ferreira_j_s Posted November 12, 2007 at 11:38 PM Report Share #147029 Posted November 12, 2007 at 11:38 PM boas pessoal.. e assim eu necessito de faxer uns programas em C relacionados com os numeros primos mas ainda programo em C e por isso nao tenho muita pratica. no primeiro programa é dado um numero inteiro n, e é imprimida a lista dos numeros primos menores ou iguais a n. eu neste caso fiz o seguinte: # include <stdio.h> # include <stdlib.h> int main (void) { int n,i,x; printf ("Introduza um numero inteiro e positivo:\n"); scanf ("%d",&n); while (n<1) { printf ("O numero nao e positivo. Introduza outro numero\n"); scanf ("%d",&n); } { for (i=2;i<n;i++) { for (x>1;x<i;x++) if (x%i==0) i=i; printf ("%d\n",i); } } system ("pause"); return 0; } este programa da me ua lista mas nao é dos primos, é de todos os numeros. o problema ta com o i=i; mas eu nao sei km faxer para me so aparecer os numeros primos. outro programa e que dado um numero inteiro n, devolva o maior primo que nao excede n. e por fim e que dado um numero inteiro n, devolva o número de ares de primos gémeos (tipo 3 e 5 ou 5 e 7... tem k ter apenas um numero nao primo entre 2 primos) estes programas sao para juntar todos e fazer com int maiorPrimo (int n) e int contaGemeos (int n) por exemplo. no final tera que se usar return em vez de printf para estes numeros aparecerem mas agora apenas quero fazer com printf. tambem quero apenas utilizar o while, o do, o for, o if, o printf e o scanf, mais nada. espero que me possam ajudar ate quarta feira antes das 12 da tarde. obrigada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 12, 2007 at 11:55 PM Report Share #147034 Posted November 12, 2007 at 11:55 PM A forma mais eficiente de resolver a primeira parte do problema é através do crivo de Eratosthenes. for (x>1;x<i;x++) Não seria x=1 em vez de x>1? i=i; Isto estar lá ou não é a mesma coisa... Se x%i==0 e i não é 1 nem x, então x não é primo! Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts