suzy Posted October 27, 2007 at 10:53 PM Report Share #143379 Posted October 27, 2007 at 10:53 PM viva! 😉 tou a fazer um trabalho em c++ e estou com algumas duvidas, em relaçao como fazer. tenho uma classe produtos ( nome do produto,preço,etc) o meu problema reside na classe encomendas, pois uma encomenda corresponde a uma lista de produtos que nao foram efectuadas. ou seja a classe encomenda tem de ter. classe encomenda{     lista de produtos// coloco a classe produtos aqui???     nome do comprador// faço uma classe comprador? } atraves da classe encomenda, posso adicionar um produto, mudar o preço etc.... como faço a classe encomenda?? como faço para chamar os obejctos da classe produtos, estando na classe encomenda? faço uma classe com os nomes dos compradores?? digam como fariam:( de uma coisa eu sei, nao posso utilizar funçoes friends. penso que terei de usar memoria dinamica ,... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Saco Posted October 28, 2007 at 12:41 AM Report Share #143405 Posted October 28, 2007 at 12:41 AM Não sei o que é que entendes por funções friends... Quanto à organização por classes, penso que podes ter uma classe Produto e depois na classe Encomenda teres um array (ou uma lista) de Produto. Quanto ao nome do comprador, como cada encomenda é comprada por UM comprador, penso que te bastaria ter uma string na classe Encomenda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 28, 2007 at 02:01 AM Report Share #143416 Posted October 28, 2007 at 02:01 AM Funções friend são funções externas a uma classe que têm acesso aos seus membros privados e protegidos. Se bem entendi, tens na tua classe Produto tens o nome, a quantidade e o preço de um produto pertencente a uma encomenda. Assim sendo é seguir a ideia do Saco, embora eu trocasse o array de Produto por um vector, para facilitar. Isto supondo que podes utilizar STL. Quanto à parte do comprador, depende das informações que queiras guardar. Possivelmente, além do nome poderás querer guardar a morada, numero de contribuinte, etc etc. Eu criava uma classe Cliente com estes campos, e na classe Encomenda punha um apontador para Cliente. Mesmo que só queiras guardar o nome do cliente, eu seguia por este caminho. Mas isto é influência de desenhos de Bases de Dados, e posso estar a complicar o que pretendes... 😄 Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts