skcratch Posted November 18, 2007 at 09:01 PM Report Share #148455 Posted November 18, 2007 at 09:01 PM Viva! Tenho o seguinte problema para resolver: "Dada uma matriz quadrada de custos C, em que cada elemento cij representa o custo do funcionário fi realizar a tarefa tj, determinar uma atribuição que minimiza o custo total." O livro aconselhado para obter ajuda para encontrar a solução é o Levitin. Como este livro raramente se encontra disponível na biblioteca, será que alguém me poderia fornecer ajuda/documentação para resolver o problema? Grato desde já pela ajuda! Cumps! 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted November 19, 2007 at 04:41 PM Report Share #148646 Posted November 19, 2007 at 04:41 PM Quando li pela primeira vez, achei que dava para resolver com Programação Dinâmica, mas lendo mais atentamente, parece-me claramente um problema de min-cost max-flow. Não tenho a certeza, posso estar a ver min-cost max-flow em todo o lado (este fim de semana saiu um num concurso e não consegui resolver..), mas parece-me que podes modelar os funcionários e as tarefas como nós. Crias um node "source", ao qual ligas todos os funcionários com uma aresta de tamanho 1, de seguida, crias ligações entre os funcionários e as tarefas, com o tamanho correspondente ao custo. Por último, ligas todas as tarefas a uma "sink", com cada aresta de tamanho 1. Pretendes maximizar o fluxo minimizando o custo. Não faltam textos a explicar o procedimento melhor do que eu na net, portanto google it. PS: Parece-me claramente um problema de min-cost, mas como já disse, não tenho a certeza. Já agora, este tópico parece-me claramente da secção de Algoritmia e Lógica. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 19, 2007 at 08:45 PM Report Share #148749 Posted November 19, 2007 at 08:45 PM Se percebi bem o problema, penso que é o tipo de problema para o qual (normalmente) se usa o Algoritmo Húngaro. Existem mais uma série de abordagens a este tipo de problemas, mas penso que esta é a que está mais optimizada para a afectação de recursos. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted November 19, 2007 at 11:15 PM Author Report Share #148804 Posted November 19, 2007 at 11:15 PM Viva! Peço desde já desculpa pela incorrecção do tópico na secção errada e quero desde já agradecer a ajuda que foi até agora prestada! Cumps! 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted November 20, 2007 at 10:00 PM Report Share #149022 Posted November 20, 2007 at 10:00 PM A solução do Rui Carlos é a correcta. O Hungarian Method serve para isso mesmo. Mais informações aqui: http://www.ee.oulu.fi/~mpa/matreng/ematr1_2.htm Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted November 21, 2007 at 08:39 PM Report Share #149203 Posted November 21, 2007 at 08:39 PM Eu ainda não sei implementar o algoritmo hungaro, mas pelo que ouvi dizer, provavelmente é a forma mais fácil de resolver o problema. Podes resolver o problema mais eficientemente com um "Minimum Cost Maximum Flow" modificado, mas este é mais dificil de explicar. Tal como o Warrior disse, saiu um problema este fim de semana que necessitava de uma das abordagens. Deixo aqui a minha solução ( há implementações muito mais eficientes do algoritmo, mas esta é simples) Nota: Segundo o que sei, o algoritmo hungaro tem um tempo de execução de O(N^3) , esta implementação do mincost maxflow penso que tem um worst case de O( E * N^3 ) , E sendo o número de ligações ... as implementações mais rápidas têm muito mais código :\ #include <algorithm> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; #define MAX 1000 // numero maximo de nodos no grafo int capacity[MAX][MAX]; int cost[MAX][MAX]; int dist[MAX]; int how[MAX]; int bellman_ford( int source, int sink, int n ) { memset( dist, 0x3F, sizeof dist ); memset( how, -1, sizeof how ); dist[source] = 0; for( int tt = 0; tt < n; ++tt ) { for( int i = 0; i < n; ++i ) for( int j = 0; j < n; ++j ) { if( !capacity[i][j] ) continue; if( dist[i] + cost[i][j] < dist[j] ) { dist[j] = dist[i] + cost[i][j]; how[j] = i; } } } if( dist[sink] < 1000000 ) return 1; return 0; } int min_cost_max_flow( int source, int sink, int n ) { int ret = 0; while( bellman_ford( source, sink, n ) ) { for( int x = sink; x != source; x = how[x] ) { capacity[how[x]][x] -= 1; capacity[x][how[x]] += 1; ret += cost[how[x]][x]; } } return ret; } int main() { int N , E , i , j , k , p; cin >> N >> E >> p; // N = numero de cozinheiros , E = numero de facilities , p = numero de ligações às facilities // min cost memset( capacity, 0, sizeof capacity ); memset( cost, 0, sizeof cost ); int source = 0 , sink = E+N+1; while (p--) { cin >> i >> j >> k; capacity[i+1][N+j+1] = 1; cost[i+1][N+j+1] = k; cost[N+j+1][i+1] = -k; } for (i = 1 ; i <= N ; i++) capacity[source][i] = 1; // ligar source aos cozinheiros for (i = 1 ; i <= E ; i++) capacity[i+N][sink] = 1; // ligar facilities ao sink cout << min_cost_max_flow(source , sink , E+N+2) << endl; return 0; } "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted November 26, 2007 at 07:29 PM Author Report Share #150492 Posted November 26, 2007 at 07:29 PM Viva! Uma das estratégias aconselhadas para a resolução deste problema é realizar a permutação dos índices numa determinada solução candidata. Por exemplo, dado uma solução candidata: <A1j, A2k, A3l, A4m>, matriz nxn (neste caso n = 4) O objectivo é então, gerar todas as permutações dos índices e depois realizar a consulta na matriz dos respectivos valores. Depois da analisadas todas as soluções candidatas, então escolhemos a melhor. Será que alguém me poderia dar uma ajuda na geração da permutação dos índices? Grato desde já pela ajuda! Cumps! 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted November 26, 2007 at 07:40 PM Report Share #150497 Posted November 26, 2007 at 07:40 PM Essa solução é extremamente menos eficiente do que aquelas referidas por nós anteriormente.. Para teres uma ideia, mais do que 12 tarefas já se começa a tornar impraticável. Quanto ao teu problema das permutações, há uns tempos fiz um post sobre isso. Podes ver aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=41657 Caso tenhas alguma dúvida, estamos aqui para te esclarecer PS: O código está em C. Link to comment Share on other sites More sharing options...
skcratch Posted November 27, 2007 at 12:44 AM Author Report Share #150573 Posted November 27, 2007 at 12:44 AM Viva! Esta é o meu problema até ao momento. Ainda não gera nenhuma solução, mas após 2 iteraçõe, chega a uma matriz final que já possui uma solução válida. #include <stdio.h> #define MAX 4 #define MAX_LINHA 100 #define MAX_COLUNA 100 typedef struct indice { int linha; int coluna; int custo; }INDICE; /* Temos que colocar o nº de elementos das (n - 1) dimensões mais à direita */ void impressao(int matriz[][MAX]); int main(int argc, char *argv[]) { int i, j, linha, coluna, menorLinha, menorColuna; int matriz[MAX][MAX]= {{5, 2, 1, 4}, {5, 2, 7, 8}, {9, 10, 7, 12}, {13, 14, 10, 16}}; INDICE solucao[MAX]; /* Encontrar o menor elemento em todas as linhas */ for(i = 0; i < MAX; i++) { menorLinha = 100; for(j = 0; j < MAX; j++) { if(menorLinha > matriz[i][j]) { menorLinha = matriz[i][j]; coluna = j; linha = i; } /* Armazenamento do indice da linha e da coluna de menor valor */ solucao[i].linha = linha; solucao[i].coluna = coluna; solucao[i].custo = menorLinha; } printf("[%d][%d] = %d\n", solucao[i].linha, solucao[i].coluna, solucao[i].custo); } /* Subtracção do menor elemento a cada linha */ for(i = 0; i < MAX; i++) { for(j = 0; j < MAX; j++) { /* Caso este valor seja 0, esta é uma solução admissível */ matriz[i][j] -= solucao[i].custo; } } impressao(matriz); /* Encontrar o menor elemento em todas as colunas */ for(j = 0; j < MAX; j++) { menorColuna = 100; for(i = 0; i < MAX; i++) { if(menorColuna > matriz[i][j]) { menorColuna = matriz[i][j]; coluna = j; linha = i; } /* Armazenamento do indice da linha e da coluna de menor valor */ solucao[j].linha = linha; solucao[j].coluna = coluna; solucao[j].custo = menorColuna; } printf("[%d][%d] = %d\n", solucao[j].linha, solucao[j].coluna, solucao[j].custo); } /* Subtracção do menor elemento a cada coluna */ for(j = 0; j < MAX; j++) { for(i = 0; i < MAX; i++) { /* Caso este valor seja 0, esta é uma solução admissível */ matriz[i][j] -= solucao[j].custo; } } impressao(matriz); return 0; } void impressao(int matriz[][MAX]) { int i, j; for(i = 0; i < MAX; i++) { for(j = 0; j < MAX; j++) { printf("\t%d", matriz[i][j]); } putchar('\n'); } } As minhas questões são as seguintes: - A ideia da estrutura de dados INDICE foi criada com o intuito de armazenar as soluções admissíveis; não me parece a mais correcta, principalmente porque é uma estrutura estática (alguma sugestão?) ou posso usar aquela estrutura mas com memória dinâmica? - Existe alguma forma de escrever uma função genérica para determinar o menor quer seja no conjunto das linhas quer seja no conjunto das colunas? - Quando temos mais do que uma linha ou mais do que uma coluna com zeros, quais os testes que se devem realizar para verificar que elemento da matriz é que pertence à solução óptima? Grato desde já pela ajuda prestada até ao momento! Cumps! 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted November 27, 2007 at 05:44 PM Report Share #150711 Posted November 27, 2007 at 05:44 PM Ah, estou a ver que as tuas permutações eram para o algoritmo húngaro. Na altura que escrevi o post pensei que ias tentar brute-force, nem me lembrei que o algoritmo húngaro permutava entre todas as soluções óptimas possíveis no final. Não estou a ver nenhuma função genérica para testar quer linhas quer colunas. Quer dizer, que dê pouco trabalho. Podes criar uma função que recebe um apontador e um k. O ciclo dentro da função vai começar no apontador e andar de "k" em "k". Para as colunas, k = 1, para as linhas, k = número de colunas.. Parece-me trabalho desnecessário sinceramente. Julgo que esta página responde à tua 3ª pergunta: http://www.ee.oulu.fi/~mpa/matreng/ematr1_2.htm E já agora vê o exemplo no final. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts