. eu tmb estou a dar e sei o k estou a dizer. Podes exemplificar por exemplo? É que quanto mais trabalho com bds, mais me apercebo da necessidade dos fundamentos teóricos... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
saramgsilva Posted May 23, 2006 at 03:51 PM Author Report #29119 Posted May 23, 2006 at 03:51 PM altamente tofitas... vou já instalar esta aplicação na minha cozinha a ver se começo a ter as refeições prontas quando chegar a casa... e o modulo de compras é excelente... h3h3h3hh3h3h3h lindo... uma aplicação femenina da programação... uma iniciativa muito interessante... isto é algo que pretendo implementar, com base, na ideia inicial do KISC www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
AriOps Posted May 25, 2006 at 06:40 PM Report #29510 Posted May 25, 2006 at 06:40 PM tás a dar mt teoria que não vais usar. eu tmb estou a dar e sei o k estou a dizer. Podes exemplificar por exemplo? É que quanto mais trabalho com bds, mais me apercebo da necessidade dos fundamentos teóricos... tipo tu quando constrois uma bd tu não pensas nas fases todas (acho k são 12), constrois normalmente - pensas logo no que precisas e no que vais precisar, controis, implementas e está feito. Não sou apologista de ter de decorar fases (que não são poucas) em vez de fazer a experimentação "on the field", percebes o que quero dizer? Cumps Daniel Correia
Foskasse Posted June 18, 2006 at 07:13 PM Report #33621 Posted June 18, 2006 at 07:13 PM epa acordem ta ai pessoal a dizer ha e tal php se quiseres ajuda em php epá desculpem lá mas n e mt melhor isto numa apps tipo sei lá em visual basic? desculpem lá 😉
saramgsilva Posted June 19, 2006 at 11:28 AM Author Report #33757 Posted June 19, 2006 at 11:28 AM epa acordem ta ai pessoal a dizer ha e tal php se quiseres ajuda em php epá desculpem lá mas n e mt melhor isto numa apps tipo sei lá em visual basic? desculpem lá 😉 as coisas não se fazem de qualquer maneira....tem que ser planeadas... e bem organizadas.... :dontgetit: www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Recommended Posts