willyboy Posted November 20, 2007 at 07:55 PM Report Share #148977 Posted November 20, 2007 at 07:55 PM Boa noite, Estou a tentar construir o algoritmo de partição utilizado no QuickSort... Aqui está o código com o qual estou a tentar... int particao (int v[], int a, int b) { int esq = a, dir = b, pvt = v[(a + b)/2]; printf("[Pivot: %d] ", pvt); do { while (v[esq] < pvt) esq++; while (v[dir] > pvt) dir--; if (esq <= dir) { troca(v, esq, dir); esq++; dir--; } } while (esq <= dir); return dir; /* índice do elemento já colocado na posição correcta */ } Este código trabalha bem para vectores com pequenas dimensões (à volta de 6 elementos)... No entanto fiz um teste com 9 e deixou.me elementos fora do sítio... Não consigo perceber o que está errado... Agluém conhece um algoritmo eficiente de partição? Muito obrigado 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 20, 2007 at 09:07 PM Report Share #148992 Posted November 20, 2007 at 09:07 PM Assim à primeira vista, não estou a ver o erro. Que valores é que usaste? Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
willyboy Posted November 20, 2007 at 09:13 PM Author Report Share #148998 Posted November 20, 2007 at 09:13 PM Usei... 44 55 12 52 46 (pivot) 94 6 18 67 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 20, 2007 at 09:26 PM Report Share #149001 Posted November 20, 2007 at 09:26 PM Com esse valores, a função está a funcionar. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted November 20, 2007 at 09:35 PM Report Share #149004 Posted November 20, 2007 at 09:35 PM O quicksort não funciona só com essa função "partição"... só estás a usar essa ? "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 20, 2007 at 09:37 PM Report Share #149006 Posted November 20, 2007 at 09:37 PM Pelo que ele disse, aquilo é apenas o algoritmo (função) de partição usado no QS. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
willyboy Posted November 20, 2007 at 09:38 PM Author Report Share #149009 Posted November 20, 2007 at 09:38 PM Tens razão, agora está a funcionar com esses números, mas há certos vectores para os quais não funciona :S Eu só estou mesmo interessado na função de partição 🙂 não é para o quicksort em si, mas para aplicar noutra coisa 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jeronimus Linuxius Posted March 3, 2008 at 07:10 PM Report Share #170266 Posted March 3, 2008 at 07:10 PM Tens razão, agora está a funcionar com esses números, mas há certos vectores para os quais não funciona :S Eu só estou mesmo interessado na função de partição 😛 não é para o quicksort em si, mas para aplicar noutra coisa 😛 O Quicksort é bastante complicadinho de implementar... No entanto, estou a ver um leve erro em que provavelmente caiste... O problema de partir o vector em dois não pode ser isolado dessa forma. Repara bem: o passo do Quicksort é "Divide-se o vector em dois. O de baixo só tem elementos menores ou iguais ao pivot, enquanto que o de cima só tem elementos maiores ou iguais ao pivot." (pela propriedade transitiva, qualquer elemento do vector de baixo é menor ou igual a qualquer dos elementos do vector superior). Não diz em lado nenhum que o "ponto de partição", assim o chamemos, fica situado ao lado da posição original do pivot, nem que fica situado a meio do vector. Rigorosamente falando, até se pode observar que o pivot não precisa sequer de estar no vector. O ponto de partição é, a menos que eu esteja a ver mal, à direita do elemento onde pára o índice j (mesmo que o índice "i" vá parar muito mais abaixo). PS: Não testei... É só mesmo um palpite (btw, implementei ainda ontem um quicksort em scheme e garanto que não é fácil... mas eu não implementei bem assim...). PS2: Se ainda andares por aqui e ainda não tiveres resolvido o problema, diz qualquer coisa! JJ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 3, 2008 at 07:56 PM Report Share #170275 Posted March 3, 2008 at 07:56 PM O Quicksort é bastante complicadinho de implementar... No entanto, estou a ver um leve erro em que provavelmente caiste... O problema de partir o vector em dois não pode ser isolado dessa forma. Repara bem: o passo do Quicksort é "Divide-se o vector em dois. O de baixo só tem elementos menores ou iguais ao pivot, enquanto que o de cima só tem elementos maiores ou iguais ao pivot." (pela propriedade transitiva, qualquer elemento do vector de baixo é menor ou igual a qualquer dos elementos do vector superior). Não diz em lado nenhum que o "ponto de partição", assim o chamemos, fica situado ao lado da posição original do pivot, nem que fica situado a meio do vector. Rigorosamente falando, até se pode observar que o pivot não precisa sequer de estar no vector. O ponto de partição é, a menos que eu esteja a ver mal, à direita do elemento onde pára o índice j (mesmo que o índice "i" vá parar muito mais abaixo). PS: Não testei... É só mesmo um palpite (btw, implementei ainda ontem um quicksort em scheme e garanto que não é fácil... mas eu não implementei bem assim...). PS2: Se ainda andares por aqui e ainda não tiveres resolvido o problema, diz qualquer coisa! Não percebi nada do teu post :/ Afinal onde é que está o erro? É que eu continuo a achar que aquilo funciona (embora possa não ser a melhor partição para o Quick Sort). PS: A implementação é complicada em C (e, talvez, na maioria das linguagens), mas noutras linguagens (como Haskell 😛 ) é trivial de se implementar... Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jeronimus Linuxius Posted March 5, 2008 at 08:01 PM Report Share #170769 Posted March 5, 2008 at 08:01 PM Não percebi nada do teu post :/ Afinal onde é que está o erro? É que eu continuo a achar que aquilo funciona (embora possa não ser a melhor partição para o Quick Sort). Quiz dizer que o ponto onde os dois novos vectores se separam não tem necessariamente de ser o ponto de onde o pivot foi inicialmente "pescado"... De qualquer das formas, não sei se ele assumiu isso ou não. PS: A implementação é complicada em C (e, talvez, na maioria das linguagens), mas noutras linguagens (como Haskell 😄 ) é trivial de se implementar... A programação funcional faz maravilhas... Pena é eu não a conhecer bem!... JJ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted March 5, 2008 at 08:05 PM Report Share #170772 Posted March 5, 2008 at 08:05 PM Quiz dizer que o ponto onde os dois novos vectores se separam não tem necessariamente de ser o ponto de onde o pivot foi inicialmente "pescado"... De qualquer das formas, não sei se ele assumiu isso ou não. Penso que isso não está a acontecer. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jeronimus Linuxius Posted March 9, 2008 at 10:50 PM Report Share #171674 Posted March 9, 2008 at 10:50 PM Penso que isso não está a acontecer. É possível. Foi só um palpite (baseado no facto de a função do post original não comunicar à função que a chamou o ponto onde o vector ficou dividido)... JJ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts