pedrotuga Posted November 8, 2007 at 01:41 AM Report Share #146063 Posted November 8, 2007 at 01:41 AM Epa... A ultima vez que usei um frontend mysql, usei o mysqlfront ( windows ) que já nem sequer é mantido. Desta vez, estava todo contente a configurar uma base de dados no meu computador local qunado me começo a deparar com dificuldades em criar uma tabela. Então não é que aquela porra tem uma dropdown para escolher o tipo de dados da coluna criada mas depois no fim quanto tento criar a tabela levo com um erro. Estive uns minutos a tentar perceber qual era o problema quando descobri... que não havia nenhum campo no formulario para definir o comprimento. Moral da historia... alguns datatypes requerem que se passe um comprimento dentro de parentesis... então quando se escolhe por exemplo VARCHAR, tem que se ter o cuidado de adicionar o comprimento entre parentesis. Acho isto uma falha imperdoavel. Outro problema: volta e meia passa-se e simplesmente fecha a aplicação sem razão aparente. Tambem não percebo por que raio é que deve haver uma aplicação para queries e outra para gestão de tabelas, grande idiotice na minha opiniao. Fica aqui um conselho, não caiam no mesmo erro que eu, quando comprarem alojamento escolham um com suporte para postgresql, funciona muito melhor e não tem metada das esquisitices do mysql. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuRsT Posted November 8, 2007 at 09:38 AM Report Share #146070 Posted November 8, 2007 at 09:38 AM "Fica aqui um conselho, não caiam no mesmo erro que eu, quando comprarem alojamento escolham um com suporte para postgresql, funciona muito melhor e não tem metada das esquisitices do mysql." As esquisitices que falaste não são do mysql mas sim do frontend. Primeiro falas mal da ferramente e depois da base de dados? Não te percebo assim. BotNet: The Game Tudo Sobre Formigas Link to comment Share on other sites More sharing options...
RVG Posted November 8, 2007 at 09:48 AM Report Share #146072 Posted November 8, 2007 at 09:48 AM Boax.... Vindo de Cobol de de db2, tambem acho que o MySql tem muitas falhas.... no entanto, trabalhando profissionalmente ha ja algum tempo, com o Mysql Administrator e com o MySql Query Browser, não posso deixar passar algumas afirmacoes... Estive uns minutos a tentar perceber qual era o problema quando descobri... que não havia nenhum campo no formulario para definir o comprimento. Moral da historia... alguns datatypes requerem que se passe um comprimento dentro de parentesis... então quando se escolhe por exemplo VARCHAR, tem que se ter o cuidado de adicionar o comprimento entre parentesis. A não ser que haja alguma versao, que eu desconheco, ele acrescenta isso sozinho ( o comprimento). No char, por exemplo, ele não o mostra, mas se fores ver fica definido como char(1). Outro problema: volta e meia passa-se e simplesmente fecha a aplicação sem razão aparente. Isto, vindo de um moderador ! 🙂 Tambem não percebo por que raio é que deve haver uma aplicação para queries e outra para gestão de tabelas, grande idiotice na minha opiniao. Existe interligação entre as duas.... no Administrator, no menu esta la... Por exemplo, no ms sql server, tambem nao tens o Sql Query Analyzer no menu? Vantagem de ser em separado... Num cliente, nao vais estar a definir nem a alterar a estrutura de uma tabela( pelo menos, nao é aconselhavel). Ou seja, tens todas as funcionalidades, em separado, que sejam necessarias. Fica aqui um conselho, não caiam no mesmo erro que eu, quando comprarem alojamento escolham um com suporte para postgresql, funciona muito melhor e não tem metada das esquisitices do mysql. Eu tambem acho que o mysql tem algumas/muitas limitacoes... mas nao é porque um pc parece nao funcionar correctamente que se pode generalizar.. E por este prisma de ideias, pessoal, adiram ao db2... Tem mais do que provas dadas.. Não me admirava nada que este post fosse "moderado", mas tambem acho importante expor a minha modesta opiniao... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted November 8, 2007 at 10:53 AM Report Share #146079 Posted November 8, 2007 at 10:53 AM Eu tambem acho que o mysql tem algumas/muitas limitacoes... mas nao é porque um pc parece nao funcionar correctamente que se pode generalizar.. E por este prisma de ideias, pessoal, adiram ao db2... Tem mais do que provas dadas.. Também já por várias vezes me queixei do MySQL, e olha que há muita mais gente a queixar-se que o MySQL não funciona nos seus pcs. E quando sou só eu que me queixo, ainda coloco a hipótese de ser eu a fazer tudo mal, mas quando vejo a maior parte dos meus colegas que o usaram também a queixarem-se, já deve haver alguma coisa que não vai bem. E não me parece que o pedrotuga tivesse dito o que disse baseado apenas nesta experiência. Para mim, que estava habituado a usar MS SQL Server, custou-me um bocado a trabalhar com MySQL. Neste momento opto por PostgreSQL sempre que posso, mas mesmo esse, também me parece longe de ter a facilidade de administração do MS SQL Server. PS: Não percebi o comentário "Isto, vindo de um moderador"... Certamente que ficas contente quando está a trabalhar e aplicação se fecha... Ele está a prevenir futuros utilizadores. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
RVG Posted November 8, 2007 at 11:38 AM Report Share #146083 Posted November 8, 2007 at 11:38 AM Boax.... Pelos vistos, toquei num ponto quente... 🙂 quando disse o que disse, foi por causa de comentários do tipo: Estive uns minutos a tentar perceber qual era o problema quando descobri... que não havia nenhum campo no formulario para definir o comprimento. Moral da historia... alguns datatypes requerem que se passe um comprimento dentro de parentesis... então quando se escolhe por exemplo VARCHAR, tem que se ter o cuidado de adicionar o comprimento entre parentesis.Acho isto uma falha imperdoavel. Isto, ate lhe pode estar a acontecer .... mas nao é suposto... Mais ... como disse antes, nao estou a defender o MySql, apenas me pareceu que o post original, denegria um bocado uma base de dados, sem motivos solidos.. E como disse "LuRsT", o frontend nao tem nada a ver com a base. PS: Não percebi o comentário "Isto, vindo de um moderador"... Certamente que ficas contente quando está a trabalhar e aplicação se fecha... Ele está a prevenir futuros utilizadores. Claro que nao... Mas não era aí que queria chegar... Do post original: Outro problema: volta e meia passa-se e simplesmente fecha a aplicação sem razão aparente. Neste momento, esta a falar do que? do MySql Server, do MySql Administrator, ou do MySql Query Browser? Se for do primeiro, existem os logs proprios dele, se for dos outros 2, existem logs do sistema... Apenas estava a referir, que a afirmacao estava muito vaga para que pudesse ser contestada... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sven Posted November 8, 2007 at 12:18 PM Report Share #146086 Posted November 8, 2007 at 12:18 PM Eu sinceramente não tenho nem tive nenhum problema desses com as ferramentas do mysql tinha um bug chato em linux, em que tinhas que por o default value de um campo auto_increment para null se não dava erro ao criar a tabela, mas isso já foi corrigido quanto à questão de teres duas ferramentas, não me faz muita confusão até porque as duas estão bem interligadas, eu normalmente só abro o query-browser e quando quero criar ou alterar tabelas o administrador é aberto automaticamente mas a verdade é que as ferramentas do mysql não são propriamente aplicações referencia! Writing software is more fun than workingO covil do Barão Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted November 8, 2007 at 02:55 PM Author Report Share #146105 Posted November 8, 2007 at 02:55 PM Epa... eu desminto o que foi dito acima que o comprimento é inserido por defeito. Isso é precisamente o que não me acontece e que eu estava a espera que acontecesse. Foi esse o problema e é precisamente disso que me estou a queixar. Eu uso a versão 1.2.5rc que instalei a partir dos repositórios do ubuntu 7.10. E como disse "LuRsT", o frontend nao tem nada a ver com a base. Pessoal, cuidado com esta afirmação pois é completamente falsa. Um sistema base de dados é precisamente isso, um interface que permite ao utilizador interagir com os dados guardados num sistema informático. Quantos níveis de abstração se pretende... isso já depende do utilizador. Normalmente usa-se interpretador de SQL, tipicamente no topo disso um interface em formato de linha de comandos, popularmente em cima disso uma ferramenta de administração e/ou uma aplicação especialmente criada para o efeito. Agora dizer que um sistema de base de dados é acaba no interpretador de SQL é que não faz sentido. Queixar-me de um motor de base de dados por causa da ferramenta de administração... eu cá não acho que seja tão descabido. Esta ferramenta é desenvolvida e suportada pelo MySQL AB, a empresa que mantem o MySQL, é a ferramenta 'oficial' de administração e manutenção de uma base de dados MySQL, acho que é de importancia central. De resto uma base de dados não serve para muito se não puder ser administrada convenientemente, aliás, há bases de dados que são mantidas sem qualquer aplicação especialmente desenhada para elas. Se o produto pago do MySQL é a melhor coisa do mundo... pode ser, eu estou a falar de produto que eu uso. Ok, há quem não se importe das aplicações estarem separadas, a mim mata-me completamente a produtividade não ter uma caixa de texto rapidamente acessível onde possa correr SQL sempre que me apetecer. Usem o que quiserem... o mysql tem as suas vantagens nomeadaemtne em termos de performance, eu neste momento prefiro uma solução que funcione suavemente sem esquesitices. Como é o caso do postgres que ironicamente começa a estar melhor documentado que o mysql. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RVG Posted November 8, 2007 at 03:56 PM Report Share #146119 Posted November 8, 2007 at 03:56 PM Boax.... Ja deu para ver que nao gostas do mysql... 😞 1º - Que fique bem claro, que nao sou adepto do mysql... So nao concordo com algumas das tua afirmacoes... não ser inserido o comprimento no 1.2.5rc sob unbuntu ... pode ser ... nunca experimentei... Quanto a produtividade ("uma caixa de texto rapidamente acessível onde possa correr SQL sempre que me apetecer"), quando, a partir do Mysql Administrator, vais a tools > Mysql Query Browser ou tools > Mysql Command line client, como chamas as janelas que se abrem? Se tivesses dito, que o Mysql nao respeita as normas Sql, que os triggers sao para esquecer, que os backups deixam muito a desejar, etc ... nao poderia estar mais de acordo contigo... Dizer que Mysql é um mau motor,porque o mysql Administrator da raia ... é que acho menos correcto... apesar de ser o oficial do mysql... E como disse "LuRsT", o frontend nao tem nada a ver com a base.Pessoal, cuidado com esta afirmação pois é completamente falsa Agora com isto é que nao posso estar mais em desacordo.... Se em vez do MySql Administrator, tiver o phpmyadmin ou o EMS SQL Manager for MySQL, ou melhor, se nao tiver nenhum cliente gragfico instalado, isso quer dizer que nao tenho o servidor instalado ? La por estarem interligados, nao quer dizer que sejam a mesma coisa... Mas como disse no inicio, nem sei porque estou a defender o mysql, se nao sou adepto dele... ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted November 8, 2007 at 03:59 PM Report Share #146120 Posted November 8, 2007 at 03:59 PM As esquisitices que falaste não são do mysql mas sim do frontend. Primeiro falas mal da ferramente e depois da base de dados? Não te percebo assim. Também não percebi. Uma coisa é falar da motor de base de dados, outra é da ferramenta de administração. Não convém misturar as coisas. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuRsT Posted November 8, 2007 at 05:14 PM Report Share #146139 Posted November 8, 2007 at 05:14 PM Pessoal, cuidado com esta afirmação pois é completamente falsa. Um sistema base de dados é precisamente isso, um interface que permite ao utilizador interagir com os dados guardados num sistema informático. O quê???? O que estás a dizer é que a base de dados é a interface??? Quer dizer que preciso do mysql-administrator para correr o mysql....e andas a dizer que as afirmações dos outros é que são falsas. BotNet: The Game Tudo Sobre Formigas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted November 8, 2007 at 05:56 PM Author Report Share #146147 Posted November 8, 2007 at 05:56 PM Eu nao disse que o msysql não permitia correr queries, só não acho muito pratico quando estou no mysql administrator não ter nenhum sitio onde com um click tenha uma caixa de texto para inserir SQL. Tipo... tools> mysql command line client... fixe abre-me a consola. Um pouco um contra-senso, já que eu posso querer visualizar e/ou editar os meus dados usando um GUI, caso contrario não estaria a utilizar o mysql-administrator. Lurst, eu não disse nada disso. Lê lá com atenção o que eu acabei de escrever. Onde é que eu disse que precisas do mysql-administrator para utilizares uma base de dados? O que eu disse é que um sistema de base de dados não é só um interpretador de sql e motor de armazenamento. Neste caso, a ferramenta de administração oficialmente suportada pela MySQL AB não presta. Mas teoria à parte, como utilizador a mim interessa-me o produto final, independentemente dos outros componentes do sgbd distribuido pela MySQL, este, que na minha opinião é importante, é mau. O mysqlfront era bem mais utilizavel e tinha mais funcionalidades. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sven Posted November 8, 2007 at 06:15 PM Report Share #146151 Posted November 8, 2007 at 06:15 PM Eu nao disse que o msysql não permitia correr queries, só não acho muito pratico quando estou no mysql administrator não ter nenhum sitio onde com um click tenha uma caixa de texto para inserir SQL. Tipo... tools> mysql command line client... fixe abre-me a consola. Um pouco um contra-senso, já que eu posso querer visualizar e/ou editar os meus dados usando um GUI, caso contrario não estaria a utilizar o mysql-administrator. basta picares com o botão direito na tabela em questão e escolher Edit Data que o mysql-query-browser abre! Writing software is more fun than workingO covil do Barão Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuRsT Posted November 8, 2007 at 07:19 PM Report Share #146187 Posted November 8, 2007 at 07:19 PM Lurst, eu não disse nada disso. Lê lá com atenção o que eu acabei de escrever. Onde é que eu disse que precisas do mysql-administrator para utilizares uma base de dados? O que eu disse é que um sistema de base de dados não é só um interpretador de sql e motor de armazenamento. O mysql não é o mysq-administrator. Ponto! Não mistures os dois. Eu não sei qual a tua definição de "sistema de base de dados" mas o programa que gere a base de dados é o mysql, o frontend é o mysql-administrator. Programas separados, criticas separadas sff. BotNet: The Game Tudo Sobre Formigas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted November 8, 2007 at 08:11 PM Author Report Share #146200 Posted November 8, 2007 at 08:11 PM Não é a minha definição de base de dados. Isto é teoria básica de base de dados. Um SGBD NÃO é um programa, é um conjunto de programas e tecnologias. Não há nenhum programa chamado 'mysql', mysql é uma solução para gestão de bases de dados, na qual as ferramentas de administração se incluem. O que é para ti o programa que gere a base de dados? É a aplicação que corre na linha de comandos quando digitas 'mysql'? É que isso mais não é do que outro interface como o mysql-administrator. As unicas diferenças é que é em formato de consola e é distribuido juntamente com o pacote basico do MySQL. Pela tua ordem de ideias tambem nao tem nada ver com a base de dados. Até o podes remover da tua instalação do mysql sem problema nenhum. A nossa discussão fica onde? Na implementação do SQL? Penso que nem eu nem tu temos conhecimento de como esta é feita, apesar do código ser aberto. Quando eu abri o tópico não foi muito com a intenção de discutir isso, para dizer a verdade não me posso queixar da performance do mysql. A ideia era mesmo lançar a discussão sobre as ferramentas de administração, que neste caso são um pouco pobrezinhas e dão alguns problemas. O que está por debaixo do interpretador de sql, nomeadamente ao nível do armazenamento dos dados, tambem não tem necessariamente que ser um produto desenvolvido pela MySQLAB. Há varias alternativas. E quanto mais avançamos mais depenamos o sistema até ficarmos sem nada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuRsT Posted November 8, 2007 at 09:15 PM Report Share #146219 Posted November 8, 2007 at 09:15 PM Não é a minha definição de base de dados. Isto é teoria básica de base de dados. Um SGBD NÃO é um programa, é um conjunto de programas e tecnologias. Não há nenhum programa chamado 'mysql', mysql é uma solução para gestão de bases de dados, na qual as ferramentas de administração se incluem. O que é para ti o programa que gere a base de dados? É a aplicação que corre na linha de comandos quando digitas 'mysql'? É que isso mais não é do que outro interface como o mysql-administrator. As unicas diferenças é que é em formato de consola e é distribuido juntamente com o pacote basico do MySQL. Pela tua ordem de ideias tambem nao tem nada ver com a base de dados. Até o podes remover da tua instalação do mysql sem problema nenhum. A nossa discussão fica onde? Na implementação do SQL? Penso que nem eu nem tu temos conhecimento de como esta é feita, apesar do código ser aberto. Quando eu abri o tópico não foi muito com a intenção de discutir isso, para dizer a verdade não me posso queixar da performance do mysql. A ideia era mesmo lançar a discussão sobre as ferramentas de administração, que neste caso são um pouco pobrezinhas e dão alguns problemas. O que está por debaixo do interpretador de sql, nomeadamente ao nível do armazenamento dos dados, tambem não tem necessariamente que ser um produto desenvolvido pela MySQLAB. Há varias alternativas. E quanto mais avançamos mais depenamos o sistema até ficarmos sem nada. Ok, então vamos falar dos frontends. Eu nunca usei o mysql-administrator para criar tabelas e campos, ja usei o mysqlfront na altura em que ele era grátis, ele agora é pago, e achei muito bom, simples e eficaz! Para mysql eu uso o phpmyadmin que é espectacular! BotNet: The Game Tudo Sobre Formigas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted November 8, 2007 at 09:54 PM Author Report Share #146233 Posted November 8, 2007 at 09:54 PM o phpmyadmin desenrasca mas acho que uma ferramenta que funciona via web não é tao produtiva. Mas isso depende um pouco.. o grande problema do phpmyadmin para mim é que não permite visualizar os registos binários de nenhuma forma. quanto ao mysqlfront concordo plenamente... é muito mais pratico que o mysqladministrator. mas não é gratuito 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RVG Posted November 9, 2007 at 10:00 AM Report Share #146282 Posted November 9, 2007 at 10:00 AM boax... Mais uma vez... 😞 Tudo bem, o SGBD "mysql" é o servidor + software para aceder/modificar os dados... ate aqui, tudo bem... O meu unico ponto... sao as tuas afirmacoes iniciais .... " mysql-administrator, que má ferramenta " ..... "Fica aqui um conselho, não caiam no mesmo erro que eu, quando comprarem alojamento escolham um com suporte para postgresql, funciona muito melhor e não tem metada das esquisitices do mysql." Se te referias ao mysql como o sistema gestor, apesar de geralmente ninguem o fazer, estaria ligeiramente mais de acordo... mas mesmo assim, acho que é generalizar a coisa... Abacalhuando um bocado a coisa... 😁 EX: Comprei um carro "X", que vinham com pneus "ABC", e nao gosto dos pneus. Nao comprem o carro porque os pneus nao prestam... É mais do que certo que os pneus fazem parte do carro.. É mais do que certo que o carro sem os pneus nao anda ?... Mas os pneus nao sao o carro... Pode-se mudar os pneus que o carro continua a ser o "X". O Mysql Administrator, pode fazer parte do sgbd do Mysql, mas o Mysql Administrator nao define o SGBD MySql. Existem outros no mercado...(referi em post anterior). "Nao usem o sgbd Mysql porque o MySql Administrator é mau..." ? E com isto fecho a minhas divagacoes sobre o assunto... ? ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted November 9, 2007 at 02:56 PM Author Report Share #146328 Posted November 9, 2007 at 02:56 PM É mais: Não comprem o carro X porque os peneus compatíveis para ele não são grande espingarda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
morsa Posted November 26, 2007 at 10:49 AM Report Share #150402 Posted November 26, 2007 at 10:49 AM Boas... deixem cá atirar umas achas p'ra fogueira! 😛 Eu diria mais rapidamente que os pneus até são bons para a estrada mas maus para a pista, se me permitem a metáfora... 😄 Da minha experiência profissional e pessoal acho o MySQL uma boa ferramenta e um bom SGBD. É rápido o suficiente e trabalha bem sobre algumas condições ditas "desumanas". Qualquer máquina por menos potente que seja corre MySQL em condições bastante aceitáveis. Agora, sinceramente, depois de ter usado PostgreSQL não quis mais nada. Até porque usei Oracle durante uns meses e habituei-me! Acho, e não quero desfazer do MySQL que é um SGBD demasiado "light" para quem precisa de potência! Se bem que ele até se porta bastante bem nos "JOINS". Quanto à ferramenta da MySQL-AB acho-a bastante atractiva e acho prematuro fustigar a mesma com comentários menos bons até porque gostava de saber se a pagaram... Não? Ah! Ok! Não exigiam! melhorem-na 🙂 Eu usei e gostei, a menos da parte do controlo de erros irritante, qual Oracle Clone... Enfim! Critiquem sim mas quando tiverem soluções! É fácil atirar o barro à parede mas não é fácil que ele lá fique. Se tiverem oportunidade de experimentar o PostgreSQL eu recomendo-o vivamente, sobretudo para quem já usou Oracle. Neste momento acho-o o melhor SGBD não pago (dos que conheço). Mais ainda, e fugindo um pouco à questão do mysql-administrator, acho que é necessário olhar, muitas vezes, à dimensão das coisas e ao seu destino! Fica a minha modesta opinião! 1abraço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
hrafael Posted December 11, 2007 at 04:03 PM Report Share #153661 Posted December 11, 2007 at 04:03 PM Concordo com o morsa. Se poderem utilizar o PostgreSQL usem. Livre não há melhor. abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts