Jump to content

Desenhador em PHP de diagramas ER

alfatek
 Share

Recommended Posts

Boas,

Alguém conhece/já usou alguma lib/class/programa/script etc em PHP para desenhar diagramas ER por exemplo a partir de tabelas já criadas ou outro sistema qualquer... Queria manter um ER sempre actualizado mas estar a usar o meu software offline, passar p gif e meter online dá mt trabalho...

Mesmo que não seja ER, então algo que desenhe as tabelas de forma "bonita" e printer-friendly, de preferência com as relações entre tabelas (ok, já fica um ER).

alguma ideia?

P.S. - Sim, tecnicamente não é um ER, é um modelo físico com as relações entre tabelas, mas é + bonito dizer ER 😕

Já agora...

O que é um ER??? ?

o modelo ER é fundamental numa base de dados, e é um diagrama (desenho) da base de dados, atraves dele é mto simples passar para o modelo relacional ( de tabelas... )

existe 1 programa para ajudar a fazer o modelo ER...agora script nao sei se existe!!  ?

Desenhe as tabelas???

Acho que o que queres é uma cena como aquela que fazes no access, as relacções em que tens as caixinhas ligadas, para estabelecer a ligação.

Acho que script para isso não há, terias de usar a biblioteca gd para criar as caixinhas colocar o texto e fazer as ligações... grande trabalheira se tiveres muitas tabelas.

sim, há várias apps "off-line", mas essas apps nada me servem para o que quero, que é ter sempre um ER actualizado.

Isto é, preciso de algo como o DB Designer tem, que ele vai à DB e faz reverse engineering (http://www.fabforce.net/dbdesigner4/). Mas este software n worka em Mysql 5 e o seu substituto ainda é mt verde.

Idealmente queria mesmo uma app PHP (ou qlq coisa web-based) que fizesse isso e claro freeware.

epa.... aplicações com guis via web.... não me parece uma coisa muito robusta. nunca foi o forte do php.

tao mas... eu nunca experimentei, mas pegas num frontend tipo mysql-administrator, exportas o sql. Pegas no power designer e importa-lo. Mudas o que tens a mudar e depois exprtas o sql.

pois.... é exportar e importar para tras e p a frente... mas n tou a ver outra solução.

Boas, eu a algum tempo ouvi falar desta http://ondras.praha12.net/sql/ já estive a experimentar e dá para fazer algumas coisas, mas claro que não se compara a uma applicação desktop.

Também já tinha experimentado outra, que era em flash, mas agora não me lembro do endereço...

Pelo que vi da DEMO parece-me estar na pista certa, terei de instalar e usar isto porque não cheguei a entender se isto é só para desenhar ou se vai buscar o esquema à base de dados. De qualquer forma, se n for à BD, deve dar p programar isso.

Neste momento já ficava contente em ter uma app que desenhe o ER a partir do que está na BD, mesmo sem capacidade de editar isso, gravar, etc. isto é, sem ser um GUI todo poderoso, só mesmo algo que mostre uma imagem visual da BD.