hdricard Posted February 24, 2006 at 10:13 AM Report #15138 Posted February 24, 2006 at 10:13 AM Boas. Tenho um problema por resolver! Fiz uma aplicação cliente/servidor em Delphi + IBObjects + Firebird. Criei um script de instalação com o programa (FREE) Inno Setup + ISTool. No script de instalação que criei existem 2 tipos de instalação, Cliente e Servidor. Ambos os tipos instalam o Firebird 1.5 com as configurações minimas para o Cliente e completo para o Servidor. Isto está tudo a funcionar a 100%! Agora o problema! O Firebird quando se instala não abre nenhuma porta na firewall (no meu caso, firewall do Windows XP). Para o Firebird funcionar em Rede é necessário que o Computador Servidor (onde se encontra a Base de Dados) tenha a porta "3050 TCP" aberta na firewall para permitir tráfego de entrada nessa porta (porta de comunicação do Firebird Cliente com o Firebird Servidor). Tenho o script de instalação concluido, mas o objectivo com este script era permitir ao utilizador uma instalação rápida e simples sem necessidade de assistência por parte de um técnico! Neste momento ainda continua a ser necessário a ajuda na instalação porque à muita gente que nem sabe o que é uma Firewall. Gostaria de saber se alguém conhece alguma maneira de abrir portas na Firewall (Windows XP) através dos programas Inno Setup/ISTool, ou com registos inseridos no Registo do Windows??? Agradeço qq resposta. Obrigado Hugo Ricardo
Tiago Salgado Posted February 24, 2006 at 11:37 AM Report #15147 Posted February 24, 2006 at 11:37 AM Podes utilizar a ferramenta "netsh". Se conseguires executar códigos na instalação executa o seguinte: netsh firewall add portopening TCP 3050 FirebirdPort Se quiseres testa isso na linha de comandos e ve se é isso que queres. Já agora tenho uma questão, e se o cliente usar outra firewall que não a do XP ?
Recommended Posts