suzy Posted November 21, 2007 at 02:11 PM Report Share #149128 Posted November 21, 2007 at 02:11 PM tenho este problema, e nao sei porque me da lixo, parece que o ponteiro *igual, so tem acesso ao endereço e nao ao conteudo da celula de memoria. Desenvolva uma função que determine quantos elementos de uma tabela de inteiros são iguais à média dos seus dois vizinhos. A função recebe como argumentos um ponteiro para o início da tabela, o número de elementos que esta contém e um ponteiro para uma variável inteira onde deve ser colocado o resultado (i.e., quantos elementos são iguais à média dos seus vizinhos). A sua declaração é a seguinte: void vizinhos(int *tab, int dim, int *igual); fiz assim 😛 #include<stdio.h> void vizinhos(int *tab, int dim, int *igual){ int i, conta=0,media=0,soma=0; for(i=0;i<dim;i++){ soma=*(tab+i)+*(tab+i+2); media=soma/2; if(*(tab+i)==media){ conta=conta+1; *igual=conta; } } printf(" sao %d\n", *igual); } main(){ int vetor[5]={2,2,4,4,6},x; vizinhos(vetor,5,&x); fflush(stdin); getchar(); } da me lixo, pq? obrigada Link to comment Share on other sites More sharing options...
suzy Posted November 21, 2007 at 02:22 PM Author Report Share #149132 Posted November 21, 2007 at 02:22 PM ? presumo que o erro seja desta linha for(i=0;i<dim;i++){ soma=*(tab+i)+*(tab+i+2);// aqui esre 2, rebenta com a memoria media=soma/2; como faço então, qual o raciocinio correcto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
shumy Posted November 21, 2007 at 02:31 PM Report Share #149136 Posted November 21, 2007 at 02:31 PM (tab+i+2) vai saltar fora da tabela. Também não faz sentido efectuar um printf do *igual e ao mesmo tempo retornar o parâmetro. A função não deve imprimir o valor, deve ser efectuado no main. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nDray Posted November 21, 2007 at 02:58 PM Report Share #149142 Posted November 21, 2007 at 02:58 PM Primeiro, se tens ponteiros, não sei porque continuas a usar acesso indexado aos arrays... O problema nisso é que estás a aceder a endereços que não te dizem respeito. se queres comparar com os vizinhos, tens de começar no segundo indice e parar no penultimo..... #include <stdio.h> void vizinhos(int *arr, int size, int *count) { size = (int)arr + size * sizeof(int) - sizeof(int); // falha se a soma nao couber num int. *count = 0; while((int)++arr < size) { if(*arr == (*(arr - 1) + *(arr + 1)) / 2) { (*count)++; } } printf("sao %d\n", *count); } int main() { int vect[5] = {2, 3, 4, 5, 6}, x; vizinhos(vect, 5, &x); getchar(); return 0; } Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted November 21, 2007 at 03:36 PM Report Share #149155 Posted November 21, 2007 at 03:36 PM ... No teu código tens 2 problemas principais: - Estás a sair do array, como disse o shumy, quando fazes *(tab+i+2), e i é igual a size-1 ou a size. O for devia parar em size-2; - No if, estás a comparar um elemento com a média dele próprio e de elemento 2 índices à frente, aqui: *(tab+i) Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
suzy Posted November 21, 2007 at 05:45 PM Author Report Share #149176 Posted November 21, 2007 at 05:45 PM ver se atino com este tipo de raciocionios ? aqui neste problema tb tenho a mesma dificuldade Desenvolva um função que determine em que posição de uma tabela de inteiros se encontra o elemento que regista a maior subida em relação ao elemento anterior. Esta posição deve ser devolvida como resultado. A função recebe como argumentos um ponteiro para o início da tabela e o número de elementos que esta contém. A sua declaração é a seguinte: int maior_subida(int *tab, int dim); #include<stdio.h> int maior_subida(int *tab,int dim){ int i,dif,posicao,maior=-1000; for(i=0;i<dim;i++){ dif=*(tab+i+1)-(*(tab+i)); if(maior<dif){ posicao=i; } return i; } } main(){ int vetor[4]={1,5,1,3},total; total=maior_subida(vetor,4); printf(" a maior subida se encontra na %d\n",total); fflush(stdin); getchar(); } vou tentar ate dar:( muito obrigada Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted November 21, 2007 at 08:30 PM Report Share #149202 Posted November 21, 2007 at 08:30 PM vou tentar ate dar:( muito obrigada Isto é sempre uma má ideia... convem ter noção do que fazemos, senão depois criamos mais erros a tentar corrigir outros ^^ esse código está bem excepto no "return i" que para além de estar dentro do for , não é o "i" que queres devolver. outra coisa que tens de ter cuidado, é que se "dim" for o número de elementos do array, na ultima iteração acedes à posicao "dim" , quando os endereços são 0.. dim-1 A última coisa, podes simplificar o código: podes tratar o apontador como usas um array normal. Quando usas vector[2] , no fundo estás a fazer *(vector+2). "vector" é um apontador para o inicio do array. Assim podes fazer dif = tab[ i + 1 ] - tab[ i ] ; sem qualquer problema, desde que não estejas a aceder a limites fora do array. Bom trabalho 😛 "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
saunde Posted November 26, 2007 at 08:46 PM Report Share #150516 Posted November 26, 2007 at 08:46 PM if(maior<dif){ posicao=i; } e tens k rever esta parte, pois tens k ir actualizando o maior durante as iterações para poderes no final encontrar a maior diferença. Já agora começar maior com -1000 n é boa politica, o melhor k tens a fazer é começar com a primeira diferença de valores, ou então como simplesmente é para retornar a maior subida podes inicializar com 0, valor que irás retornar se não existirem subidas. Apenas uma ideia .. faz pelo melhor 😛 Um blog :Sem Cafeína Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts